Menu
Somos Todos UM - Home

O PAPEL DA AUTO-DISCIPLINA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Amigos da Teosofia

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 2/15/2013 10:29:30 AM


:: Abandono do Supérfluo Fortalece a Vontade Interna ::









Autor: Carlos Cardoso Aveline





000





O texto a seguir foi publicado pela primeira vez no boletim eletrônico "O Teosofista" de agosto de 2008.






000





:: O auto-disciplinado se contenta com pouco, mas o preguiçoso é insaciável. ::





O estudante de filosofia esotérica deve agradecer todos os dias à vida,   se enfrenta dificuldades e obstáculos, porque estes são sinais seguros de que ele está sendo capaz de deixar de  lado o caminho da
falsidade.  Em compensação, quando  sua  vida estiver demasiado cômoda, ele deve lamentar o fato.  





Nenhum praticante da filosofia teosófica pode saber de que substância é feito,  se não enfrentar momentos que considera "difíceis".  A preguiça, a indulgência e o despreparo ficam flagrantes e claros - como problemas que podem e devem ser corrigidos - quando a rotina cômoda é rompida e surge algum teste desafiador.  





A auto-disciplina é o abandono voluntário do que é supérfluo, e produz o fortalecimento da vontade própria. Ela antecipa e suaviza as dificuldades externas. Acostumado com uma vida menos cômoda,   o estudante passa a ver como algo fácil de superar aquilo que, para outros, é uma grande dificuldade.





O auto-disciplinado se contenta com pouco, mas o preguiçoso é insaciável. Quando alguém não limita a si mesmo, será limitado pela vida.  Se as dificuldades da vida nos parecem demasiado duras, talvez estejamos sendo demasiado moles com nós mesmos. A auto-disciplina é fonte de humildade e
paz.  É graças à auto-disciplina que alguém pode abraçar a simplicidade voluntária.





Naturalmente, a auto-disciplina só faz sentido se formos capazes de escutar a voz da nossa própria consciência. Para isto, é necessário obter níveis crescentes de auto-conhecimento, isto é, de conhecimento do nosso Verdadeiro Eu.  Dele resulta a auto-disciplina, e da auto-disciplina resulta o auto-conhecimento.  





Estes dois processos produzem uma mente aberta e um coração honesto, e assim ocorre a auto-libertação interior.  Em última análise, portanto, a auto-disciplina leva à liberdade, mas a não-disciplina leva à prisão.


000






Visite sempre https://www.filosofiaesoterica.com/ e  https://www.teosofiaoriginal.com/ e www.vislumbresdaoutramargem.com .









000





Acompanhe nosso trabalho no Facebook .  Siga-nos pelo Twitter .





000





Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected] e
pergunte comoé possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento





000





Texto originalmente publicado em www.filosofiaesoterica.com .

https://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1058#.UR4lah2krbU






Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa