Menu
Somos Todos UM - Home

O Sentido Inconsciente de nós mesmos

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Zonta

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 10/05/2010 11:40:27


A vida é uma experiência carregada de sentimentos que a fazem rica e grandiosa do ponto de vista existencial, mas por outro lado também pode trazer muito sofrimento quando não conseguimos nos manter no caminho certo, no “sentido” que a própria vida nos indica a seguirmos.

Para evitarmos transtornos e nos mantermos no “caminho certo”, precisamos entender o viés pelo qual possamos “mudar de direção” nos momentos difíceis, e viver esse sentido pessoal, que é só nosso.

Tenho a convicção de que quando um paciente me procura, ele está vivendo uma desagregação em si mesmo. Ou seja, em seu sistema psíquico ( ou alma ), e que busca equilibrar-se para viver em harmonia consigo mesmo e com os seus próximos.

Muitas vezes esta procura vem por motivos vários, entre eles quero ressaltar as dificuldades de relacionamento; seja com os cônjuges, colegas de trabalho, pais, irmãos, enfim, com “o outro”. Acredito que ( e acho que isso deve causar polêmica para alguns ), que todos estes relacionamentos sofridos, quando mais sofridos, mais têm em si um potencial de crescimento e amadurecimento, podendo se reverter em seu oposto, ou seja, um relacionamento gratificante. Mas claro isso não é tão simples, pois implicaria o amadurecimento de ambas as partes, ou seja, você e “ o outro”.

A relação entre duas pessoas envolve “troca”, e experiênciação de si mesmo. A experiência do enxergar-se no outro – o outro é meu espelho e reflete o que eu emito. Todos os relacionamentos são uma forma de vivenciarmos a nós mesmos, e muitas vezes o que no outro nos chateia, são coisas que também temos dentro de nós e não aceitamos. Se algo no outro nos incomoda, muitas vezes esse mesmo aspecto nos incomoda no relacionamento solitário, consigo mesmo. É uma oportunidade de duas vias: somos espelho para o outro ao mesmo tempo que o outro é espelho para nós. Um relacionamento qualquer quer seja, É uma oportunidade de experienciação, amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

Muitas vezes, também, o trabalho terapêutico visa auxiliar o paciente a enxergar sua dinâmica nos relacionamentos e qual seu papel nesta dinâmica. Qual sua atitude e, mais profundamene, o porque desta atitude; quais suas motivações inconscientes por tráz de tais atitudes ou para assumir certos papeis nos relacionamentos. Papeis estes que muitas vezes são até destrutivos para si, e do qual a pessoa não consegue desvencilhar-se.

Na parceria que se desenvolve na terapia, com o paciente, buscamos juntos compreender e trazer à tona os reais motivos de suas atitudes na vida, através de um trabalho gradativo e perseverante de análise do inconsciente. A troca inconsciente: terapeuta-paciente traz conteúdos que só assim poderiam ser alcançados, e compreendidos. No sentido do dito e do não dito é que se manifesta nosso inconsciente, traduzido em nossa maneira de falar, nas palavras pronunciadas e no que está “latente” atrás delas.

Todo ser humano tem um potencial para amadurecer e viver feliz, mas muitas vezes se confunde em si mesmo, no emaranhado de emoções, sentimentos e motivações que sempre têm um fundo inconsciente, e que se não o conhecemos não podemos entender sua linguagem e assim, corremos o risco de “patinar” na vida, sobre nossas próprias emoções.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa