Espiritualidade - experiência espiritual do despertar da dimensão sutil.
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Marcos F C Porto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 11/15/2015 12:41:37 PM
Experimentamos o concretismo do mundo em que vivemos através dos cinco sentidos, da mente racional e do intelecto. Correspondente aos mencionados três, os quais estamos bem cientes deles, também possuímos cinco sentidos sutis, mente sutil e intelecto sutil, que quando desenvolvidos ou ativados, ajuda-nos a despertarmos a dimensão sutil já conosco. A experiência do despertar da dimensão sutil é conhecida também como ‘experiência espiritual’.
Vamos então refletir sobre o tema?
Quando cheiramos um buquê de rosas sentindo sua fragrância, isto constituirá uma experiência com fonte concreta nas rosas. Outras vezes bebendo nosso café da manhã, pensando sobre o início da nossa jornada do dia, e de repente sem causa aparente, sentimos um forte perfume de sândalo. Inicialmente levados pela interpretação racional podemos até rejeitá-lo, já que não podemos ver de onde o perfume está vindo e continuamos a beber nosso café.
No entanto, a fragrância nos segue, permanecendo conosco durante toda a manhã. Chegamos a perguntar às pessoas ao redor se elas estão sentindo também a fragrância, mas ninguém confirma. Isto constitui uma experiência espiritual!
Neste caso, realmente sentimos a fragrância que emana da dimensão sutil, aspirando-a por meio do nosso olfato sutil.
Grande número de pessoas têm tido experiências como essa, ou de outra proveniência, ou seja, sentindo algo sem qualquer fonte aparente, mas negando-a por não acreditar na existência do sutil. Faz sentido?
Assim experiência espiritual também pode ser percebida através dos outros sentidos sensoriais sutis do paladar, tato, visão, audição como também na mente e intelecto sutil, manfestadas pela intuição, antes de expressarmos em palavras. Esta sensibilidade de percepção que possuímos, costuma ser indentificada como nosso sexto sentido, facilitando entendimento.
Como mencionamos acima, mesmo que possamos perceber algum evento através dos nossos cinco sentidos, da mente e/ou do intelecto, mas a razão por detrás disso, está além do intelecto racional, constituindo uma experiência espiritual.
Experiência espiritual tem sido muitas vezes interpretada imperfeitamente por sua associação com tradições e práticas ritualistas. Talvez o termo experiência espiritual deva ser aplicada apenas ao despertar de experiências relacionadas ou desencadeadas por práticas espirituais.
A palavra ‘espiritual’ também é difícil de ser usada adequadamente, em razão dos inúmeros significados e interpretações nas diferentes abordagens de credos. Em linguagem corrente, quando afirmamos "Esta pessoa é muito espiritual", poderá ser interpretado de diferentes maneiras: que a pessoa segue os ensinamentos de determinada doutrina; lê livros sobre canalização e anjos; ou que ela é calma, generosa e compassiva, ou todas estas juntas.
O mesmo se aplica ao conceito de experiência espiritual. Algumas pessoas acreditam que o termo se refere à experiências paranormais ou psíquicas, enquanto outros a adotam no sentido de devoção.
Como sugestão então o termo mais próximo do correto a ser empregado é ‘despertar espiritual,’ o qual reconhece que nestes momentos nossa consciência e percepção tornam-se mais intensas e expansivas do que o normal, revelando o que já está conosco.
Há o estímulo interior de nos elevarmos além das limitações de nossa mente lógica, trazendo conhecimento instantâneo através da intuição, quando tomamos consciência do mais profundo nível da realidade da nossa intimidade com o Ser Maior Criador Deus.
Sidarta Gautama o Buda em “O Sábio de Shakya” nos diz: “Elevação é sutil, mas profunda. É difícil de ver, além do âmbito da mera conjectura. É tranquila e refinada, para ser experimentada por aqueles com poeira em seus olhos”.
Definindo experiência espiritual do despertar da dimensão sutil como a vivência em que o nosso estado de ser, nossa visão do mundo e da relação com ele são transformados, trazendo uma sensação de bem-estar, clareza, revelando sublimidade com nosso senso dualista de separação do mundo, o que está além e antes de nossas palavras de interpretação. Correto?
A necessidade desta transcendência está intimamente ligada às nossas atitudes dualistas, insistindo nas posturas dissidentes do ‘eu e o outro’, onde Alma é contraposta à matéria, e o Sagrado oposto ao profano.
Quais as condições que dão origem ao nosso despertar da dimensão sutil? Em outras palavras, quando uma atividade ou situação gera características, tais como elevação de consciência, percepção na integração Corpo – Mente - Alma e sentimento de unidade com o cosmos, que tipo de transmutação interior está sendo produzida?
A explicação começa ao identificarmos dois tipos distintos de experiências, interpretadas como despertar da dimensão sutil. O primeiro são experiências de alta elevação, as quais acontecem quando o equilíbrio fisiológico normal do nosso corpo e mente ficam momentaneamente alterados.
É por isso que, ao longo da história, iniciados tentaram induzir experiências jejuando, ou ficando insone por longos períodos, ou em exercícios de respiração ou ainda ingerindo drogas psicodélicas. Essas técnicas perturbam nossa fisiologia normal, com alteração da temperatura corporal, pressão arterial e batimentos cardíaco e apenas pequeno número delas é associado a práticas espirituais.
A grande maioria das experiências do despertar da dimensão sutil parece ocorrer espontaneamente, por exemplo, durante a experiência espiritual da prática do silêncio criativo desenvolvida nas reuniões dos Grupos de Reflexão. Está claro?
Nestes casos o termo ‘experiência espiritual’ tem sido usado identificando o despertar dos estados elevados de consciência relacionados ou desencadeados no espontâneo da elevação espiritual de cada um de nós.
Voltaremos ao assunto.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |