Menu
Somos Todos UM - Home

Disciplina e espiritualidade

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Patricia M. Barros

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 3/20/2014 11:06:40 AM


A palavra disciplina origina-se do termo “discípulo”, ou seja, seguir um mestre. Nada melhor do que histórias de mestres da humanidade para aprendermos preciosas lições, não é verdade? Há duas histórias de grandes homens que podem nos inspirar.

Certa vez uma mãe procurou Gandhi, pois seu filho não podia comer açúcar por problemas de saúde e não obedecia as recomendações médicas. Ela disse para o mestre: “Por favor, diga para o meu filho não comer mais açúcar!” O sábio respondeu: “Vocês podem voltar a falar comigo daqui a três meses.” A mulher achou a atitude de Gandhi estranha, mas por respeitá-lo muito aceitou o que ele pediu. Quando ela e seu filho voltaram para conversar com o mestre ele disse para o garoto: “Não coma mais açúcar, menino.” Então a mãe perguntou a ele: “Por que o Senhor não falou a mesma coisa há três meses?” A resposta de Gandhi foi: “Há três meses eu também comia açúcar.”

A outra hístória que tenho para contar é algo que aconteceu a Chico Xavier. Certa noite ele estava voltando para casa depois de seu trabalho como médium. Já era bastante tarde e Chico estava muito cansado. Um gato havia vomitado e sujado a casa. Ele pensou: “Amanhã eu vou pedir para a minha irmã limpar tudo isso.” Mas o seu mestre espiritual, Emmanuel, se fez presente e lhe disse: “Você vai pedir isso àquela pobre moça, que também estará cansada? Limpe tudo. Uma pessoa que quer evoluir espiritualmente tem que se encarregar destas coisas do dia-a-dia.” Então Chico fez a limpeza e nunca mais deixou de limpar seu quarto e seu banheiro.

Eu admito que não tenho muita disciplina. Esta é uma falha minha. Mas como podemos ter força espiritual se não tivermos domínio sobre nós mesmos? É claro que a disciplina não é o contrário de liberdade, pois certos hábitos podem tornar-se vícios e isso não deixa de ser uma espécie de escravidão. Além disso, cultivando a disciplina podemos chegar longe!

Por outro lado, já escrevi bastante sobre celebrar a vida e sobre as restrições que a sociedade impõe a todos nós. Em última análise a verdadeira disciplina é fruto do auto-conhecimento. Se eu me conheço bem sei o que é melhor para mim e posso agir de acordo com isso. Isto é disciplina e é também liberdade. Osho também falou muito sobre a liberdade, sobre rebelar-se e celebrar a vida. Ele tem uma visão particular sobre a disciplina. O que o amado mestre nos ensina?

"Se você escutar e ficar atento ao seu corpo, você começará a ter uma disciplina que não pode ser chamada de disciplina.

Agora psicólogos dizem que o corpo de todos, enquanto dormem, perde sua temperatura normal por duas horas; a temperatura cai em dois graus. Isso pode acontecer a você entre três e cinco, ou entre duas e quatro, ou entre as quatro e seis horas da manhã, mas a temperatura do corpo de toda pessoa cai em dois graus toda noite. E essas duas horas são os momentos de sono mais profundo. Se você se levanta entre estas duas horas, você irá se sentir desorientado pelo resto do dia. Você pode ter dormido, seis, sete horas; isso não faz diferença. Se você se levantar entre essas duas horas quando a temperatura estava baixa, então você se sentirá cansado por todo o dia, sonolento, bocejando. E você irá sentir que alguma coisa está faltando. Você ficará mais perturbado. O corpo se sentirá doente.

Se você acordar exatamente após essas duas horas, quando essas duas horas passaram, esse é o momento certo para você acordar. Assim você está perfeitamente renovado. Se você puder dormir somente por duas horas será o bastante. Seis, sete ou oito horas de sono não são necessárias. Se você puder dormir apenas essas duas horas quando a temperatura está dois graus abaixo, você irá se sentir perfeitamente feliz, à vontade. Por todo o dia você irá sentir uma graça, silêncio, saúde, totalidade, bem-estar.

Agora todo mundo precisa observar quando essas duas horas acontecem. Não siga nenhuma disciplina do exterior, porque essa disciplina pode ter sido boa para a pessoa que a criou... Você precisa descobrir seu próprio corpo, suas maneiras, o que lhe convém – isso é o certo para você. Uma vez encontrado isso, você pode facilmente permiti-lo, e não será forçado, porque estará em sintonia com o corpo. Portanto, não há nada que você esteja impondo; não há nenhum conflito, nenhum esforço. Observe, enquanto come, o que lhe convém.

As pessoas continuam comendo todo tipo de coisas. Então elas ficam perturbadas. Então suas mentes ficam afetadas. Nunca siga a disciplina de ninguém porque ninguém é como você, desse modo ninguém pode dizer o que mais lhe convém. Eis porque lhe dou apenas uma disciplina e essa é a de autoconsciência, a qual é da liberdade.

Você escuta seu próprio corpo. O corpo possui uma grande sabedoria nele. Se você o escutar, você estará sempre certo. Se você não o escuta, e você continua forçando coisas nele, você nunca será feliz, você será infeliz, doente, bem doente, e sempre perturbado, distraído, desorientado.

Desfrutar do momento não tem nada a ver com coisas novas. Desfrutar do momento certamente tem alguma coisa a ver com a harmonia."

Osho: The Discipline of Transcendence

"Um homem disciplinado é aquele que continua aprendendo.

A palavra disciplina basicamente significa capacidade de aprender - daí a palavra discípulo.

Não significa controle, significa ser capaz de aprender. Um homem disciplinado é aquele que continua aprendendo com as experiências da vida, que toma parte de tudo sem medo - que arrisca, explora e se aventura, que está sempre pronto para penetrar na noite escura do desconhecido; que não se apega ao conhecido e que sempre está pronto a cometer enganos, que está sempre pronto a cair num fosso e que está sempre pronto a ser alvo dos riso dos outros.

Só as pessoas corajosas o bastante para ser chamadas de loucas são capazes de viver, amar, conhecer e ser. A maturidade vem através das experiências da vida cada vez mais numerosas e profundas, e não de se evitar a vida."

Osho



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa