O que é a flor?
Atualizado dia 18/04/2011 21:54:24 em Espiritualidadepor Florais Árvore da Vida
O que é a flor?
Todo caminho que se trilha com o propósito de sanar ou pelo menos aliviar um pouco qualquer tipo de caos, revela que a cura está na consciência da "semente" das coisas. Olhar para a semente para simultaneamente "colhermos" o fruto. Nós devemos olhar para o começo! Mas que começo?
A própria Bíblia em seu "Princípio", Gênesis 1, cita que havia um caos e vazio e escuridão. Então se eu olhar para o começo eu verei caos? Isso sugere a máxima de que "há uma certa ordem em todo caos".
Ao analisar a palavra "escuridão" que surge no "Princípio" sob a óptica da Cabala, temos "choshec" em hebraico. O termo "Chosh" que podemos extrair desta palavra, significa "Percepção". De "Choshec" podemos chegar à idéia de "O Poder do Fogo". Pois com a junção das letras Chet e Caf escrevemos "Koach" (força, poder) e entre estas duas letras o "Fogo" que é representado pela letra Shin.
Escuridão é o segredo do"Fogo Poderoso". Zohar Bereshit.
E depois no mesmo "Princípio" há um termo traduzido de forma imperativa: Seja luz! - Bem oportuno este dito na sequência de uma escuridão cheia de "fogo poderoso".
Curioso também é a constatação de que na semente (princípio) está inserida a colheita, semanticamente falando. De "Bereshit" (palavra hebraica para princípio) podemos extrair "Tishrei" que é o mês das colheitas. Aqui não se vê as flores.
A palavra flor não aparece sequer uma vez no Relato da Criação (Gênesis).
Somente se revela literalmente no Livro dos Nomes (Shemot) ou mais conhecido como Êxodo, em Terumah e Vaiachel, que falam do construção do Tabernáculo. E mais especificamente na construção do Candelabro de Ouro (Menorá). A flor é um "recipiente" ígneo (ela tem a disposição física de um cálice) que antecede qualquer semente. Ela é o arquivo que contém todas as informações da semente, todas as possibilidades, todo o "vir a ser". Ela é o aparelho reprodutor da planta. É por isso que se diz: "Toda planta se incendeia na flor!"
Não há melhor caminho para se compreender algo com profundidade do que analisar o significado daquilo que o denomina. Existem várias maneiras de dizer "flor" em hebraico, mas a mais usada é"PERACH". Esta palavra vem da raíz "per" que se traduz por fecundar. Se escrevermos "flor" com letras hebraicas em alguns outros idiomas (Inglês - Flower, Francês - Fleur, Latim - Floris), incrivelmente iremos encontrar esta mesma raiz semântica. Não por acaso se substituirmos a letra F e L (iniciais de Flor) por Phe e Lamed, encontramos as duas letras que se referem ao mês de Tishrei, o mês das colheitas.
A flor está mais próxima do sutil, do etéreo, do imponderável do que se possa imaginar.
"Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas FLORES formarão com ele uma só peça" (Êxodo 25:31).
A Cabala ensina que a criação do Tabernáculo é um código para a criação de um templo interior para que o Sagrado habite nele.
"E me farão um santuário e morarei neles" (Exodo 25:8).
Enquanto que a Menorá representa a Árvore da Vida. A "flor" na Menorá encontra-se na base da formação deste candelabro (Malchut), um pouco acima na haste central (Yessod) e também na parte mais elevada, sustentando a Luz. Incrivelmente no modelo original do Candelabro de ouro do Templo Sagrado
(o que é representado em algumas Toratot, Bíblias), nós podemos observar a representação da trajetória da flor pela Árvore da Vida, que, sem muito aprofundar, é um sistema ou caminho de elevação espiritual.
É um caminho de retorno à nossa verdadeira origem, ao nosso verdadeiro ser. Um retorno ao estado em que todos tínhamos "Lev Tahor" - Coração Puro. Assim como a essência floral que nos devolve o estado de virtude, quando nos comprometemos e nos responsabilizamos pela própria cura.
"E vê, pois, e faze-o à sua semelhança..." (Êxodo 25:40)
Gloria Salviano
Avaliação: 5 | Votos: 11
Os Florais Árvore da Vida são essências vibracionais extraídos das flores do Circuito das Águas de Lambari, Sul de Minas Gerais, numa pesquisa iniciada no ano de 1999 pela sintonizadora Gloria Helena Salviano, autora do livro "Terapia Floral e Cabala - Repertório das 22 Essências Florais Arvore da Vida". Contatos:(11) 98942-4628 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |