EMANUEL - DEUS CONOSCO
Atualizado dia 12/12/2011 12:33:04 em Espiritualidadepor Alessandra França
Para muitos, o Natal é apenas uma festa comercial, tempo de troca de presentes, de lucros para lojistas ou apenas uma festa tradicional. Entretanto, poucos param para buscar um sentido mais espiritual para essa festa aparentemente comercial.
Para você, o que simboliza o nascimento de Jesus, a vinda do Cristo?
"Cristo" é uma palavra que vem do grego "Christus", que significa "o ungido". A mesma palavra em hebraico é "Messias". Qual o real significado para nós, dois mil e dez anos depois?
Seu nascimento representa "Emanuel"- Deus conosco. Jesus chegando com toda simplicidade e humildade para se doar completamente ao mundo. Seu nascimento se deu há dois mil e dez anos atrás, mas nós continuamos a comemorar seu nascimento. Houve em sua vida a promessa que ele estaria conosco até a "consumação dos séculos". Como se daria isso? Quando ele está conosco?
O Cristo vem aos homens sempre que a consciência humana compreende um pouco de Deus e sua natureza através de seus ensinamentos aplicados na vida cotidiana.
Cada vez que se compreende o ensinamento de Cristo sobre Deus, o Cristo nasce na consciência humana e esta recebe a graça e contempla a paz, harmonia, abundância e cura.
Para os estudantes religiosos que intimamente buscam Deus e a compreensão de seus ensinamentos, o Natal acontece todos os dias, a qualquer momento ou lugar.
Ao nascer o Cristo, através da compreensão, chegam os presentes. E nesse momento há algo de curioso e interessante. Os reis magos, sábios, presentearam o menino Jesus, foram guiados até ele por uma estrela muito brilhante.
Hoje, o Natal chega com toda a sua luz, enfeitando árvores, casas, ruas, etc. Toda essa luz não muda o que já está pronto, não muda a árvore, nem a casa, nem as ruas, mas os REVELA e os embeleza. É assim que a Luz do Cristo opera em nossas vidas - através de nossa consciência, revelando, à luz da compreensão, uma nova visão do mundo em que vivemos.
O que é ter o Cristo conscientemente em nós?
Segundo Chet Manchester, cientista cristão, "o Cristo é uma luz na consciência e quando acolhemos essa luz e lhe somos receptivos, ela substitui o medo, a dúvida e a crítica pelo amor, esperança e confiança - tão naturalmente como a luz dissolve as trevas. Essa luz do Cristo também cura".
Assim, o Cristo deve ser concebido todos os dias na consciência humana. Seu nascimento dentro de nós transcende toda treva de discórdia e incompreensão, fazendo amanhecer em nós Vida, Verdade e Amor.
Disse João: "Deus é Luz, e nele não há trevas nenhumas". Poderíamos entender assim, Deus é compreensão e nele não há dúvidas, nem confusão nenhuma.
Desejar que Cristo nasça em nossa consciência é, também, compreender o sentido da unidade da vida do Cristo e de Deus em nós. Jesus disse: "...porque eu vivo, e vós vivereis... estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós".
Diante desta compreensão, os presentes chegam...
Os presentes foram oferecidos ao menino ungido pela sua luminosa chegada. Quando o Natal chega em nossa consciência, recebemos presentes como boa saúde, abundância nos negócios e na vida, harmonia, proteção e paz.
O fato de doar presentes aos amigos e parentes, representa presentear o Cristo recém-nascido na consciência do outro. Esse é o verdadeiro sentido da doação dos presentes. Portanto, ao entregar seus presentes, pense no seguinte significado:
"Ofereço-te este presente saudando o Cristo que acaba de nascer em você - cumpra com todo amor sua tarefa através de seus dons nesta vida, aqui e agora".
Feliz Natal!! Que o Cristo renasça agora em sua consciência e em seu coração.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 12
Life Coach, especialista em Inteligência Emocional nos Relacionamentos, Ativista Quântica, Escritora, Prática em Filosofia e Metafísica Aplicada, Técnicas energéticas e vibracionais (Quantum Touch, Florais e Reiki Integrativo Quântico). Fundadora do site Auditório da Alma com a missão de levar Desenvolvimento Humano sem fronteiras. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |