Inviabilidade da Transcendência do Ego
Atualizado dia 8/27/2012 7:35:56 AM em Espiritualidadepor Marcos Spagnuolo Souza
O ego é uma individualidade medrosa, vivenciando o pavor, o assombramento e a perplexidade, buscando externamente todo tipo de segurança através do poder econômico, social, político e principalmente por intermédio da violência que é o campo de atuação do ego.
A debilidade, prostração e depressão provocada pelos aspectos egóticos leva o ego a se afogar em todos os tipos de divertimentos que penetram pelos seus sensores e se enraizam em sua estrutura. Os sentidos não vão além do alcance espacial e temporal em que o ego está inserido e sua racionalidade não transcende a objetividade limitante do espaço material. As emoções e sentimentos do ego estão relacionados com sua capacidade de vivenciar os estímulos corporalmente. A atividade primordial do ego é a racionalidade convergente e divergente visando dissimular suas limitações criando ou inventando artefatos que possam encurtar o espaço/tempo e principalmente alongar o tempo de vida corporal.
O ego não é convencido por nenhum discurso, conversa, argumento e alegação sobre sua insignificância, vulgaridade, trivialidade e virtualidade. O ego em si é limitado em todos os seus aspectos não tendo condições de visualizar a infinitude, ou em outras palavras, estamos presos na virtualidade sem nenhuma possibilidade de evoluirmos em direção a infinitude.
Perpassando o ego, existe o mundo impessoal sem espaço/tempo/forma e essa onipresença gera dentro do ego e logicamente dentro da estrutura corporal o novo ser que está além de todas as concepções mundanas. Alegoricamente podemos dizer que o dedo de Deus toca o ego gerando em sua entranha o cristo interno, o ser que vai se ampliando absorvendo a infinitude. O desabrochamento do Ser implica na morte do ego. Onde existe luz as trevas deixam de existir.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 7
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |