O QUE É COMPAIXÃO?
Atualizado dia 4/25/2014 4:56:02 AM em Espiritualidadepor fatima bittencourt
Quando eu via uma criança na rua, me desesperava ...Aí fundei uma Escola aos 16 anos...lá tinha ioga, meditação, jardinagens e crianças ricas convivendo com as menos favorecidas...depois uma Ong por tempos..e fui estudar profundamente a diferença de pena e compaixão. Aprendi a meditar e com sabedorias ancestrais, coheci o significado do karma, conseguindo assim entender não com indiferença, mas com olhar compassivo para os que sofrem, lidando melhor com minhas limitações em acolher todos. Sem culpa e sem pena, apenas agindo quando existe realidade e enviando minhas melhores vibrações, para os que precisam passar por determinadas situações. Ainda estão sem méritos para uma real transformação.
Uma enorme dedicação tenho tido, para ser Compassiva..Buscar a Origem dos sofrimentos e seus antígenos. A Psicologia de anos não me bastou...então fui meditar e aprender o Budismo. Anos...Agora tudo comprovo em meus estudos de Neurociência. E cada dia preciso lutar contra a preguiça para praticar e praticar...para ter mérito em ampliar a rede de evolução coletiva. Estou co- fundando um Movimento/ Escola de Desenvolvimento Humano Internacional. E isso me faz acordar sabendo da exata missão que tenho...acolher e ensinar na natureza...Sei que muitos vão precisar cada vez mais. Um lugar de acolhimento, onde a natureza cura e os curadores recebem prana para melhor praticar suas missões...Então aumenta-se a rede dos terapeutas da alma, onde todos sentiram o pulsar da vida juntos, sem separatividade.
Nunca o Budismo foi tão divulgado no Ocidente, fazendo de Dalai Lama um símbolo de compaixão. E é mesmo...Ele nasceu no exato momento para lembrar-mos dos ensinamentode Buda sobre Compaixão. Não é ter pena...sabemos disto. Seu significado básico é “sentir com o coração", um reconhecimento de que o que você sente eu sinto. Tudo o que o prejudica me prejudica. Tudo o que o beneficia me beneficia. A compaixão, em termos budistas, é uma completa identificação com os outros e uma prontidão ativa para ajudá-los de qualquer maneira, é um sentimento espontâneo de vínculo com todos os seres vivos. Não há nenhuma diferença entre nós.
A diferença entre Amor e Compaixão é imensa. O Amor é a fonte de vida maior e a Compaixão é a determinação que alguém tem de conhecer o que atrai os sofrimentos e dedicar-se a esta causa. Assim encontrará a solução para não mais existir os sofrimentos. Assim Sidarta Gautama, o BUDA. deixou o palácio de seu pai em busca do maior de todos antígenos. O que cessaria todo sofrimento em todos seres vivos e reinos...E, através da Compaixão ele se iluminou, atingindo o estado de não sofrimento, onde não existe passado e futuro, apenas a Plena Felicidade!
Que todos sejam compassivos e relembrem que somos iguais e felizes, porém em estados diferentes... mas iguais!
Avaliação: 5 | Votos: 4
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |