GRANDE TRIBULAÇÃO, APOCALÍPSE, JUÍZO FINAL E FIM DO MUNDO

GRANDE TRIBULAÇÃO, APOCALÍPSE, JUÍZO FINAL E FIM DO MUNDO
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Oliveira Fidelis Filho

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 28/09/2012 17:58:10


A partir da perspectiva da religião, em especial a cristã, as palavras Grande Tribulação, Apocalipse, Juízo Final e Fim do Mundo possuem o potencial de gerar sentimentos de incerteza, apreensão, mal estar, suspense e medo. São conceitos e percepções que, geralmente, evocam egrégoras densas e sombrias.

Os horrores projetados para o Fim do Mundo pela crença religiosa são realmente assustadores! Quem leu Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri - que para mim possui pouco de divino e menos ainda de comédia - pode ter uma idéia mais aprofundada do que estou a dizer. O livro satisfaz a tática religiosa de usar o medo - de Deus, do diabo, do inferno, da morte, do sofrimento, do desconhecido - como instrumento de domínio e manipulação.

A religião cristã entende que a humanidade é "geneticamente" culpada, o que justifica a necessidade não só de perdão como também de julgamento, punição, sofrimento, condenação e morte.

A partir da concepção religiosa, a Grande Tribulação, Apocalipse, Juízo Final e Fim do Mundo geralmente são considerados como procedimentos empreendidos unilateralmente por Deus, o que o torna ainda mais assustador. Toda a humanidade, querendo ou não, será julgada pelo Deus e pelos critérios da crença cristã sendo conduzida aos seus respectivo e eterno domicílio que poderá ser paradisíaco ou infernal.

A religião, via de regra, depende da desgraça para se justificar, impor e sobreviver. É partidária da tese de "quanto pior melhor", ou seja, quanto mais desgraçada é a realidade social mais aparentemente coerente e convincente parece ser o discurso religioso. É na utilização da cultura da escassez - falta de dinheiro, saúde e conhecimento - que as religiões e muitos de seus líderes religiosos constroem seus impérios. Para os que estão imersos, respiram e transpiram tais hipnóticos e alienantes ambientes religiosos a percepção de tal fato é, praticamente, impossível. Neste caso é preciso distanciar-se para melhor enxergar...

Projetar o Fim do Mundo como um acontecimento horripilante e desesperador, portanto, ajusta-se perfeitamente aos interesses da religião que possui no medo o seu melhor instrumento de controle.

Entretanto, além da tradicional concepção religiosa há também outras formas de interpretar a história, entre elas, interpretá-la do ponto de vista da Espiritualidade, ou de uma teologia da Esperança.

Quando medito sobre o significado do Juízo final, o que se descortina em minha mente é o Apocalipse (Revelação) restaurador. Trata-se da possibilidade de finalmente experienciar, como espécie, a Revelação plenificada, ou seja, protagonizarmos a passagem da consciência da escuridão para a iluminação, da cegueira para a plena visão, da insensatez para a lucidez, do sono hipnótico para a racional vigília, o que colocará a humanidade irreversivelmente diante do Portal do Amor, da Verdade e da Vida.

O Juízo Final é, portanto, um feito humano em harmonia com a Mente Crística. Será a cura final ao invés de um acerto punitivo por mais que se creia que a punição seja merecida e necessária.

Em verdade, o Juízo Final precisa ser entendido como sendo um processo de avaliação certa e definitiva. Significa que todas as pessoas finalmente virão a compreender o que tem valor e o que não tem. A partir deste momento a capacidade de escolher será dirigida racionalmente, as oscilações entre a vontade livre e o desejo condicionado e aprisionado não mais existirão. O novo Céu e a nova Terra nascerão da consciência clarificada pala Luz do Amor Crístico para então ser projetada e plasmada em uma nova dimensão existencial: "Tudo se fará novo".

O primeiro passo para o Juízo Final, para o pleno exercício da vontade livre, envolve uma seleção entre o falso e o verdadeiro. Este é um processo de separação no sentido construtivo e reflete o verdadeiro significado do Apocalipse.

Diante do advento do Apocalipse - Revelação - todos olharão para as suas próprias criações e escolherão preservar somente o que é bom, o que promove a Vida, assim como o próprio Deus olhou para o que Ele criou e soube que tudo era muito bom. A mente, então, plenamente iluminada passará a repudiar suas criações equivocadas. A vontade humana em unicidade com a Vontade divina desejará tão somente o que for motivado por Amor Incondicional, pela Luz da Verdade, o que vier a promover a plena manifestação da Vida em todas as suas expressões.

Tal tomada de consciência - Apocalipse/Revelação - já emite claros sinais quer na transição da religiosidade para a espiritualidade, nas profundas transformações políticas, nos questionamentos de modelos econômicos, quer no inconformismo diante da maldade seja ela em que nível for.
A "massa critica" que tem experienciado tal expansão de consciência, tal revelação do Amor, da Verdade e da Vida tem crescido exponencialmente nestes últimos anos.

Um Juízo Final gradativamente vai tomando conta da consciência individual e coletiva levando a rever valores, quebrar paradigmas e questionar profundamente o comportamento humano e suas conseqüências nas mais variadas áreas. Enfim, o Juízo Final gerador de uma nova Terra - do Jardim do Éden, da Nova Jerusalém - se aproxima; o que longe de ser motivo de medo, é de exultante alegria.

Longe de caminhar para o início da "Grande Tribulação" estamos, em verdade, caminhando para o seu final. Todo o sofrimento oriundo das escolhas, valores, crenças, formas-pensamento, das criações e construções do ego que separa o ser do Ser estão chegando ao fim. Toda a angustiante historia fruto das criações e construções do ego estão com os dias contados, pois, aproxima-se e cresce a Revelação, o Juízo Final e consequentemente o Fim do Mundo. Do mundo que Jesus disse não fazer parte, não pertencer. Do mundo criado pela mente a serviço da insanidade do ego.

O Fim do mundo longe de ser um momento de morte será um momento de Vida, de renascimento, onde se farão novas todas as coisas. O mundo terminará em alegria, porque é um lugar de pesar. Terminará em paz, porque é um lugar de guerra. O mundo chegará ao fim quando o seu sistema de pensamento for completamente revertido.

A minha teologia é da esperança, eu contemplo a nova Terra e o novo Céu nos quais habitam o amor, a justiça, a paz e a alegria. Sei, entretanto, que esta é uma realidade que virá a ser a partir de uma tomada de consciência, de uma justaposição de nossa mente com a mente Crística.

A Grande Tribulação já foi absurdamente grande, quer no tempo quer no espaço. O Juízo Final encontra-se cada vez mais claro e evidente na consciência individual e coletiva; questionamentos sobre crenças, valores e escolhas geradores de sofrimento e morte tornam-se imperativos. O Apocalipse, ou seja, a Revelação faz-se cada vez mais clarificada nas consciências que se expandem. E o Fim do Mundo tal qual pelas demandas e desmandos do ego foi construído, está chegando ao fim dando inicio, progressiva e irreversivelmente a um novo Mundo: Novo céu e nova Terra nos quais habitam a justiça.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Oliveira Fidelis Filho   
Teólogo Espiritualista, Psicanalista Integrativo, Administrador,Escritor e Conferencista, Compositor e Cantor.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home