Por que a Deusa?
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Autor Marisa Petcov
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 14/07/2011 13:25:02
A presença do Feminino tem sido raramente observada no âmbito da divindade ao longo dos últimos 2 mil anos. Parece que esse fato se aplica, em geral, a todas as principais religiões do Oriente e do Ocidente, enquanto a mitologia daqueles que costumamos chamar de povos mais primitivos é consignada a um provincianismo conceitual. Onde está a Deusa? I mporta que, aparentemente, Ela tenha se perdido?
Alguns diriam que Ela não se perdeu. A divindade é realmente o Grande Não Manifesto, que não é macho nem fêmea - ou talvez seja ambos. Apesar disso, Deus é sempre chamado de Ele. Não tem sentido dizer que um pronome não é importante, pois as palavras são símbolos, e os símbolos provocam associações mentais. Ele significas masculinidade, e essa questão é importante na medida em que o pronome masculino é, em geral, utilizado quando o gênero é indistinto ou composto. Outros podem sentir que há algo não muito agradável na ideia de uma Deusa - a antiquíssima associação entre o Feminino e o subversivo não desapareceu. Estamos assistindo à ordenação de sacerdotes femininas - vejam bem, elas não são chamadas de sacerdotisas! - e embora, sem dúvida, esse seja um passo na direção correta, tem havido violenta oposição a ele. Uma declaração memorável afirmando que as sacerdotes femininas deveriam ser queimadas como bruxas chegou mesmo a aparecer na mídia.
Implicações da perda da Deusa
O que a perda de nossa Deusa poderia significar para o mundo? Em primeiro lugar, significa com certeza que as mulheres e todas as coisas femininas são percebidas como inferiores. A Virgem Maria, bem-amada dos católicos, é a imagem estabelecida no Ocidente que está mais próxima da Deusa, e Maria é tão importante que a doutrina de sua assunção ao céu foi declarada na década de 40. Há, em Maria, muitos traços da antiga Deusa Mãe, e para muitos católicos devotos ela é Deusa em tudo, exceto no nome. NoO entanto, sua posição de Virgem Mãe exalta apenas parte do Feminino, e como modelo de um papel ela apresenta uma impossibilidade - uma mãe que concebeu sem antes ter tido relações sexuais. Mais que isso, Maria não é admitida com honras mais elevadas. Ela é objeto de extrema veneração, mas não adoração, pois isso é reservado a Deus. A bela imagem de Maria, infelizmente, parece favorecer pouco as mulheres e o Feminino.
Talvez a implicação mais significativa da morte da Deusa tenha sido a perda de um sentido de imanência. Imanência implica que a divindade existe no interior da matéria, que tudo é divino, tudo é sagrado. A antiga Deusa Grande Mãe não somente reinava sobre a vida - Ela existia na vida. Isso significava que a colina e o rio eram sagrados. Significava que atividades humanas como a tecelagem, a olaria, o plantio eram também uma expressão do sagrado, e que tudo existia dentro de um todo - uma "santidade" que significa totalidade. A concepção posterior de um Deus Pai, que existia do lado de fora da Sua criação, subtraiu ao mundo vida e maravilha. Isso queria dizer, por implicação, que o mundo da matéria está aí para ser explorado, e portanto desprezado, uma vez que foi estabelecido à parte da abóbada espiritual de Deus, e em posição inferior a ela.
As palavras matéria e mãe têm a mesma raiz. Não é difícil reconhecer como a separação da divindade relativamente à Sua criação tem sido uma má notícia para as plantas, os animais, o corpo humano, as mulheres e a sexualidade, isso para não mencionar o ecossistema, pois o que não é divino é defeituoso e suspeito; na verdade, é mau, e pode ser usado à vontade, embora deva ser evitado. A Deusa que abençoou o amor sexual, cujo mistério era reverenciado em cada broto que nascia, foi embora. Em Seu lugar, ergueu-se um Deus divorciado, que governa sobre uma criação estéril.
Continua
Baseado no livro de Teresa Moorey, A Deusa
Marisa Petcov
Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis, Numeróloga e Contadora de histórias
Comunicadora do site link com o programa Contando histórias e números, terças-feiras, às 20 horas
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