Espiritualidade - o esforço de retorno ao Lar
Atualizado dia 10/24/2010 11:42:19 AM em Espiritualidadepor Marcos F C Porto
Estes processos de mudanças e podemos dizer de transmutações, não são fáceis, muitas vezes exigindo coragem nas atitudes.
A recompensa justifica e muito o esforço desenvolvido.
Vamos então refletir sobre o tema?
Nossa existência tanto no sentido corpóreo e como no do espírito é somente questão de grau.
Entendendo e sentindo este princípio como real, poderemos entender melhor o sentido material da vida.
Quando nos propomos a refletir sobre esses princípios, as palavras parecem tornarem-se artificiais e arbitrárias, para o fato de que todos os níveis de nossa existência são graus ascendentes do mais baixo ao mais alto na grande escala da vida do corpóreo ao espiritual.
Desta forma, o nível mais baixo seria a matéria disforme e o mais alto o espírito.
Os diferentes níveis tangenciam-se uns aos outros, de tal forma que não haverá grandes diferenças de níveis, sendo tudo uma questão de grau. Por exemplo: o átomo na matéria, a unidade de força, a mente humana, os seres espirituais, representam diferentes graus na mesma escala.
Seguindo esta linha de raciocínio, percebemos que nossa vida estrutural como seres humanos, espirituais assim como em outras formas de vida, seja, mineral, vegetal, animal, representam níveis e graus de existências na escala corpórea - espiritual; sendo assim nossas preocupações com as chamadas necessidades materiais poderão passar por uma reavaliação de valores. Faz sentido?
As virtudes que trazemos conosco como seres pertencentes ao Plano Divino de Criação à imagem e semelhança do Ser Maior Criador Deus, são espirituais, compondo as qualidades de Alma.
Ao atingirmos este grau de consciência do ser, começamos a perceber lampejos de nossa existência espiritual eterna, as quais não sendo desenvolvidas, mantêm-se de certa maneira inalteráveis e presas às condições materiais ou pensamentos mortais.
Quando nos distanciamos do mundo em que vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos e degustamos, reunimos condições de nos inspirar em visões que demonstram o Universo da Criação do Ser Maior Criador Deus.
Vida, Consciência e Espírito não falham!
Nossa tarefa é aprender a relaxar, deixando que o Eu Alma se expresse por si.
No nosso trabalho de progresso deveremos aceitar, e partir da estrutura do universo a qual estamos. Neste aspecto a vantagem será nos mantermos em estado de consciência do ser.
O que é estado de consciência do ser?
Primeiro realizar que estamos aptos a observar que determinadas pessoas as quais nos relacionamos, ou mesmo que tomamos conhecimento de suas idéias, são boas provedoras, aprendizes, comunicadoras e salvadoras.
Vamos entender corretamente este aspecto. Não é a pessoa, mas o estado de consciência do ser que provê, aprende, comunica, salva, e ainda acrescentando, escreve o livro, compõe a música, pinta o quadro, regenera a atitude indigna. Correto?
Segundo estado de consciência do ser torna-se sensível a nós seres humanos espirituais, em razão do nosso infinito e hospitaleiro conceito da Centelha Divina recebida do Ser Maior Criador Deus.
Ainda que com certa freqüência nos desapontamos quando as pessoas falham na expectativa que projetamos para elas. Isto porque prescrevemos boas qualidades de consciência para as pessoas, e quando elas diretamente não as demonstram, ficamos com a visão ofuscada de que as pessoas não são o que esperávamos delas.
Mestres Jesus, Buda, Moisés que quando humanos nos antecederam, criaram lendas por suas ações de estado de consciência do ser e suas influências espirituais, fixando tradições de raça, as quais deram origem a religiões no passado e que são presentes até hoje.
Moisés representa o estado de consciência do ser de liderança, levando seu povo para a Terra Prometida.
Mestre Jesus representa o estado de consciência do ser do Messias, salvando pessoas pela Graça Divina.
Buda representa o estado de consciência do ser, despertando nas pessoas a capacidade inata da mente humana em atingir a sabedoria prajna, que conduz à libertação dos problemas decorrentes da condição humana.
Em todos, e poderíamos citar outros igualmente importantes, há sempre a forte característica do estado de consciência do ser na missão salvadora voltada aos seres humanos. Está claro?
Terceiro quando referimos a nós seres humanos espirituais, deveremos esquecer-nos de nossas chamadas humanidades ou qualidades corpóreas, e tentar entender que o estado de consciência do ser que se expressa no nosso eu verdadeiro, é nossa ligação com o grau divino de nossa existência eterna, nos mantendo em progresso e no esforço de retorno ao Lar.
Falhas da nossa confiança neste estado de consciência do ser poderão ocorrer, senão não seríamos humanos.
No entanto o Estado de Consciência do Ser Maior Criador Deus estará conosco eternamente, expressando a Si Mesmo com Suas Qualidades, nos mostrando que Consciência, Vida e Espírito não falham.
Nossas individualidades bloqueadoras do nosso progresso estarão constantemente desafiando nossos esforços pessoais.
Quando nos exercícios de meditação, adquirimos a condição de ‘não pensar’, usufruindo o conforto do nosso silêncio interior, criamos através da intuição, ligação direta com nosso estado de consciência do ser.
Como somos seres humanos espirituais, podemos sempre confiar que nosso estado de consciência do ser irá preencher ambos a nós mesmos como também nossa missão, mantendo firme nosso progresso no esforço de retorno ao Lar.
Voltaremos ao assunto.
Ouça e participe do nosso Programa ‘Veredas da Espiritualidade’ - Programa na Rádio Universo: link toda sexta-feira às 22:00h.
Avaliação: 5 | Votos: 8
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |