Espiritualidade_experiência espiritual da nossa alegria existencial.
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Marcos F C Porto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 10/18/2015 11:37:00 AM
“Vós não podeis colocar a alegria espiritual sob a observação de um microscópio; vós não podeis pesar o amor em uma balança; vós não podeis medir os valores morais; nem podeis estimar a qualidade da adoração espiritual”. Livro de Urantia (2095.2) 196:3.18
Nossas experiências existenciais têm sentido subjetivo, e não tanto objetivo. Nós as experimentamos através de um filtro chamado percepção, o qual determina o que e como iremos aceitar em nossa consciência. Este filtro está de acordo com nosso sistema de crenças gerando nossas opiniões e/ou julgamentos.
Vamos então refletir sobre o tema?
Alegria existencial é o momento de exaltação em que estamos em unidade transcendental e conscientes do nosso ser em uma espécie de iluminação que envolve profunda convicção. Este é o estado de ser que muitos de nós procuramos experimentar em nossas vidas. Caso não possamos tê-lo sempre, ao menos, iremos querer esta sensação a maior parte do tempo.
Desvendar nossa alegria existencial então é desafio para todos nós. Sermos pessoas otimistas ajuda; melancolia, e saudosismos atrapalham!
Quando falamos de alegria existencial, não estamos significando que seja a partir da perspectiva de nunca termos dias desagradáveis ou ruins.
Na verdade, a causa de nossa incapacidade de vivermos em alegria existencial é o que nos leva a explorar o porquê e o como das nossas experiências de vida.
Nosso problema poderá ser até de definirmos alegria existencial conosco. Por exemplo pensarmos em alegria poderá significar sentirmo-nos bem o tempo todo. Isso é impossível! Mesmo para aqueles entre nós que são naturalmente alegres e otimistas, isso será impraticável. Temos que começar por algo mais realista.
Ao elevarmos a dimensão da nossa compreensão de ser, perceberemos que algo superior nos envolve e nos
completa e que, portanto, tem influência no nosso sentimento de alegria existencial. Faz sentido?
Sendo assim vale a pena reconhecer que alegria existencial está na garantia constante em sentir que o Ser Maior Criador Deus está conosco, acompanhando os detalhes de nossas vidas, e a tranquila confiança de que tudo ficará bem.
Habitualmente tendemos a pensar que a vida é um constante de altos e baixos. Na realidade, a imagem mais adequada é muito mais parecida com os trilhos da linha do trem.
Todos os dias de nossas vidas acontecem coisas boas que nos trazem prazer, contentamento e beleza. Ao mesmo tempo, fatos desagradáveis acontecem conosco, nos levando às tristezas.
Como os trilhos da linha do trem estes dois sentimentos - alegria e tristeza - correm paralelos um ao outro em cada momento de nossas vidas.
É por isso que estamos no meio de uma experiência incrível, tendo a percepção de que a vida não é perfeita. Enquanto estivermos experimentando algo desagradável, há a gloriosa intuição de que há ainda belezas e graciosidades a serem encontradas as quais são inseparáveis.
Caso olhemos para o prolongamento da linha dos trilhos do trem perceberemos que no horizonte, ela se tornará uma. Não poderemos distingui-las como duas faixas separadas. Assim será para nós, também!
No horizonte de nossos dias, os caminhos paralelos de alegrias e tristezas irão ser um só, e tudo irá fazer completo sentido. Correto?
Sobre alegria existencial Soren Kierkegaard (1813-1855) filósofo e teólogo dinamarquês nos diz: “A chave para a alegria existencial e autopreenchimento está em nossa própria transformação. Quanto mais aprendermos, crescermos e evoluirmos, mais iremos despertar alegria existencial na vida".
Experiência espiritual da alegria existencial é manifestação interior da Alma.
Nesse despertar espiritual, todos nós começamos como crianças, independente de idade. Como bebês aprendendo a usar as mãos e os pés, os primeiros momentos serão de nossa inépcia em torno da Alma, tateando no escuro, até que, como quase que acordando de longo sono, compomos uma postura-de-ser que abrirá nossos corações para a liberação da alegria existencial.
Quando somos mais sensíveis e sintonizados com a Alma, provavelmente lidando com ansiedades imediatistas e dúvidas, poderemos enxergar o vislumbre de paz, esperança e alegria como se em algum lugar na escuridão, uma porta se abrisse, direcionando nossos olhos para a Luz. Talvez isso literalmente tome algum tempo de treino em como permanecermos sensíveis para esses momentos de paz e realização da experiência espiritual da nossa alegria existencial. Está claro?
Mas os resultados da liberdade da alegria existencial irão valer a pena, compensando ter de suportar a expectativa anterior de encontrar nossa paz interior. Esta paz e alegria surpreendentes não resultaram de insensibilidades, mas de aprendermos a nos sintonizar conosco mesmo.
As manifestações de Alma, agora lucidamente presentes, nos permitirão sentir com intensidade a progressão da experiência espiritual da nossa alegria existencial.
Voltaremos ao assunto.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |