Objetos e Símbolos da Bruxaria



Autor Edu Moros
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 2/25/2025 5:42:15 PM
Os símbolos de bruxaria são muitos e repetidos pelo mundo inteiro.
Muitas vezes nem nos damos conta de que mantemos ou já mantivemos contato com um destes símbolos que iremos conhecer hoje. Responsáveis pela criação e troca de energias mágicas, os símbolos de bruxaria também servem como objetos de proteção e são importantes para várias seitas e modos de vida.
Você tem em mãos um manual com o significado dos principais objetos, e símbolos da bruxaria - natural, ancestral, wicca, etc.
OBJETOS DA BRUXARIA
CALDEIRÃOSendo um objeto feito de ferro fundido, o caldeirão ainda é utilizado por algumas crenças neopagãs para práticas mágicas e rituais. Ele foi incorporado pelos praticantes da Wicca sendo associado à deusa celta Cerridwen, simbolizando renascimento, fertilidade e o aspecto feminino divino, representando o útero. Segundo os mitos dessa deusa, ela era três mulheres em uma (donzela, mãe a anciã), possuindo a capacidade da metamorfose.
Remete-se aos rituais com ervas feitas pelas mulheres. Com as especiarias, é possível fazer um chá, um remédio ou alguma refeição. O objetivo era "curar doenças" através de produtos naturais, sem remédios. O caldeirão não é para fazer poções como mostram nas ficções, ele é usado para fazer a queima de ervas e papeis usados em feitiços, dificilmente são usados para outra coisa.
VASSOURA
Um dos maiores símbolos associados à bruxaria pela cultura popular, a vassoura, na realidade, é utilizada para varrer a energia negativa de um espaço, o purificando, antes da prática de algum ritual ou cerimônia. Na época medieval, mulheres amarravam galhos de ervas em um cabo de madeira e usavam o movimento de "varrer" para dissipar as energias, não somente a sujeira, mas também o etéreo (ar). Por ter um formato fálico, ela também era utilizada durante os ritos de fertilidade.
ADAGA / ATHAME
A adaga é uma espécie de faca sem corte, com ela é feita a abertura e fechamento do círculo mágico de proteção antes e depois dos rituais. Também conhecida como athame, é um instrumento utilizado na bruxaria e na magia para abrir e fechar círculos mágicos, traçar símbolos e direcionar energias.
Na Umbanda, a adaga é manejada para direcionar as energias, proteger o espaço sagrado e abrir caminhos para as entidades. A adaga pode representar independência, perspicácia, auto-realização e sorte.
Sendo um poderoso instrumento de poder para as bruxas e magos, é utilizada para abrir o círculo sagrado no início do ritual e fechá-lo no fim, para absorver, potencializar e direcionar energias, além de traçar sigilos e símbolos.
CHAPÉU
Ele deve ser longo e pontudo, apontado para o céu, fazendo alusão a tentativa de se conectar com as energias externas e também da influência da lua, que está justamente no céu. O chapéu de bruxa (ou chapéu pontudo) pode simbolizar poder, sabedoria, conhecimento oculto, e a conexão entre o mundo material e espiritual.
Uma teoria sobre a origem do chapéu de bruxa é que foi inspirado nos judenhats pontiagudos que os judeus medievais europeus usavam. Outra teoria é que os chapéus dos três magos bíblicos eram pontiagudos.
Na bruxaria, o chapéu pontudo é usado em rituais para captar a energia do universo pela ponta. Ele também pode representar a conexão entre o mundo material e espiritual. O chapéu pode ser visto como um condutor que exprime as ideias e os pensamentos que seu portador deseja manifestar.
CAPA
Na cor preta, longa e transpassada. Usada como forma de proteção contra as energias externas. Além de servir muito como fantasia, a capa de um bruxo (ou bruxa) entregue e consagrada, pode facilitar muito a rotina durante os rituais de bruxaria, por ser fácil de colocar, além de proteger o corpo e a roupa que o magista contém por baixo.
ALTAR BRUXO O altar serve para ter um espaço fixo para fazer os feitiços, deixar velas acesas para pedidos e agradecimentos, fazer rezas e meditações, pois nele se concentra a maior sintonia e sincronia de energias entre a Bruxa(o) e suas divindades no dia-a-dia. Para montar um altar é usado todos os objetos citados anteriormente e vai de gosto de cada um de como montar, não há uma regra. Alguns praticantes gostam de montar seu altar conforme a Roda do Ano e suas celebrações. Considere a mudança do altar constante, pois a energia está sempre em movimento, e com a "bancada" do bruxo não costuma ser diferente.
CÁLICE
Esse objeto representa a própria deusa mãe e a sua feminilidade, simbolizando também intuição, emoção e os poderes psíquicos de uma bruxa. O cálice, por conta do seu formato, é muito utilizado em rituais de fertilidade, especialmente por remeter ao útero aberto. Também é utilizado para representar o elemento água, trabalhando assim, a limpeza do ambiente.
IMAGENS DE DEUSES
Alguns bruxos cultuam deuses de diferentes panteões, como deuses gregos, nórdicos, hindus, egípcios, africanos entre outros. Devido a isso, os bruxos sempre vão ter alguma imagem ou objeto que remete ao deus cultuado.
DEUSA MÃE
Símbolo do poder feminino, na religião Wicca, a Deusa Mãe ou Mãe Terra (Brigida) é a geradora de todas as coisas e possui o Deus Chifrudo, Cerunos, como seu consorte sendo reverenciada em diversos rituais de bruxaria.
CERUNOS
Também chamado de "Cernuno" ou "Cernunnos", um dos deuses celtas mais antigos, é representado com orelhas e chifres de um cervo. Deus das florestas e dos animais na tradição neopagã Wicca representa a força do poder masculino, o ciclo da natureza, a morte e o renascimento, sendo reverenciado em diversos rituais.
GRIMÓRIO / LIVRO DAS SOMBRAS
O livro das sombras é uma coleção de textos religiosos e com rituais mágicos, que também contém a ética e a filosofia da religião Wicca, o qual simboliza o poder e a sabedoria. Ele foi composto pelo wiccano inglês Gerald Brosseau Gardner (1884-1964), uma das primeiras pessoas a popularizar a Wicca. Atualmente, na prática wiccana, o termo "livro das sombras" é utilizado para designar o diário pessoal de uma bruxa ou bruxo, onde a pessoa irá escrever seus rituais, feitiços, receitas ou qualquer informação mágica.
O livro das sombras é um livro que o praticante da bruxaria irá registrar todas as suas experiências com a magia, lá terá registros dos rituais e feitiços realizados, meditações, sonhos e tudo que esteja ligado ao mundo da bruxaria. Outro livro que é usado é Glossário, nesse livro pode ser consultado tudo que o bruxo aprendeu sobre bruxaria e pode consultar sempre que for necessário, como uso de cada erva, cor, velas, incensos, fases da lua, estações do ano etc.
Ninguém, além do próprio magista, tem o direito de abrir o grimório. Este pode ser decorado, de vários tamanhos ou mesmo simples, discreto. O importante é manter-se escondido e protegido de curiosos.
CÍRCULO MÁGICO
O círculo mágico é aberto antes de rituais e fechado depois, ele é uma proteção contra energias externas já que é uma momento que o praticante fica mais vulnerável espiritualmente quando está em contato com o mundo astral.
Na bruxaria, o círculo mágico é aberto antes de rituais e fechado depois que finalizado o ritual. É usado para proteger o praticante de energias externas. Na Wicca, é usado para concentrar a energia gerada pelo bruxo ou coven.
Este pode ser feito de sal grosso, velas, efun ou circulados com objetos de proteção, antes de fechar o círculo com o punhal.
LUA
Todo praticamente de bruxaria celebra as fases da Lua, nenhuma prática mágica é feita sem considerar as fases lunares. A lua também é símbolo do feminino, pois é regida pela água, elemento sentimental, intenso e profundo em suas emoções, pensamentos e atitudes. Agradecemos primeiramente à natureza, incluindo a lua, por emanar suas energias a nosso favor.
DOCE
Na simbologia, o doce representa a mulher, enquanto o salgado seria o masculino. Por isso, em época de Dia das Bruxas, estamos falando do sagrado feminino e por isso, só oferecemos doces.
ARANHA
A aranha é um símbolo antigo e poderoso que, na bruxaria, está associada à magia, ao perigo, ao medo e às artimanhas. A aranha é um animal de poder que simboliza a transmutação, a feminilidade e a criação. Também a paciência e persistência, pois arma teias e espera que a presa fique enredada.
Com as teias, simboliza os caminhos e as escolhas feitas ao longo da vida, também representa a conexão entre o mundo material e o mundo espiritual. Com a interligação de todas as coisas, a teia invisível que une todos os seres e energias do universo.
GATO
Considerado um "exorcista" de lugares com energias consideradas ruins. O local que o gato costuma ficar, aponta que aquele local ali está com a energia pesada e requer cuidados. Ele é capaz de transmutar energias - expulsando negativa.
CACHORRO
Também é um ótimo animal para ter em casa. Porém, ao contrário do gato, o cachorro se mantém mais em local com a energia mais alta, que vibre bastante. Atenção aos locais que o cachorro fica, pois indica bons locais para se sentar, deitar e refletir em sua vida, além de, claro, um excelente local para praticar as magias.
SÍMBOLOS DA BRUXARIA
TRILUNA / LUA TRIPLA
Na cultura celta, a "Lua tríplice" ou "Triluna" representa a unidade da deusa tripla, que é composta pela donzela, a mãe e a anciã.
Também simboliza as fases da lua: crescente, cheia e minguante, associadas ao ciclo da vida.
A deusa tripla representa os três estágios da vida da mulher:
- a donzela remete à juventude;
- a mãe se refere à maturidade; e
- ao poder e a anciã tem a ver com a sabedoria e a experiência.
PENTAGRAMA
A estrela de cinco pontas (ou pentagrama) é um dos símbolos mais importantes e antigos presentes em muitos rituais de magia neopagãos. O pentagrama é bastante usado nos livros das sombras e acessórios.
Ele simboliza a união do cosmos, dos quatro elementos (ar, água, fogo e terra) e do espírito e o encontro entre a humanidade e o reino dos espíritos - também conhecido como o quinto elemento, pois esta noção de "espírito" é muito mais profunda do que podemos imaginar. Ele é originalmente ligado à bruxaria e não ao satanismo.
PENTÁCULO
O pentáculo, muitas vezes utilizado como amuleto, é um pentagrama dentro de um círculo, que simboliza a união, a unidade, ou seja, o corpo e o espírito. De tal modo, as cinco pontas do Pentagrama simbolizam os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) e o éter, que representa o espírito.
ESTRELA TRISKLE / TRIPLO CÍRCULO 
Também chamado de "Triskle Celta", o triplo círculo está associado à natureza e aos quatro elementos, sendo utilizado como talismã protetor. Além disso, este símbolo feminino é usado nos rituais para invocar a deusa tripla (virgem, mãe e velha), que simboliza a mente, o corpo e o espírito humano.
CRUZ ANSATA
Esse símbolo é originariamente egípcio. Na religião Wicca, a cruz ansata ou ankh é considerada um tipo de amuleto, uma vez que simboliza a proteção, a fertilidade, a reencarnação e a imortalidade.
Em outras tradições de bruxaria, os bruxos utilizam da cruz ansata, símbolo da saúde, proteção corporal e da fertilidade, nos rituais de feitiçaria - por ser significados muito feministas. Na alquimia e no ocultismo, simboliza a transformação e representa o caminho da vida. Em alguns ritos, ela é utilizada para que a virgem possa se tornar mãe através de magias em prol de sua fertilidade.
HEPTAGRAMA
Símbolo mágico utilizado em muitos rituais de bruxaria, o heptagrama (estrela de sete pontas) representa a harmonia do cosmos, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número sete.
Conhecido também como o "pentagrama de sete pontas", é uma estrela com sete lados pontiagudos utilizada em ritos mágicos. Dizem que cada ponta é referente a imaginação das cores do arco-íris, o que nos representaria o céu, o universo e o seu infinito. De toda forma, o número 7 é essencial para a numerologia e para rituais cabalísticos.
Também chamado de "Triskle Celta", o triplo círculo está associado à natureza e aos quatro elementos, sendo utilizado como talismã protetor. Além disso, este símbolo feminino é usado nos rituais para invocar a deusa tripla (virgem, mãe e velha), que simboliza a mente, o corpo e o espírito humano.
CRUZ ANSATA
Esse símbolo é originariamente egípcio. Na religião Wicca, a cruz ansata ou ankh é considerada um tipo de amuleto, uma vez que simboliza a proteção, a fertilidade, a reencarnação e a imortalidade.
Em outras tradições de bruxaria, os bruxos utilizam da cruz ansata, símbolo da saúde, proteção corporal e da fertilidade, nos rituais de feitiçaria - por ser significados muito feministas. Na alquimia e no ocultismo, simboliza a transformação e representa o caminho da vida. Em alguns ritos, ela é utilizada para que a virgem possa se tornar mãe através de magias em prol de sua fertilidade.
HEPTAGRAMA
Símbolo mágico utilizado em muitos rituais de bruxaria, o heptagrama (estrela de sete pontas) representa a harmonia do cosmos, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número sete.
Conhecido também como o "pentagrama de sete pontas", é uma estrela com sete lados pontiagudos utilizada em ritos mágicos. Dizem que cada ponta é referente a imaginação das cores do arco-íris, o que nos representaria o céu, o universo e o seu infinito. De toda forma, o número 7 é essencial para a numerologia e para rituais cabalísticos.
SÍMBOLOS DE PROTEÇÃO
MÃO DE FÁTIMAEste símbolo de proteção em forma de mão é usado como amuleto em todo o Oriente Médio. Hamsá, ou Hamsas são também usados ??como joias e são pendurados em portas e janelas.
Este símbolo possui o "Olho que tudo vê" em sua palma da mão, e é usado para afastar o mal olhado. A mão direita aberta representa poder e bênçãos.
As bruxas modernas às vezes dizem que a palma da mão significa proteção, enquanto os dedos representam as cinco bênçãos: Amor, Dinheiro, Saúde, Sabedoria e Poder.
OLHO DE HÓRUS
Olho de Horus (ou Olho de Ra) é um dos símbolos de proteção mais duradouros da história. Caracterizado em antigos amuletos egípcios e obras de arte, simboliza o poder divino.
As formas dentro do Olho estão ligadas à geometria sagrada e à matemática sagrada. Também é popular como um amuleto de proteção contra as más energias, a má sorte e os mal feitores.
TRIQUETRA
Triquetra (ou Escudo Celta) é algumas vezes usado como um símbolo de proteção pelos pagãos e cristãos celtas. O nó de três pontas representa a Deusa Tríplice ou a Santíssima Trindade.
CRUZ SOLAR
A Cruz Solar é um símbolo de proteção que representa a luz e o movimento do Sol que era extremamente importante para os humanos da antiguidade. Como um símbolo protetor, a Cruz Solar evoca o poder do Sol, assim como os guardiões das Quatro Direções. A Cruz Solar representa tanto o equilíbrio (no centro) como o infinito (nas extremidades). É um símbolo que representa a eternidade e o renascimento.
BINDRUNE
Um Bindrune é um sigilo, um símbolo de proteção composto de Runas - Oráculo composto por sigilos que podem ser utilizados na magia, ou ainda como amuletos de proteção. Como não tem começo nem fim, o nó entrelaçado significa uma proteção que não pode ser quebrada. O círculo também é um símbolo da eternidade









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Edu Moros Sou produtor de conteúdo audiovisual para TikTok e YouTube; Produção de textos para Blog; Desenvolvi apostilas e o Curso Interpretando os Astros; Organizo WorkShop de Magia, além de compartilhar conhecimentos com um grupo de magistas da União do Templo Magia Ancestral. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |