Menu
Somos Todos UM - Home

O DIA EM QUE DECIDI VENCER O MEDO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Keli Soares

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 2/12/2014 5:12:18 PM


A minha intenção ao escrever é contribuir para que você, que está lendo meu artigo, realmente aproveite minhas palavras em seu benefício, seja para se curar, para realizar um desejo, vencer desafios ou mesmo sentir paz e bem estar. Eu não posso mudar o mundo, mas talvez algo que eu te diga possa auxiliar o início de um processo de mudança. E mudando a mim mesma penso que posso te inspirar a ser a mudança que quer ver no mundo. É vencendo os meus medos que posso servir como exemplo para que você vença os seus!

Hoje vou falar sobre o medo, esta emoção primária tão presente em nossas vidas.
Antes de trazer conceitos e ideias quero te convidar a eliminar ou transformar criativamente um medo que te atrapalhe ou te paralise.
Pergunte a si mesmo:

Do que tem medo? Quais são os medos que te assombram?

O objeto do seu medo pode ser o ficar só, não conseguir ter sucesso, não formar uma família, não ter dinheiro suficiente, ficar doente, ser criticado, ser ferido, você pode ter medos diversos. Escolha aquele que acredita que precisa liberar ou pelo menos iniciar a liberação hoje... E vamos lá...

Permita que as minhas palavras evoquem a vontade de entrar em contato com os recursos internos que vão te impulsionar a desapegar-se do medo e ter a coragem de ser feliz.

Na fisiologia do medo, o coração dispara, a respiração fica mais curta, você fica tenso, a temperatura esfria e sua pele fica mais pálida. Não importa se o medo é real ou imaginário, o nosso cérebro não sabe a diferença entre os dois, seu corpo vai reagir da mesma maneira. Observe o seu corpo, ao entender os sinais que ele te dá, você já pode ir vencendo o impacto desta emoção... Vá lendo devagar e depois quando perceber a fisiologia do medo no seu corpo, repita mentalmente:

EU SOU, EU SOU EU... DIGERINDO, TRANSFORMANDO O MEDO... SAUDAVELMENTE, CONFORTAVELMENTE, AUTOMATICAMENTE...

Existem vários tipos de medo:

1- Medo de morrer
2- Medo de doença
3- Medo da pobreza
4- Medo de perder o amor de um ente querido
5- Medo da velhice
6- Medo da crítica.

E destes surgem muitos outros.
O medo toma lugar em seu interior quando você se apega a algo ou a alguém, a alguma ideia, situação. Quando de alguma maneira quer controlar aquilo que não pode controlar, surge o medo.

Eu diria que 90% dos medos que sentimos são imaginários, fruto da criação de nossas mentes.

Qual é a diferença entre um medo real e um medo imaginário?

Uma mulher caminha pela rua em uma cidade grande. Estão fazendo uma mudança e sobem um piano pelo lado de fora, para entrar pela janela de um 10º. Andar. O piano cai e a mulher está exatamente no lugar onde ele vai se despedaçar. Ela sente medo e sai correndo para proteger sua vida. Existe uma ameaça verdadeira. É um medo real, necessário para que possamos preservar a vida. É um mecanismo de sobrevivência. Agora, se esta mesma mulher caminha pela rua, anda pela casa, pelo parque com medo que um piano caia sobre sua cabeça, isto já é um medo imaginário.

Com este conhecimento em mente como você pode vencer o medo imaginário?

Mudando os pensamentos negativos que estão gerando estes medos, você transforma a sensação, o seu estado de espírito. Use o diálogo interno ao seu favor. Converse consigo mesmo, se dê apoio, mostre que não existe uma ameaça real, que pode relaxar, soltar, libertar esta ideia e emoção...

Se você tem medo de morrer, é natural porque realmente vai morrer. Todos vamos. Ninguém sai vivo desta nave que é o planeta terra. Você não sabe que dia então ao invés de se esconder da vida, de ficar pensando nisto, viva cada dia como se fosse o último. Usufrua responsavelmente de cada momento. Aproveite sua passagem por aqui para gerar consciência, para conhecer o poder da sua mente, para conhecer o novo e o belo, para gerar saúde e bem estar, para contribuir com as pessoas e com seu entorno, para experimentar a vida com prazer e harmonia. VIVA A VIDA!

Se você tem medo de não ser bom o suficiente, encare o fato de que você não é e nunca será bom o suficiente em tudo. Você pode encarar este fato? Você será excelente em muitas coisas, mas medíocre em outras. Você pode ser um excelente profissional da sua área, mas medíocre na hora de pintar um quadro. Pode ser bom em esquiar, mas péssimo na cozinha. Pode ser excelente com relacionamentos, mas medíocre com os números. E a boa notícia é que tudo na vida é aprendizagem e com treino você pode melhorar a cada dia nos pontos que escolher. Então solte o medo de não ser perfeito e de ser criticado... Liberte-se, escolha ser livre!

Se tem medo de não ter dinheiro, de não ter como sobreviver, confie que a vida está a seu favor e ofereça a força do seu trabalho com alegria, motivação e entusiasmo. A vida vai sorrir pra você! Nada vai te faltar. Descubra as crenças negativas que tem sobre dinheiro, quebre os paradigmas e verá que sua mente tem o poder de transformar e criar abundância. Há riqueza para todos no universo e você merece fazer o que quer quando tem vontade. Você pode! Solte o medo da pobreza, você é co-criador neste universo! Assuma o seu poder e solte esta síndrome de coitadinho...

Se tem medo de ser rejeitado, sim, isto pode acontecer e se acontece não é porque você não tem valor, mas porque o outro não deu conta ou não quis estar com você naquele momento, naquela história, enfim... Você continua sendo você, um ser cheio de possibilidades, cheio de qualidades e também com pontos a melhorar e pode se aceitar incondicionalmente e se acolher, sempre que necessário. Você pode dizer ao mundo: Se você não me amar, EU VOU ME AMAR! E soltar este medo, não pode?

Se você tem medo de perder alguém, desapegue-se desta ideia porque ninguém é de ninguém, o amor não prende, não há como perder aquilo que não se possui. Cada um tem seu caminho. Somos criaturas do Universo e livres por natureza. Usufrua da presença das pessoas, compartilhe sua vida com elas, receba o que elas tem para te oferecer com amor, doe sem criar expectativas de que o outro precisa te devolver... Reflita o seu amor e deixe as coisas fluírem...

Não importa qual é o seu medo, você pode se desapegar dele gerando pensamentos de confiança, de fé, de amor. Se estiver difícil se desprender sozinho busque ajuda, estamos aqui neste mundo para ajudar uns aos outros a evoluir, a crescer.

Se você se sente aprisionado pelo medo, saiba que esta prisão é mental e você pode se soltar.

Ria bastante, assista comédias, leia piadas, busque a companhia de pessoas que se sintam em paz, faça terapia, medite, faça exercícios físicos, se movimente, escreva, pinte, cozinhe, trabalhe, faça amor, cante, dance, corra, nade, caminhe, borde, converse com os amigos, jogue futebol, tênis, voley, ande de bicicleta, compartilhe seu talento, crie, produza, durma um pouquinho a tarde se sentir vontade, faça o que você gosta e confie na vida porque ela vai te oferecer exatamente tudo que você precisa, no momento em que precisar... Você só precisa se movimentar e agir em direção ao que deseja.

Repita para si mesmo todos os dias:

Decido neste momento trocar medo por CONFIANÇA. Agradeço por ser guiado e protegido nas ações que quero realizar e nas palavras que quero dizer para meu bem estar e o de todos. Eu decido me libertar da prisão do medo e ter coragem de ser feliz. Sou livre! Eu posso! Eu consigo!

Você realmente pode fazer isto, não pode?

Um grande abraço

Keli
P.S: Experimente escutar por uma semana esta meditação guiada: link

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Keli Soares   
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa