Menu
Somos Todos UM - Home

Dúvida e Dica 13 - Grupo Mera

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Grupo Mera

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 10/22/2014 8:37:22 PM


13 - Estudante:Há algum tempo, escrevi a vocês perguntando sobre relacionamento santo e especial... A culpa por fazer outra pessoa sofrer quando acontece uma separação, o medo de estar sendo injusta, de fazer a escolha errada, tudo isso contribui para que a situação permaneça igual... Em alguns momentos criam-se boas memórias, para depois começar tudo de novo... Sei que isso não é um relacionamento santo, e, como ele não acredita em Deus, duvido que algum dia consiga ter um relacionamento santo com essa pessoa. Mas, pergunto: o relacionamento santo realmente existe? Ou é apenas uma ideia utópica? Eu não conheço absolutamente ninguém que tenha um relacionamento romântico harmônico... Se eu levar adiante o estudo de UCEM, vou conseguir me sentir melhor em relação a tudo isso?

 

Grupo Mera:Os relacionamentos românticos, particularmente falando, em geral são muito difíceis porque os vemos basicamente da perspectiva do ego, em que as relações existem apenas para se conseguir "algo em troca". Isso é comum à maioria de nós neste mundo, e por isso você diz que não conhece ninguém que tenha um relacionamento harmônico.

Damos o primeiro passo para tornar o relacionamento santo quando compreendemos que toda essa dinâmica de “interesses separados” só pode trazer sofrimento constante. Quando entregamos o relacionamento ao Espírito Santo para que nos ajude, passo a passo, a desfazer todos os conceitos equivocados e expectativas infundadas, tomamos consciência de que essa forma de relacionamento não pode levar a outra coisa além de mais sofrimento.

O conceito de relacionamento santo do Curso, em geral mal compreendido, não quer dizer que vamos viver um relacionamento completamente harmônico, sem que nada nos perturbe. O Curso explica que são exatamente os conflitos que trazem à tona toda dor "enterrada" bem fundo em nossa psique para que possamos, enfim, ser curados.

Mas isso não significa que devamos passar a vida ao lado de uma pessoa com a qual vivemos em disputas. Não é necessário conviver com uma pessoa para curar um relacionamento. A cura está na mente. O que deve ser avaliado a cada momento é: "Posso/quero continuar vivendo dessa forma?"; "Mesmo sabendo que tudo tem um propósito, consigo lidar com isso nesse momento?"; e outros questionamentos desse tipo, que só a própria pessoa tem condições de responder.

Esse processo não será isento de dor, pois nossa crença na culpa e na escassez é muito grande ainda, e quanto mais imersos estamos nos sentimentos dolorosos que envolvem esses medos e dúvidas, menos clareza temos para ver tudo de uma perspectiva mais elevada.

Observarmo-nos é o que Jesus nos pede em seu Curso. Não lutar contra esses sentimentos dolorosos é estar na posição de observador.

Talvez possa ajudá-la a entender um pouco melhor essa dinâmica, a pergunta 3, na página 7 do Manual de Professores: "3. Quais são os níveis de ensino?". Lá ele fala sobre os diferentes níveis de relacionamentos.

Mas, acima de tudo, procure se recolher um pouco em si mesma, e, em cada pensamento e sentimento doloroso, entregar ao Espírito Santo, de forma consistente e contínua.

Essa entrega também pode ser feita a Jesus. Será muito bom você procurar desenvolver um relacionamento com ele, onde você vai se sentindo cada vez mais próxima e livre para conversar, contar seus sentimentos e pedir que ele esteja ao seu lado, segurando sua mão. Como ele próprio diz em um trecho do livro de exercícios:

"Se isso puder ajudar-te, pensa em mim segurando a tua mão e conduzindo-te. E eu te asseguro que essa não será nenhuma fantasia vã" (UCEM-LE-pI.70.9:3-4).

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Grupo Mera   
Grupo Mera - Facilitadores de Um Curso em Milagres no Brasil desde 2003 - Site: http://www.grupomera.com.br/ -Loja: http://loja.grupomera.com.br/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa