Energia do Mundo Subterrâneo - Vamos conhecer um pouco
Atualizado dia 11/16/2010 6:54:38 PM em Espiritualidadepor Florencio Antonio Lopes
A causa daquele espetacular fenômeno eram os geyseres, que abundam na paisagem islandesa, mais que nenhuma paisagem islandesa e nem mais que em nenhuma outra parte do mundo. O nome procede de um gigantesco surtidor de água e vapor existente em Haukadalur, Islândia, que os habitantes da zona chamavam Geysur (provavelmente derivado de Geysa, antiga palavra nórdica que significa “jato”) e que em outros tempos alcançavam 50 m, embora na atualidade permaneça quase inativo.
A razão de que na Islândia existam tantos geyseres é que a ilha se encontra sobre a dorsal atlântica Central, onde dois grandes segmentos da crosta terrestre se separam um do outro, aumentando a distância entre o velho mundo e as Américas, um processo que vem ocorrendo há vários milhões de anos.
Grothrrmal “o geyser rugidor” de Hurravellir, Islândia deve o seu nome ao som retumbante que produz antes de lançar ao ar um jato de água fervente e vapor. Em alguns mananciais terminais os minerais dissolvidos em água foram se depositando até formar espetaculares cones rochosos.
O magma fundido que surge das profundidades da Terra aquece a água subterrânea que sai à superfície pelos geyseres. O geyser mais famoso da Islândia é o Strokkar “A leiteira”. À primeira vista parece um lago artificial aprazível e apenas umas poucas volutas de vapor. Permite suspeitar o seu verdadeiro caráter, de repente, o nível da água começa a subir e descer formando uma cúpula de água transparente que estala num jato de vapor e água fervente que atinge uma altura de até 50 metros. Estas erupções se produzem em intervalos de nove minutos.
A localidade de Pammukale, Turquia, converteu-se num centro de saúde 190 a.C. quando Eumenes II, rei de Pérgamo, fundou a cidade santa de Hierápolis que prosperou sob o domínio grego e romano e adquiriu fama por seus templos e suas termas sagradas. No entanto, havia uma parte de Hierápolis que não resultava nada saudável: o Plutonium, uma pequena caverna com um riacho fumegante sobre o qual flutuava uma neblina tóxica.
Os gases do Plutonium que ainda existem são tão fortes que se diz que podem matar qualquer animal em questão de segundos. Formou-se como subproduto ocasional da alquimia subterrânea das fontes terminais que podem dissolver diferentes tipos de rochas e misturar seus componentes, criando um produto ativo de grande potência.
Sem as vantagens da energia geotérmica, a vida na Islândia seria muito difícil e fria. Porém, aproveitando este recurso através das estações geotérmicas, como a de Svastseng, os irlandeses podem desfrutar todas as comodidades da vida moderna e, inclusive, gozando do prazer de banhar-se durante o ano todo em água quente ao ar livre.
Abraços
Prof. Espiritualista Florêncio Antonio Lopes
* Consultor Personal Espiritualista
Atendimento Pessoa Física e Jurídica
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 8
Florêncio Antonio Lopes, nos seus 88 anos de vida, faleceu em 06/09/2024, foi fundador da religião espiritualista Amor Entre os Povos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |