Espiritualidade - experiência espiritual da paciência
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Marcos F C Porto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 08/03/2015 13:12:50
Tem-nos sido dito, que “paciência é uma virtude" e que "coisas boas advêm para aqueles que sabem esperar". Quando aprendemos a aceitar o que é, e a abraçar a vida no aqui agora, nossa impaciência desaparece.
Paciência carece de energia para aguentarmos ser pacientes. Também requer emoção positiva. Podemos cogitar que nossa vida espiritual não seja o que pensamos, ou que as outras pessoas não estão fazendo o que deviam para nós, ou ainda que não possuímos o que queremos. Por isso, precisamos de energia e emoção positiva, e ambos são aspectos da paciência desenvolvidos no processo da experiência espiritual da prática do silêncio criativo.
Vamos então refletir sobre o tema?
Por outro lado as alternativas para a paciência no nosso dia a dia de vida são frustração, irritação e desperdício de energia.
A paciência é necessária para promovermos nosso próprio crescimento espiritual e ou auxiliando aos outros no despertar.
Isso na verdade não significa falta de esforço, trata-se de grande mobilização de energia. Nosso esforço em sermos pacientes, é permanente, persistente, consistente.
Este tipo de esforço, persistente dia após dia, nos bons e maus momentos, se utiliza da lei universal de causa e efeito.
Ações têm consequências. Ações hábeis têm consequências benéficas. Esforço paciente, duradouro nas nossas experiências conscientes do corpo, mente e Alma nos traz progresso espiritual. Esforço paciente persistente na ética, introspecção, estudo e doação traz crescimento espiritual.
Paciência é uma virtude porque é um aspecto da realidade Divina, e de Sabedoria do Ser Maior Criador Deus e é expressa no conceito da lei universal de condicionalidade, a qual afirma que tudo surge na dependência de condições.
Nosso progresso espiritual também surge na dependência de condições. Precisamos de paciência e persistência criando e colocando em prática as condições para o crescimento espiritual emergir. Isto está de acordo com a lei universal da condicionalidade. Faz sentido?
Na ausência de condições adequadas, ao tentarmos alcançar a experiência espiritual do discernimento, tema da edição Espiritualidade_ experiência espiritual do discernimento, inserido em 08/02/2015, será mais provável obtermos aborrecimentos e frustrações.
Quais as condições ideais para o crescimento espiritual, então?
Dois aspectos são de importância para as condições corretas do nosso crescimento espiritual. O aspecto introspectivo, que visa nossa autotransformação e integração psicológica na prática da ética, através do autoquestionamento, e da reflexão e prática do silêncio criativo aprofundando nosso diálogo interior. Também o aspecto voltado para o exterior, o ambiente a nossa volta, objetiva superarmos a ilusão de identidade do ego, através da sinceridade nas amizades, entrega, disponibilidade e comunicação.
É preciso haver um movimento constante no aprofundamento de nossa introspecção, e desta forma sermos cada vez mais autênticos na nossa manifestação exterior.
Esta é a manifestação criativa da vida espiritual que nos conduz a uma transcendência tanto interior como exterior, ou seja, não resultando só de certos tipos de ações, mas de acreditarmos haver intervenção do princípio superior Divino. Está claro?
Através do esforço persistente em aprofundarmos nossa autotransformação sincera e honesta e ao mesmo tempo estarmos em comunicação mais generosa e aberta com os outros, criaremos condições para o nosso introspectivo transcendente manifestar-se em nossa experiência espiritual da paciência.
Paciência não conhece o medo.
O autor anônimo em súplica nos diz: “Senhor conceda-me a paciência, para ouvir sem julgar as queixas dos outros, ajudando-me a ampará-los com compaixão e sele meus lábios nas minhas próprias lamentações, as quais aumentam a cada ano com minha propensão de recontá-las”.
Temos que praticar nossa generosidade constantemente nas ações, sentimentos e pensamentos, sempre nos trazendo de volta ao Espírito de amorosidade quando estivermos gravitando em torno do egoísmo e do medo.
Paciência torna-se imprescindível se quisermos progredir espiritualmente.
Ainda mais temos que exercitar a paciência para com o mundo natural, no sentido de nós mesmos, e, é claro, em relação aos outros. Não há nada que permaneça difícil, quando praticado.
Então através da prática com pequenos ou até grandes desconfortos, a realização ocorre.
Os exemplos de momento do nosso clima de verão quente nos fornecem elementos para expressarmos nossa irritação com mosquitos, coceiras, sede, transpiração, calor, noites mal dormidas.
Por que não transformá-los em insignificantes? Será pedir demais?
Ou será uma questão de prática e de estado de Espírito. Não devemos ser muito reticentes sobre eles caso contrário a irritabilidade tornar-se-á dominante. Correto?
Aqui estaremos sendo exortados a sermos pacientes com o mundo natural: insetos, coceiras, clima quente, o que nas entre linhas parecerá estar nos dizendo que devemos usar essas ‘provocações’ relativamente pequenas para desenvolver nossa capacidade de praticar paciência para, quando se tratar de algo mais importante e significativo estarmos prontos.
Dito de outra forma iremos buscar mais conforto em nossas vidas, e sobre nós mesmos, sendo capazes de suportarmos desconfortos ou aflições, e, portanto, criando maiores potencialidades para os eventuais infortúnios.
Paciência e bondade são qualidades que caracterizam nossa vida espiritual de começo ao fim.
Nossa maturidade espiritual nos conduzirá não só para o desenvolvimento da paciência conosco e com os outros, nos tornando mais benevolentes e menos críticos nos erros.
Voltaremos ao assunto.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |