O cego que enxergava



Autor Regis S Mesquita de Oliveira
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 21/01/2011 14:27:41
João tinha 19 anos e uma ótima família que lhe proporcionava amor, estudos, alimentação adequada, orientação, boa moradia. Enfim, João tinha tudo para ter uma vida feliz e alegre. Todavia, era insatisfeito e considerava a vida sem sentido e sem justiça.
Antônio tinha 32 anos e uma ótima família. A vida de Antônio era muito parecida com a vida do João, à exceção da cegueira e da felicidade.
Um dia eles se encontraram e João notou a felicidade que emanava da face do Antônio. Só um idiota seria feliz sendo cego, pensou João.
Antônio notou que o seu colega de conversa era um insatisfeito. Pensou: "existem pessoas que precisam da dor e da perda para enxergar a realidade e dar valor a ela. Eu era assim, igual a este cara. Precisei perder a visão para enxergar a vida".
Os dois se despediram e foram para suas casas. Um era tão cego que acreditava que a pessoa satisfeita era idiota. O outro enxergava tanto que sabia valorizar e usufruir cada benesse que tinha da vida. Um foi ensinado pela dor, o outro estava a espera da dor.
Será que quando a dor chegar João irá aprender a lição ou se esforçará para não ser idiota?
Muitas pessoas ficam presas em suas idéias e fantasias e acabam se alienando totalmente da realidade. O Antônio vivia assim até ficar cego. A cegueira foi um choque de realidade que o obrigou a "voltar" para o real. É na realidade que podemos mais facilmente encontrar as oportunidades e satisfações com a vida. Apesar da grande perda, Antônio pôde ser feliz graças ao choque de realidade.
PS: é por isto que o primeiro passo dos alcoólatras anônimos é: eu sou alcoólatra. Assumir a realidade é o primeiro passo para mudá-la.
------
Regis Mesquita é psicólogo e Terapeuta de Vidas Passadas em Campinas - SP.
Fone: (19) 3236-7511
Texto também publicado no Blog Caminho Nobre https://regismesquita.wordpress.com/
------









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |