Menu
Somos Todos UM - Home

O CALE-SE SAGRADO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Oliveira Fidelis Filho

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 01/06/2010 10:36:38


Após assistir um dos filmes de Indiana Jones que termina com um dos atores tomando o cálice errado - não o sagrado - o que longe de lhe proporcionar juventude acelera seu envelhecimento antecipando-lhe a morte, fiquei pensando não no Cálice Sagrado, mas no Cale-se Sagrado.

É deste Cale-se Sagrado que pessoas como o personagem Quico do seriado Chaves sentem muita falta. Quico manifesta seu desejo pelo Cale-se Sagrado quando histérico explode em gritos: "Cale-se! Cale-se! Cale-se! você me deixa loooouco".

Não me refiro, portanto, ao Santo Graal (Cálice Sagrado) que alguns acreditam foi usado por Jesus na última Ceia, servindo depois como recipiente para recolher o sangue na cruz, além de servir para instituir a eucaristia. Acredita-se que dele flui um líquido prodigioso conferindo força e eterna juventude a quem o beber, o que justifica sua eterna busca.

Também não é meu objetivo contradizer o "Cálice" da canção de Chico Buarque, cuja verdadeira e oportuna letra, metaforicamente, descreve a mordaça e os nocivos efeitos da então ditadura militar brasileira, sobretudo no que diz respeito ao ato institucional número cinco (AI-5).

Lembro ainda que recipientes como a taça e os vasos são símbolos da matriz da vida, é no vazio que acontece o ciclo permanente de nascimento, morte e renascimento.

Falo deste Cale-se Sagrado que possibilita o tão necessário e fecundo vazio capaz de presentear com paz, harmonia, saúde, alegria e sabedoria a quem dele se apropria.

É inquestionável o poder das palavras, da fala, da oratória, quer estruturada numa lógica cartesiana tecnicista e empirista quer intumescida de emoção passional.

Desde o nascimento somos confrontados com o desafio da comunicação verbalizada. Aprender a falar é um dos primeiros obstáculos a ser superado. Vez ou outra é lembrada a necessidade de ouvir, por vezes obrigam-nos a calar, mas dificilmente nos ensinam a escutar e, praticamente, nada é dito sobre a importância do Cale-se Sagrado.

O Cale-se Sagrado, não obstante a dificuldade de ser encontrado e apropriado, é imprescindível a quem deseja viver iluminado, em paz e pleno de alegria.

É, geralmente, nos momentos de tensão que necessitamos do Cale-se Sagrado. Em tais circunstancias damos provas de que o encontramos e dele nos apropriamos, ou seja:

Apropriamo-nos do Cale-se Sagrado quando, recolhidos em nós mesmos, libertamo-nos da tirania dos pensamentos, refugiando-nos no silencio que refaz a harmonia e abre as portas para a Sabedoria. Assim sendo, o Cale-se Sagrado salva-nos de nós mesmos deixando-nos diante do Eterno Mistério que, com amor reverente, chamados de Pai Nosso.

Apropriamo-nos do Cale-se Sagrado quando, mais fortes que a instintiva reatividade, silenciosamente acomodamos nos braços da alma o que, envenenado por sentimentos menores, foi-nos direcionado ou criado por nós. Assim sendo, diluímos a palavra ou ato, pensamento ou sentimento, na alquimia do Amor, que possui o poder de transubstanciar o mal em paz.

Apropriamo-nos do Cale-se Sagrado quando, sob o ímpeto da necessidade de demarcar território, provar que temos razão, gerando incontáveis sofrimentos e rupturas, optamos pelo humilde silêncio, dessedentando o ego febril nas águas puras, mansas e benditas do Cale-se Sagrado. Assim sendo, percebemos que é melhor ser feliz e manter a paz do que ter razão e adoecer os relacionamentos.

Apropriamo-nos do Cale-se Sagrado quando domamos nossa língua, poupando o ouvido alheio da tirania de nossas palavras, para silenciosamente escutar com o coração, mostrando assim que estamos "prontos para ouvir" e que crescemos em sabedoria. Assim sendo, o Cale-se Sagrado é arte de rara beleza, pois artistas que se dedicam a arte de ouvir são cada vez mais necessários e raros.

Apropriamo-nos do Cale-se Sagrado quando, no calor de uma discussão e cegados pela ira, depomos as armas para mergulharmos em amoroso silêncio que restaura a razão, refaz a harmonia, reintroduz o entendimento e ressuscita a paz. Assim sendo, o Cale-se Sagrado permite banhar o ódio no amor, a rejeição no colo do acolhimento, as trevas da agressão na Luz da reconciliação.

É preciso muita sabedoria para lançar mão do Cale-se Sagrado. Fazer uso dele ou não deve ser motivado por amor à justiça e a paz.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Oliveira Fidelis Filho   
Teólogo Espiritualista, Psicanalista Integrativo, Administrador,Escritor e Conferencista, Compositor e Cantor.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa