Não amo meu filho
Atualizado dia 24/04/2013 09:41:40 em Espiritualidadepor Regina Ramos
Procurei ouvir este relato com o coração, sem julgá-la. Como julgar a dor e as dificuldades vividas por uma pessoa? Cada um tem uma maneira de ser e de reagir. Eu a abracei procurando ser solidária e empática com o seu sofrer, mas senti que devia dizer alguma coisa; não para acalmá-la ou para lhe aconselhar, porém para talvez lhe mostrar alguns pontos que pudessem fazê-la entender como temos, todos nós, seres humanos, dificuldade de amar o que nos é estranho, o que não conhecemos, nem reconhecemos em nós. “Amar o próximo como a ti mesmo” é um dos mais difíceis dos mandamentos, principalmente quando esse próximo é tão diferente de nós, de nossas crenças e convicções, de nossa maneira de ser e agir. O mesmo se dá com o “Honrar pai e mãe” quando a mãe ou o pai não correspondem à imagem arquetípica comum ao inconsciente coletivo, ou seja, quando a mãe não é amorosa, cuidadosa, sábia e forte como imaginamos que deveria ser, ou quando o pai não é o provedor, o protetor e o herói que desejávamos que fosse. Eu mesma sofri abandono de pai no início da minha adolescência e claro que foi bem traumático; tão traumático que no dia em que ele saiu de casa eu menstruei pela primeira vez! Mas com o amadurecimento e por meio de diversas leituras e estudo da psicologia, fui encontrando respostas até o perdoar plenamente. Ele era apenas uma pessoa como eu, cheio de contradições, virtudes e defeitos comuns aos humanos.
Então, procurei mostrar à minha amiga, que não devemos sentir culpa por não termos ainda desenvolvido o amor que Cristo nos ensinou e que para ele era algo fácil de vivenciar por ser o Cristo. Amar assim leva tempo, talvez muitas vidas! Amar sem restrição, com aceitação da condição humana é amor crístico. Cristo nos ensinou, mas o processo de ensino e aprendizagem é longo. Aprendemos com o tempo, com o sofrer, com o tropeçar, ou também pela compaixão e perdão.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 24
Professora de Português, Francês, História da Educação e Filosofia da Educação. Orientadora Educacional e Consultora Pedagógica. Palestrante. Taróloga. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |