Menu
Somos Todos UM - Home

Espiritualidade - experiência espiritual do nosso despertar

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcos F C Porto

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 6/26/2016 12:34:31 PM


Na verdade, não podemos saber como é nosso despertar espiritual, pois prescinde de qualquer previsão lógica racional. Quando todas as ideias de interpretação desvanecerem, haverá apenas a consciência, assim a experiência espiritual do nosso despertar terá espaço para se manifestar. Apenas a clareza de acordarmos do nada. Por um lado, podemos dizer que nosso despertar espiritual estará sendo percebido no que está além de ambos, nosso corpo e mente, existindo neste momento além da ideia de nós mesmos, além de conflitos e estresses, além da separação do eu e os outros, como a própria consciência, radiante. E a resultante disto é paz e felicidade.

Vamos, então, refletir sobre o tema?
É fácil de percebermos isso a um certo grau. Basta fecharmos os olhos, sentindo as sensações que existimos. A mente busca condições de definição, interpretando com palavras como tentando dizer "eu tenho um corpo”, pois assim o controle estará no concreto assim como “sou mulher”, “sou homem”, “sou músico", “sou alguém”.

Ao deixarmos ir por ora todo o pensamento, aquietando a mente, e sentirmos diretamente o que está aqui - agora, sem tentar defini-lo ou descrevê-lo com palavras, estaremos próximos do despertar. Observemos a sensação de “quem somos". Não somos um objeto, e realmente sentimos o vigor do momento, sem tentar interpretá-lo.

Outro aspecto poderá ser nosso sentimento de abertura do coração, irradiando Amor Divino, sensação de sermos um com o Ser Maior Criador Deus em nosso coração.
Na experiência espiritual do nosso despertar, haverá a vivência de sermos nada, e que tudo é este nada, e que o nada é consciência pura, pura paz, manifestando-se.
Também poderá haver a sensação de nos tornarmos veículos na transmissão de mensagens, quase como sendo suscetíveis a transmitirmos a Luz da Alma.

Experimentamos que podemos deixar o corpo perdendo a sensação de gravidade, vivenciando a nós mesmos como expressões puras de energia em dimensões que ainda nos são realmente desconhecidas. Todos iremos ter experiências próprias e únicas e não há uma só experiência do despertar espiritual e só ela é que é. Há milhões de experiências e únicas! Está claro?

Estas descobertas são tradicionalmente referidas como experiência espiritual do nosso despertar, porque despertamos do sonho da separação criada pela ilusão da nossa mente individualista. Percebemos, muitas vezes, de repente, que o nosso senso de ser, que foi formado e construído a partir de nossas ideias, crenças, e imagens, não representa realmente quem somos. Não define quem somos!

Sobre o despertar espiritual, Eckhart Tolle escritor espiritualista alemão contemporâneo, e amplamente reconhecido como um dos mestres espirituais mais originais e inspiradores do nosso tempo nos diz: “O verdadeiro despertar espiritual ocorre quando algo emerge no interior de você que é mais profundo do que você até então pensava que era. Então, sua pessoa ainda está lá, mas alguém quase poderia dizer que algo mais poderoso brilha através de você”.

Nossa personalidade individualista poderá existir como uma série de pensamentos, crenças e reações, mas por si só não tem identidade. Em última análise, todas as imagens que temos sobre nós mesmos e para o mundo, virão a ser nada além da resistência às coisas como elas são realmente.

O que chamamos de personalidade individualista é o mecanismo que nossa mente utiliza para resistir a vida como ela é. É a resistência ao que é. É o empurrando ou puxando, insistindo em determinada direção. Este apego, é o que expressa a sensação do nosso eu que é distinto, ou estar em separado, a partir do mundo que nos rodeia.
No entanto, com a aurora do nosso despertar espiritual, este mundo exterior começa a entrar em autotransformação. Correto?

Transformarmos o senso ilusório, é como vislumbrar o mundo novo!

No exato momento -se esse momento for apenas um vislumbre de segundos ou algo mais se sustentando, de repente perceberemos com incrível clareza quem e o que verdadeiramente somos, não mais limitado ao senso ilusório que pensávamos de nós.

Despertando para a verdade ou realidade é algo difícil de ser colocado em palavras porque transcende ao discurso. O mais simples que se pode dizer sobre a experiência espiritual do nosso despertar é que ela é a transmutação da nossa percepção. Esta é a essência do despertar!

Há uma transmutação na nossa percepção ao enxergarmos a nós mesmos não mais como pessoas isoladas, mas como algo muito mais universal onde, - tudo e todos – estão presentes ao mesmo tempo.

Esta autotransformação não é revolucionária; é o mesmo que olharmos no espelho de manhã, com o sentido intuitivo de que o semblante que estamos vendo é nosso íntimo. Não é uma experiência mística; é uma experiência simples e real. Quando olhando no espelho, reconheceremos: "Oh, sou eu!". Não experimentamos a nós mesmos em termos da nossa personalidade individualista, ou em termos de uma pessoa separada.

É mais o sentimento do Ser reconhecendo a si - da Alma expressando a si!

O problema com a definição do despertar é que após ouvirmos ou lermos cada uma dessas descrições, nossa mente criar uma outra imagem, outra ideia do que esta verdade ou realidade representa, e tão logo estas imagens sejam criadas, nossa percepção é distorcida, mais uma vez.

Desta forma, torna-se impossível descrevermos a natureza da realidade, exceto para dizer que não é o que nós pensamos que seja.

Nossa natureza espiritual é, literalmente além de nossa imaginação finita, participando sempre da nossa experiência, estando desperta a todo momento.

Voltaremos ao assunto.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa