DIA DE SÃO FRANCISCO, O NOSSO EMBAIXADOR DO SAGRADO
Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 10/4/2017 4:26:01 PM
Francisco é lembrado como irmão dos pobres, dos pássaros, do sol e da lua. Lembramo-nos de um Francisco fraterno pelas ruas de Assis em estado de graça e felicidade. Ele havia encontrado o verdadeiro sentido de sua vida em seu encontro com o numinoso. Ele entregara-se completamente ao amor de Deus e via nas coisas toda a beleza e todo o amor de Deus e todas as coisas eram suas irmãs. Ele vivia em um estado de comunhão com o amante da alma, o amante interior, e já não tinha mais separação. Ele era uno com tudo, e conhecera neste amor a compaixão por aqueles que não gozavam das benesses do amor do pai, e nisto abraçava todas as coisas, abraçou ao leproso, abraçou o Cristo que o evocava a restaurar sua igreja.
Este amor que Francisco sentia pelo Cristo era como um fogo abrasador, como o fogo que São Paulo conta em sua carta aos Coríntios, “o amor é fogo que não queima”, mas era em São Francisco combustão, entusiasmo e ação. Todos nós pensamos o sagrado como uma dimensão “alienada”, separada, mas é a verdadeira dimensão da vida, e Francisco era vívido, e vívido homem político, de ação de realização. Francisco fora e é ativo agente de transformação social e apelo à justiça. Tivera até audiências papais para tratar das incongruências de sua época. Francisco também abraçou a pobreza, ele incluía todos no seu amor, sem julgamento.
Eu implemento há 20 anos um processo terapêutico que chamo de Psicologia Sagrada, e as pessoas às vezes perguntam: porque um processo de terapia através do sagrado? – e eu lhes respondo: “é porque as pessoas precisam de algo que as eleve da efemeridade da condição humana, que lhes dê um sentido de vida, que as conecte à fonte divina universal 'creativa'.” É neste estado que conseguimos viver o inexorável da experiência humana, que nos transcende da hipocrisia de nossas vidas sem propósito. Precisamos de algo que nos dê significado e nos conecte à consciência do sagrado, onde nossa vida é força e poder, porque você está em conexão com a fonte criativa que te criou, que criou todas as coisas, e nisto, tudo muda, sua consciência das coisas mudam, tua vida muda, e você encontra a genuína felicidade. Francisco era esse símbolo de beatitude; o estado beatífico, quer dizer estado natural, como é a natureza de Deus, livre de preocupações. Por isso, quero nomear São Francisco aqui como sendo o embaixador do nosso processo de Psicologia Sagrada.
Originalmente publicado em: https://www.equilibriocdh.com.br/2846/dia-de-sao-francisco-o-nosso-embaixador-do-sagrado/
Avaliação: 5 | Votos: 2
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |