Espiritualidade - experiênncia espiritual do poder da energia da Vida
Atualizado dia 8/23/2015 12:44:32 PM em Espiritualidadepor Marcos F C Porto
Vamos então refletir sobre o tema?
Energia é o aspecto vibrante do nosso ser – em qualidade, textura, ambiência, em ambos os sentidos animado, inanimado, assim como visível, invisível.
É a vitalidade básica de nossa existência! Progride tanto em nosso mundo interior psicológico e espiritual, como também no exterior dos fatos e fenômenos. A energia existe e nós a percebemos, cheiramos, degustamos, tocamos, ouvimos enxergamos e sentimos, ou seja, ela atua diretamente com os nossos cinco sentidos.
As pessoas expressam suas energias através de atitudes, emoções, decisões e ações. Além do mais, cada um de nós manifesta energia na forma particular a cada um – nos movimentos do corpo, expressões faciais, escolha das palavras, tons de voz, intuição e mediunidade.
Energia é poder de Vida, ou seja, nossa virtude divina natural!
Tem sua origem na nossa respiração. Quando alteramos o ritmo de respiração, mudam nossas emoções, nossos movimentos e como resultante nossa percepção do mundo se transforma. Faz sentido?
Quando o poder da nossa energia vital é obstruído por traumas, fortes emoções, doenças, opiniões, conceitos, nossa perspectiva de vida se estreita, e nossa vitalidade diminui. Quando estamos libertos de tais bloqueios, o poder está livre e expansivo. De momento a momento nossa experiência é realizada em sensações no corpo físico, sentimentos, pensamentos e percepções. Podemos dizer que tecemos esta imensidão de elementos constantemente, criando o que denominamos ‘meu Eu verdadeiro’, ‘minha experiência’, ‘o mundo que realizo’.
Por exemplo: Digamos que estamos interessados em desenvolver uma ideia de alta importância e realização pessoal. Toda a energia abstrata da criação flui, direcionada para a realização, e nosso potencial produtivo recebe orientação de execução, tornando a experiência gratificante. No total será nossa experiência de realização individual.
As forças da natureza são as energias elementares nas formas de matérias primas. Mãe Terra é sólida, valiosa, formando vasto campo de fornecimento de nossa nutrição. Água é fluido, mutável (líquido, sólido, gasoso), tendo grande força ou ficando paralisada e refletiva; Fogo sendo intenso e apaixonado e impossível de agarrar; Ar manifestando-se como brisa harmoniosa e refrescante, ou tenebroso no furacão do vendaval.
As energias elementares são difíceis de serem sentidas nas grandes cidades, onde nos defendemos de suas realidades energéticas com as ‘fortificações’ dos edifícios e casas e, por conseguinte nos distanciamos da magia deles.
As árvores centenárias a cada vez nos passam a sabedoria de suas energias, quando observamos as raízes, troncos, galhos ou pela frondosa copa com a energia exuberante das folhas verdes.
Em ambientes mais novos muitas vezes deixamos de valorizar a realidade do aspecto da energia, porque ainda estamos aprendendo, a nos guiar pela nossa intuição, e então nos deixamos levar por ideias pré-existentes em nossas mentes, o que limita nossa capacidade de percepção.Correto?
Os níveis de nossas consciências serão elevados, quando procuramos não racionalizar, ou nos distrair com palavras, atitudes e a forma de ser das pessoas do ambiente em que estamos.
Sentir a energia do ambiente será muito mais profundo para nossa percepção. Aí estará identificada o poder da energia da Vida!
Observando por exemplo a energia como as pessoas se relacionam, demonstrando afeto uma com as outras, com irmandade, respeito, amizade.
Toda sensação nova começa então a ser identificada: o ar, a iluminação, o modismo das cores das roupas, a movimentação dessas pessoas nos transportando para seus sentimentos, ao expressarem seus contentamentos ou mesmo irritações, o inusitado destas energias nos envolve em todos os sentidos de nossa percepção, ao nos sentirmos compartilhando com essas vibrações.
Estas experiências poderão ser aumentadas quando o ambiente é apropriado para as manifestações de nossas energias. Este aspecto é grandemente valorizado nos cerimoniais, missas, rituais, cultos todos objetivando nossa elevação espiritual.
As culturas do nosso planeta encontraram formas de explorar, celebrar e expressar a realidade energética da espiritualidade. Procurando entender este conceito, sabemos que sentimento é a faculdade que utilizamos para nossas experiências.
Sentimento completa o conjunto de nossa unidade como seres integrados de Corpo- Mente - Alma.
David Truman, mentor-espiritual norte americano, fundador da Comunidade Alma em Progresso nos diz: “Sem dúvida, o poder da energia da Vida é o benefício supremo disponível para a Alma individual, mas não vamos perder de vista a verdade maior: vida espiritual não é um caso solitário - é um caso de amor”.
Vivemos em um universo de energia espiritual, psíquica e física em virtude da qual todos os seres vivos existem através de suas capacidades de transmutarem esse poder de energia universal de Vida em algo individual. Está claro?
Não há aventura maior durante nossa jornada de vida mais envolvente do que desfrutar da oportunidade de nos tornarmos parceiros da energia espiritual e da Verdade Divina.
É a forma de vivenciarmos a experiência espiritual do poder da energia de Vida, a qual nos liga com pessoas, com o mundo exterior, com o sutil do plano espiritual em intimidade com o Ser Maior Criador Deus.
Voltaremos ao assunto.
Texto Revisado font> em>
Avaliação: 5 | Votos: 5
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |