Pare de Ser um Bonsai Espiritual por Nelson Theston



Autor Nelson Theston
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 11/06/2011 18:49:12
PARE DE SER UM BONSAI ESPIRITUAL
Mudanças São Necessárias
A milenar arte japonesa de cultivar bonsais é eficiente quando da sua aplicação em árvores. Porém, curiosamente, se aplicarmos as mesmas técnicas num ser humano poderá ser um desastre para toda a sua vida.
Simplificando, a meta do cultivador é conseguir manter uma árvore dentro de um pequeno ou médio vaso. A espécie vegetal escolhida deverá manter todas as proporções das raízes até a sua copa, dentro uma pequena escala. Sem fugir disto.
Para obter um legítimo bonsai é necessário que tudo seja feito de maneira extremamente metódica e pacienciosa. Para conter o crescimento da planta é necessário arames em torno dos galhinhos para reter grandes movimentos, pouco fertilizante, pouca água, podas das raízes e dos galhos, vaso sempre de pequenas proporções, etc.. O resultado costuma chamar a atenção.
Agora imagine aplicar a uma pessoa técnicas semelhantes. O que irá acontecer? Vamos tentar adaptar algumas práticas. Visualize a cena: - o vaso seria um ambiente castrador e hostil, os arames seriam as amarras vibracionais dos pensamentos próprios e dos outros e adiciona-se aí as energias obsessoras, as podas nas raízes poderiam ser as crenças de que não somos seres especiais, os galhos podados seria tudo aquilo que se perde por ações medíocres e egocêntricas. Aproveite para refletir sobre o caos que se instalaria. Crie suas próprias metáforas sobre o tema.
E você, como vai?
Fique fora do vaso, tome bastante água, corte os seus "arames" que estão te amarrando, use os melhores fertilizantes em quantidades generosas e equilibradas e nada de podar os seus talentos. Enfim, "bote a boca no trombone", "chute o pau da barra", "arrebente a boca do balão", seja um gigante espiritual!
Plantas adaptam-se, seres humanos também. Então fixe tempos curtos de adaptação e ao encontrar novas chances de crescimento ( internas e externas) entre em ação e faça acontecer...
Não raramente, nós precisamos estar atentos, pois a qualquer momento podemos repetir o fenômeno do não crescimento, alcançados pelos bonsais. Alguns, - da espécie humana - deixam de manifestar o gigante interior, para acomodarem-se numa pequeneza que nem cabe dentro de si. E assim seguem a vida, sendo diminutos na espiritualidade, nas relações, no dinheiro, nos pensamentos e emoções. Uma história de vida pequeninha.
Evidentemente não tenho nenhuma pretensão de falar mal das plantas e suas capacidades de adaptação. Reconheço o quanto os cuidadores se esmeram para alcançar os seus resultados. São pessoas disciplinadas, estudiosas do movimento dos vegetais, apreciadoras do belo.
Porém, o que trago a tona, para refletirmos são algumas questões que podemos aprender com a milenar técnica do cultivo dos bonsais. Ou melhor, com o que as plantas em si podem evocar nas nossas consciências. Olhe para dentro de si e ao seu redor, descubra quais lições servem para ti e se for o caso, PARE DE SER UM BONSAI ESPIRITUAL. Dê espaço para a sua essência cósmica se manifestar. Alcance o seu potencial máximo ainda nesta vida.
Eu tenho amigos que cultivam bonsais e relembro que sei apreciá-los. Quanto as plantas, tudo bem. Nada de errado em cultivá-las. Aliás, cuidar de qualquer planta é terapêutico. Porém pessoas terem espiritualidade tamanho bonsai já complica. Uma boa terapia, reforma íntima e vontade de evoluir vão fazer bem para fugir desta pequeneza.
Observem algumas analogias. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Reflita:
- Encontramos facilmente ambientes castradores da virtude, da alegria, do bem estar e dos bons valores. Nestes locais, os líderes parecem ter a meta de colaborar para que ninguém cresça, inclusive ele próprio. Todos os que recebem este abuso de poder adaptam-se facilmente. Se parecem com o bonsai, onde a meta é de que a planta vá sendo podada de maneira a nunca alcançar o seu tamanho original. Seres humanos podem ser impedidos de crescer, enquanto muitos se divertem com isto.
- A força original da natureza é tão grande que num deslize do cuidador a planta apresentará a sua verdadeira essência, apresentando um crescimento exagerado. E assim ela deixa de ser bonsai. E o ser humano, num deslize que gere alta compreensão vai gerar muito crescimento. Ele deixa de ser um bonsai espiritual para tornar-se um gigante espiritual.
- As plantas qualquer que seja a técnica aplicada, sempre tem uma resposta para ela. O ser humano também...
- Os bonsais vivem em paz, em harmonia com os seus cuidadores e vice-versa. No caso das almas, raramente aceitariam tal tratamento, gerando problemas importantes de ordem emocional, mental, orgânico e espiritual. E relação de harmonia entre as partes iria para as cucuias.
- Na natureza tudo se adapta. O bonsai se adapta ao vaso. E o ser humano caso se descuide também...
- Criatividade não falta para a natureza. Dar um jeito de ser o que quer ser é o seu estilo. E o ser humano também... Quem copia quem? Parece que tudo segue um modelo vindo da mente de um só criador...
- Com olhos e mente treinados, ao olharmos para alguém que assumiu a postura vibracional do bonsai é possível perceber beleza, esplêndidas capacidades e habilidades presentes e uma boa dose de informações invisíveis preciosas para se descobrir. Ou seja, mesmo tendo se tornado um bonsai espiritual, ainda assim muitos conseguem demonstrar as suas genéticas de vencedores.
- A arte milenar bonsai sempre funciona bem para manter as plantas diminutas. Não tente aplicar em você ou nas outras pessoas as mesmas técnicas.
Este não é um movimento ecológico do tipo "Libertem os bonsais". Mas com certeza é um movimento decidido a gritar: "Alma, pare de se comportar como um bonsai espiritual."
Nelson Theston é escritor, palestrante, canal e professor do método Ashteer e também dos Kumaras, Mestre em Reiki, Karuna Reiki-tm e Seichim.
Avaliação: 5 | Votos: 6




Nelson Theston é Especialista em Potencial Humano, em Constelações Familiares e de Negócios, Master Coach, Palestrante e autor do livro “A Luz ao Seu Lado” (Editora Luz da Serra). Há 20 anos, sua missão está focada em despertar o Potencial Mental, Espiritual e Emocional das pessoas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |