Espiritualidade - consciência de vida interior.



Autor Marcos F C Porto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 3/13/2011 12:18:00 PM
Reconhecimento é o processo introspectivo de adequarmos as impressões sensoriais recebidas do mundo externo aos padrões de nossas memórias psíquicas.
Nossa compreensão denotará que essas reconhecidas impressões sensoriais e os seus associados padrões de memória se tornaram integrados ou organizados em uma rede dinâmica de princípios.
Os significados serão derivados da combinação de reconhecimento e de compreensão, e serão inexistentes, em um mundo unicamente sensorial ou material.
Significados e valores serão percebidos apenas nas nossas esferas interiores ou supra materiais da nossa experiência humana.
Todas nossas verdadeiras evoluções nascem nesse mundo interior.
Vamos lá refletir sobre o tema?
Apenas a vida interior é verdadeiramente criativa!
Nós dificilmente poderemos progredir quando em maioria, de geração a geração devotarmos nossos interesses e energias às buscas materialistas do mundo sensorial ou exterior.
Podemos dizer que ambos os mundos interiores e exteriores têm conjuntos diferentes de valores.
Personalidade é, inerentemente, criativa; mas só funciona como tal, como manifestação da nossa vida interior. Faz sentido?
Até onde nosso conhecimento chega, sabemos que os cristais de neve são sempre hexagonais, na forma; mas nunca dois deles são iguais.
As crianças correspondem a tipos, mas não há duas exatamente iguais mesmo no caso de gêmeos. Personalidade tem tipos, mas é sempre única.
Felicidade e alegria têm origem na vida interior!
É a criatividade do nosso mundo interior que deverá estar mais sob o foco da nossa direção, pois para ela nossas personalidades estarão amplamente liberadas das algemas das leis da causação antecedente.
Associada à nossa personalidade há uma soberania limitada da vontade. Para que nossa vida interior seja verdadeiramente criativa, caberá a cada um de nós a responsabilidade de escolher se essa criatividade será espontânea e totalmente aleatória, ou se será controlada e dirigida.
Como pode uma imaginação criativa produzir bons frutos, quando o cenário onde funciona já está preenchido com preconceitos, ódio, medos, ressentimentos, vinganças e fanatismo?
As idéias poderão ter origem nos estímulos do mundo exterior, mas os ideais nascem apenas nos reinos criadores dos nossos mundos interiores. Correto?
O noticiário da imprensa nos ilustra como as nações do mundo têm sido dirigidas por pessoas com superabundância de idéias, mas escassez de ideais. Essa poderá ser uma das explicações da pobreza, das guerras e dos ódios raciais.
A questão é: se através da livre vontade, somos dotados de poderes da criatividade, vindos do nosso mundo interior, então devemos reconhecer que a criação, abrange também o potencial de escolha na destrutibilidade.
E quando a criatividade volta-se para a destrutibilidade, estaremos face a face com a devastação, a opressão e a destruição.
Todo conflito passa a ser um mal, quando inibe a função criadora da vida interior — é uma espécie de guerra civil na personalidade.
Criatividade interior contribui para o enobrecimento do caráter, com integração da personalidade em unidade com a Alma.
É sempre verdade reafirmarmos: o passado é imutável; apenas nas ações do nosso Aqui Agora, o futuro poderá ser modificado pela criatividade do nosso eu interior.
“Tente olhar a si mesmo como Deus faz. Para Deus não há confusão, porque Ele somente vê a Si mesmo em você”, nos diz Hafiz - pseudônimo de Shams-ud din Mahommed (1320-1391), um dos grandes poetas líricos da Pérsia, denominado Hafiz que significa “aquele que se lembra”, termo tecnicamente aplicado a quem declama o Alcorão de memória.
A consagração da nossa escolha está em compartilhar na intimidade da vontade do Ser Maior Criador Deus. Isto é nada mais, nada menos do que uma demonstração da nossa livre vontade de compartir nossa sua vida interior com Ele — com o mesmo Ser Maior Criador Deus que tornou possível para nós, vivermos esta nossa vida de valor com significado interior.
Compartilhar é da natureza de Deus — é divino! Está claro?
Deus compartilha todas as coisas conosco como filhos e filhas co-criadores divinos. Intimidade com Deus é a chave de acesso aos portais da perfeição; agir de acordo com Sua vontade é o segredo da nossa sobrevivência, e mais ainda da perfeição desta sobrevivência.
Assim como nós seres humanos espirituais mortais confiamos em Deus, Ele também confia — e antes disso— que uma parte Dele próprio, ficasse dentro de nós; Ele consentiu em viver em nossos corações, residindo, e sujeitando-Se à nossa livre vontade.
A paz nesta vida, a perfeição na próxima vida, o serviço na eternidade: tudo isso é realizado por nós em espírito desde agora, ou seja, no nosso Aqui Agora, quando nossa personalidade consente — escolhe — sujeitar a nossa livre vontade de seres humanos espirituais à vontade do Ser Maior Criador Deus.
Pois Ele já escolheu fazer com que um fragmento de Si próprio se sujeite à nossa livre vontade da personalidade, não é verdade?
Tal escolha não é uma rendição da nossa vontade, e eleva nossos níveis de consciência do estágio da significância temporal ao estado mais elevado, em que a personalidade do filho-filha comunga com a personalidade do Pai-Mãe-Espírito, ainda que épocas no tempo devam passar, antes que possamos de fato chegar à presença do Ser Maior Criador Deus.
Essa escolha consiste na nossa afirmação positiva: “É da minha livre vontade que a Vossa vontade seja feita”.
Serão duas personalidades cujos atributos criativos juntaram-se, em uma mutualidade de expressão voluntária — para o nascimento de outra parceria agora eterna da nossa livre vontade com a vontade Divina do Ser Maior Criador Deus.
Voltaremos ao assunto.









Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |