Guerreiro do coração



Autor Alex Possato
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 06/02/2013 11:12:34

Muitas pessoas sonham fazer algo pela humanidade. Um serviço, um produto, um empreendimento que possa ser útil, ajudar, trazer paz, amor, prosperidade, bem-estar... Muitas pessoas sonham estar bem consigo mesmas, enquanto realizam um trabalho. Querem vibrar, ter prazer, tesão com o que fazem, e também ganhar dinheiro, afinal, prosperidade é um fluxo divino que todos têm acesso.
Chamo isso de projeto do coração. O seu dharma. Fazer aquilo que você veio fazer neste mundo. Meu guru espiritual costuma ser bem sintético: você veio para este mundo para aprender a amar conscientemente. E durante muito tempo desta jornada, é normal que estejamos inconscientes. O que quer dizer isso? Quer dizer que não fazemos o nosso caminho, mas o caminho ensinado pelos pais, pela sociedade. Queremos agradar, fazer "o certo", e por isso, nos esforçamos em nossas metas, mas se a atingimos, não ficamos satisfeitos. E quando não atingimos, nos sentimos como uma criança que tirou nota vermelha no bimestre. Às vezes, este caminho é disfarçado por grandes palavras, pretensa renúncia à matéria, ideias de caridade e espiritualidade, mas basta ver: se houver frustração e emoção ferida, no fundo é uma caricatura de caminho espiritual, aprendido em algum momento da vida. Não é o seu caminho do coração.
Somente um guerreiro do coração faz o caminho do coração
Todos nós passamos por um estágio de desenvolvimento emocional, intelectual e físico. Ao contrário do que possa parecer, a maior parte da humanidade não termina este amadurecimento mesmo chegando à terceira idade. Na parte física, sim. Mas como está o emocional? Como está o intelectual? Vou ser bem específico sobre o que estou falando:
- uma pessoa bem desenvolvida emocionalmente reconhece, permite a existência e dá vazão tanto ao seu lado "luz" como o seu lado "sombra". Vivencia bem o seu amor, mas também a sua raiva. Não nega nada, e se permite sentir as emoções. Todas elas: ciúme, inveja, ódio, desejos, amizade, compaixão, docilidade, suavidade... Vive tudo e não se apega;
- uma pessoa bem desenvolvida intelectualmente sabe perfeitamente que nada sabe. Sabe que tanto luz quanto sombra, como conceitos, são somente palavras. Ideias, crenças, num mundo que é uma grande ilusão de ótica. Não está apegada ao seu saber, aos seus certos e errados. Permite a existência de qualquer opinião, embora, por ser madura, sabe escolher a própria e mantê-la.
Esse estágio se atinge quando a pessoa deixa de ser criança, e torna-se um guerreiro. As sociedades antigas tinham um ritual de passagem, onde as provas eram árduas, para que um ser humano demonstrasse a sua fibra de guerreiro. Hoje em dia, os rituais de passagem não existem mais, mas podem ser substituídos por profundas dores que servem como provas, testes para ver se o cara está maduro ou é uma criança ainda. Perdas financeiras, divórcios, traições, doenças, maus tratos, agressões externas e internas servem para testar a fibra do guerreiro, que quando maduro o suficiente, entende tudo isso somente como provas. Nada mais que isso. Não culpa alguém, algo, nem o destino. Somente caminha. Pode cair, mas levanta-se e caminha novamente.
Qual é o caminho do coração?
É o caminho mais simples e óbvio. Você não tem que fazer malabarismos para estar nele. Nem aprender técnicas mirabolantes. Não precisa de certificados, experiência, recursos externos. Neste momento, aqui e agora, você já possui tudo o que precisa para iniciar o caminho. O resto, se desenvolve caminhando. Mas o detalhe que diferencia o caminho do coração de outro caminho qualquer é: no caminho do coração, você consegue se colocar de peito escancarado diante de um ser humano, e estar verdadeiramente aberto, sem defesas, para aceitar o que vier do outro lado e, neste estado de absoluta entrega, você consegue dar seus dons e talentos ao outro. Você enxerga Deus no outro. E você é Deus agindo. Pelo menos neste instante. Não há melhor ou pior. Somente alguém servindo, e alguém recebendo.
Se você já se sente minimamente preparado para se colocar nesta postura, pergunte-se:
- em que eu me banco, pelo menos para começar?
- o que faço que flui naturalmente de mim?
- quais dons naturais nunca tive que me esforçar para aprender?
- em que área recebo feedbacks das pessoas, dizendo o quanto minha atuação os modificou beneficamente?
Aí estão importantes dicas sobre o seu caminho. Então, coloque-se. Ao se colocar, você será imensamente desafiado. Lidará com questões que talvez ainda não estejam totalmente assentadas em si: a grana, por exemplo. Afinal, o trabalho é um exercício muito mal visto, principalmente aqui no Brasil. Poucos entendem que o trabalho é a atividade mais espiritual que possa existir, pois, ao trabalhar conectado com o seu Deus interno, você torna-se co-criador do universo. Talvez os desafios venham da questão de buscar reconhecimento. Ou quem sabe, desafios físicos mesmo, porque trabalhar com a luz pode provocar alterações no corpo físico, para ajustar a energia que irá fluir por você. Outras pessoas sentem dificuldade na questão do ritmo, de manter a energia focada no caminho escolhido. Se dispersam com falta ou excesso de objetivos, saem do rumo com a presença e influência de outras pessoas, ou talvez de fatos que ocorram durante a jornada. Aí, o desafio é treinar suas estratégias internas, intelectuais, e capacidade de foco e estado de presença. Quem sabe, você sinta dificuldade em se abrir verdadeiramente ao próximo... Bem... os desafios não acabam. Porém, são uma delícia estes desafios. Porque você sabe que está no caminho. E se está conectado, sabe que está protegido, guiado, amparado... O importante é lembrar: quando você está no caminho, não tem aonde chegar. Não existe tamanho do que você faz, nem importância. O dinheiro vem sempre, de algum lugar. Reconhecimento e elogios não importam. Atender o próximo lhe reabastece e é muito gratificante - mesmo apresentando alguns desafios. Enfim, você está vivo, alegre, atuante e feliz! Finalmente... então, curta! Seu Deus interno sorri para você... e você poderia morrer agora, que está tudo bem.
Alex Possato é terapeuta sistêmico, conduz cursos de formação em constelação familiar, é consultor de imagem profissional e coordenador da Casa Amor em Movimento









Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |