Menu
Somos Todos UM - Home

O QUE É MEDITAÇÃO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor VIVIAN IGNACIO

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 24/02/2014 11:47:44


Meditação é um estado de não mente, é um estado de consciência pura sem conteúdo. Normalmente sua consciência está repleta de lixo, como um espelho coberto de poeira. Há um trafego constante na mente: pensamentos estão se movendo, desejos, memórias, ambições estão se movendo – é um trafego contínuo. Dia após dia! Mesmo quando você está dormindo, a mente está funcionando, sonhando; continua pensando, continua com suas preocupações e ansiedades. Ela está se preparando para o dia seguinte; no fundo, uma preparação já está acontecendo.
Este é o estado não meditativo. A meditação é exatamente o oposto. Quando o tráfego cessa e não há mais pensamentos movendo-se e desejos agitando-o, você está totalmente silencioso – este silêncio é meditação. E só nesse silêncio a verdade é conhecida, nunca de outro modo.
Você só pode encontrar a meditação colocando a mente de lado, sendo calmo, vendo seu movimento mas sem se identificar, sem pensar que você é a mente.
Meditar é ter consciência de que você não é a mente; e quando esta consciência vai mais fundo em você, bem lentamente alguns momentos chegam – momentos de silêncio, de total pureza, momentos de transparência nos quais nada o agita e tudo está sereno. Nesses momentos de tranquilidade você sabe quem é, e conhece o mistério da existência.
E chega um dia, um dia abençoado, no qual a meditação se torna seu estado natural.
A mente não é natural, ela nunca se torna natural. A meditação é um estado natural que foi perdido. É um paraíso perdido, mas o paraíso pode ser recuperado. Olhe para os olhos de uma criança, olhe e verá um profundo silêncio, uma inocência. Toda criança vem com um estado meditativo, mas ela tem que ser iniciada nos caminhos da sociedade – tem que aprender como pensar, calcular, raciocinar, argumentar; tem que aprender palavras, linguagens, conceitos. E, pouco a pouco, ela perde o contato com sua própria inocência. Torna-se um mecanismo eficiente pronta para sociedade.
Recuperar este estado é tudo o que é preciso. Você já conheceu isso antes, por isso, quando meditar pela primeira vez ficará surpreso – um sentimento forte de lar surgirá em você. Essa sensação é verdadeira, você somente esqueceu como era. Seu diamante interno só está soterrado em muita baboseira.
Nós nascemos como meditadores, depois aprendemos o caminho da mente e nos desconectamos. Nossa natureza real permanece escondida, porém se cavarmos um pouquinho, descobrimos a fonte de águas puras, sempre fluindo. A maior felicidade na vida é descobrir isso.


MEDITAÇÃO NÃO É CONCENTRAÇÃO
Meditação não é concentração. Na concentração há alguém se concentrando e um objeto sobre o qual se concentra, há uma dualidade. Na meditação não há ninguém dentro e nada fora. Não há divisão entre interior e exterior. O limite não existe mais. O que está dentro flui para fora e vice-versa. É uma consciência não dual.
A concentração é uma consciência dual, é por isso que cansa. É impossível concentrar-se por 24 horas. Se o fizer precisará de férias. Concentração não é nosso estado natural e não deve se tornar nossa natureza.
A concentração é um ato voluntário e a meditação é involuntário, estado de inação. É um relaxamento, um simples de abandonar-se no próprio ser, o qual é o mesmo ser do Todo. Na concentração, a mente funciona a partir de uma resolução de fazer algo. Na meditação você não faz nada em particular, está simplesmente sendo. A meditação não tem passado nem futuro. É o que Lao Tzu chama de wei-wu-wei ação através da não ação. É o que os mestres Zen dizem: sentando-se em silêncio, sem fazer nada, a primavera vem e a grama cresce por si mesma, sem sua intervenção. Os budistas dizem: Nada a fazer, nenhum lugar a ir. É o momento que você se permite apenas SER.
Esse estado - no qual você permite que a vida siga seu rumo, sem querer dirigi-la, sem querer controla-la, sem a manipular, sem lhe impor nenhuma disciplina - esse estado de pura e indisciplinada espontaneidade é meditação.
A meditação está no presente, no puro presente. A meditação é imediata. Você não pode meditar, você está em meditação. Você não pode estar em concentração, você se concentra. A concentração é uma ação humana, a meditação é uma não ação divina.

Fonte: Livro Orange - OSHO

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor VIVIAN IGNACIO   
Terapeuta Vibracional e Bioenergetica, auxilia no processo de harmonizacao da energia (chakras, meridianos), alivio das tensoes musculares e bloqueios emocionais (couraças), autoconhecimento e despertar da Consciencia atraves de atendimento individual e Workshops.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa