Curso Autonomia Espiritual... Módulo lV - Brevíssima História da Igreja
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Autor Centro Educacional Paz Cósmica
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 9/29/2019 3:26:02 PM
A Experiência Mística de Jesus
O Velho Testamento é, sobretudo, uma história nacionalista. É a história da constituição do Povo de Israel, sua conquista e perda territorial, tendo como poder realizador Javé (do hebraico Yahweh). Esta história está narrada no livro do Êxodo.
O Deus do Antigo Testamento estava pronto para fazer juízo e justiça a quem o desagradasse. Vingativo, principalmente para quem não era do “seu povo” e da minoria de alguns rebeldes que eram pegos em ações que o desagradavam. Não amava os outros povos; pelo contrário, matava-os e mandava matá-los sem compaixão. Primeiro Samuel . (15² Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ao subir ele do Egito. 15³ Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
A história da formação do povo israelita é recheada de invasões e carnificinas em nome de Deus. Só para citar mais um exemplo veja o livro de Josué capítulos 6 e 10.
O Deus experimentado por Jesus é diferente. Ele nos apresenta Deus como o Pai, o Abba, uma expressão aramaica comum no trato familiar da época e meio de Jesus. O Abba é o papai, expressão que denota intimidade, olho-no-olho, confiança, proximidade.
O Pai é Misericordioso. Sua experiência de Deus o leva a subversão da Lei Judaica de modo que se torna perseguido pelos judeus. Ele relativiza o ritual sabático, se relaciona com os judeus impuros, acolhe os gentios, os pecadores e as mulheres.
Os gentios eram todos os povos que não eram judeus. Um judeu não devia casar com um gentio, porque os gentios não adoravam a Deus nem obedeciam à Lei de Moisés. Um gentio podia se converter ao judaísmo, mas permanecia como impuro. Se um gentio se convertesse ao judaísmo e fosse circuncidado, ficaria mais integrado na comunidade e seus bisnetos seriam considerados judeus de pleno direito (Deuteronômio 23:7-8).
Por causa das regras de dieta, os judeus não comiam na casa de gentios, que comiam alimentos “impuros”. Como os gentios não guardavam as leis de pureza judaicas, os judeus consideravam-nos impuros e desprezavam-nos. Se misturar muito com gentios era visto como sinal de contaminação com “o mundo” e afastamento de Deus. É esse comportamento de Jesus que o leva à condenação e morte pelos líderes religiosos do Judaísmo. (Lucas 23:13-25 “E, convocando os sumos sacerdotes, os chefes e o povo, Pilatos disse-lhes: “Vós me trouxestes este homem como alguém que subleva do povo; pois bem, eu o interroguei em vossa presença e não encontrei neste nenhum dos motivos de condenação de que o acusais; nem Herodes, pois o enviou novamente para nós. Ele nada fez que mereça a morte. Portanto, depois de açoitá-lo, o soltarei”. Mas todos gritaram: “Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás.” (...) Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus. Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o.
Sobro o lugar sagrado para a adoração a Deus Jesus disse: Nem no monte Gerizim (dos cananeus), nem no Templo de Jerusalém (dos judeus) adorareis o Pai, mas os verdadeiros adoradores adorarão (o Pai) em espírito e em verdade. João 4:21/23.
Sobre a justiça e as relações interpessoais Ele disse: Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: imbecil, será réu diante do Conselho; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mt.5
A Igreja Primitiva
Nos anos 60 e 70 a Palestina e Roma passavam por sérias crises. Na Palestina crescia incessantemente a tensão entre o invasor romano e os movimentos insurrecionais, por vezes chamados “galileus”. Irrompe a guerra judaica em 66. Torna-se necessária a intervenção militar romana para que a Galiléia seja pacificada em 67. Não se sabe exato, mas parece que a comunidade cristã de Jerusalém fugiu para Pela. Jerusalém cai em 70 e o Templo é destruído.
Em Roma, Nero é o Imperador desde 54. A economia e o comércio estavam em vias de modificar o equilíbrio social. Dois acontecimentos marcam o ano 64: a desvalorização do denário e o incêndio de Roma. Após a morte de Nero estoura a guerra civil (junho/68 a dezembro/69). É quando proclamam Vespasiano Imperador (69-79).
A comunidade cristã sofre os efeitos destas perturbações, ora o lado judeu, ora do lado romano. Por volta do ano 43-44, Herodes Agripa I manda matar Tiago, irmão de João (At 12,1). Por ocasião de vacância no poder romano, em 62, o irmão de Jesus, é executado. Simeão o substitui na chefia da Igreja de Jerusalém. Em Roma, entre 64-67, dá-se o martírio de Pedro e Paulo.
O cristianismo viveu dolorosamente os problemas da abertura aos pagãos e da integração dos judeus e dos pagãos numa mesma comunidade. Este problema foi enfrentado pela comunidade de Marcos (Marcos, de nome João, era primo de Barnabé, amigo de Paulo. Ele era uma espécie de secretário de Paulo e depois se tornou companheiro de Pedro), por ela ter se pronunciado pela abertura missionária e integração dos pagãos. Natural de Jerusalém, Marcos teria escrito seu evangelho em Roma.
Marcos foi o primeiro a escrever o Evangelho de Jesus. Até então, os ensinamentos de Jesus de Nazaré eram comunicados oralmente, pela ação apostólica e missionária dos primeiros discípulos. Essa atuação é descrita no livro dos Atos dos apóstolos.
Segundo o historiador Clemente de Alexandria (anos 150-215) “O Evangelho segundo Marcos foi escrito nas seguintes circunstâncias: tendo Pedro pregado a doutrina publicamente em Roma e tendo exposto o evangelho pelo Espírito, seus ouvintes, que eram numerosos, exortaram Marcos, que o havia acompanhado tanto tempo e conservava toda a sua lembrança, a transcrever o que ele dissera: assim o fez e transcreveu o evangelho àqueles que lho tinham pedido; Pedro, ao tomar conhecimento, não interveio com seus conselhos, para impedi-lo ou para estimulá-lo. (História Eclesiástica Livro VI. 14,6-7).
Lendo o seu texto evangélico, o que fica claro é que Marcos tem uma intenção catequética, isto é, de uma exposição da fé e dos ensinamentos de Jesus, o Ressuscitado. A outra intenção é o encorajamento e o fortalecimento da comunidade no enfrentamento à perseguição romana e à crítica judaica.
Igreja Medieval
O cristianismo primitivo, inicialmente sediado em Jerusalém se espalhou pela a bacia do Mediterrâneo. Pela ação missionária dos apóstolos, comunidades iam sendo criadas por onde eles passavam. A simplicidade, a vida em comunidade, a partilha do pão na celebração da ceia, a solidariedade com os pobres e a resistência à perseguição por causa da fé em Jesus eram a marca da Igreja nascente.
Com a conversão da ‘seita’ cristã em religião oficial do Império Romano, os homens dos elevados escalões da política imperial se tornaram bispos, chefes da nascente Igreja.
Durante a Idade Média (século V ao XV) a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder. Possuía terrenos, influenciava nas decisões políticas dos reinos, interferia na elaboração das leis e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade. Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas, suas verdades incontestáveis. Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) no século XIII, para combater os hereges (contrários à religião católica). A Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas acusadas de heresia. Por outro lado, alguns integrantes da Igreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Os monges copistas dedicaram-se à copiar e guardar os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente, dos sábios gregos. Graças aos monges, esta cultura se preservou, sendo retomada na época do Renascimento Cultural.
Enquanto parte do alto clero (bispos, arcebispos e cardeais) preocupava-se com as questões políticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos do cristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para dedicarem-se aos pobres. A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Os vitrais das igrejas traziam cenas bíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório (papa entre os anos de 590 e 604) criou o canto gregoriano, uma outra forma de transmitir as informações e conhecimentos religiosos através de um instrumento simples e interessante: a música.
Heresias Medievais
O termo heresia, originário do grego, significa “escolher”. De tal modo, observamos que os movimentos heréticos de fato “escolhiam” a organização de concepções religiosas e visões de mundo que se diferiam do discurso há séculos reafirmado pela Igreja. Algumas das heresias pregavam o abandono da Igreja como intermediadora da relação entre Deus e os cristãos.
A vida de luxo vivida por muitos dos líderes da Igreja fez com que as populações menos favorecidas não mais reconhecessem a função religiosa dos representantes do clero.
As novas confissões religiosas, heréticas, ameaçavam a hegemonia constituída durante toda a Idade Média. Durante os séculos XII e XIII, a França foi palco desse tipo de manifestação. Como exemplo cito aqui os valdenses (fundado pelo comerciante francês Pedro Valdo). Os valdenses eram defensores do total desapego às coisas materiais. Além disso, os seus seguidores não se submetiam as autoridades e ensinamentos da Igreja. Ganhando um grande número de adeptos, o movimento se espalhou no sudeste da França, Península Itálica e na região de Flandres. Outro exemplo forma os albigenses (região francesa de Albi), que eram avessos às autoridades eclesiásticas da Igreja. No ano de 1209, o papa Inocêncio III promoveu uma cruzada contra eles. Depois de várias lutas, essa heresia foi aniquilada pelas autoridades da Igreja. A ascensão dessas novas práticas fez com que a Igreja instituísse o Tribunal da Santa Inquisição. Esses tribunais circulavam pela Europa averiguando as denúncias de práticas que iam contra as normas da Igreja. Os denunciados eram presos e submetidos a interrogatórios e torturas. Os acusados de bruxaria ou heresia tinham seus bens confiscados e, geralmente, eram condenados à morte na fogueira.
Nas cidades temos a formação de uma proeminente classe burguesa que abraçava valores e comportamentos que se distinguiam do discurso oficial cristão. Essa classe será favorecida e exercerá influência sobre o protestantismo de Lutero (Alemanha/1483) no que toca à ética. Max Weber – A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
IGREJA CATÓLICA e a SANTA INQUISIÇÃO – 34:24
https://www.youtube.com/watch?v=y9AlyVRvi9g
Concluindo, a História mostra que, apesar dos três primeiros séculos de uma Igreja perseguida, vimos um milênio dessa mesma Igreja dominada pelo poder constituído, tendo em sua liderança a elite da nobreza, os mesmos dirigentes do poder político e econômico.
O conteúdo de fé dessa Igreja exprime uma experiência mística?! As mentes que construíram seu arcabouço de fé, mesmos os mais sinceros em sua fé, têm autoridade espiritual para ser escutados de maneira ingênua e acrítica?!
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Graduada em Filosofia, Teologia e História e Especialista em História do Brasil. Sou formada em Cinesiologia Aplicada pelo Three in One Concepts e em Radiônica pela Escola do Ségio Nogueira, Presidente da Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica (ABRAD) E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |