Menu
Somos Todos UM - Home

POR UMA EDUCAÇÃO MAIS ESPIRITUAL.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Florencio Antonio Lopes

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 4/6/2016 5:07:16 PM


Bem, eu sou professor espiritualista, primeiramente quero explicar o que é o Espiritualismo, bem sem ele não haveria nenhuma religião. Por quê?

Sim, não haveria porque o espiritualismo faz parte de todas as religiões que se dedicam para o bem estar, dos seres humanos, neste caso o espiritualismo nas religiões cristãs e naquelas que não são cristãs, mas que seguem dogmas do bem estar dos seus fieis.

Li a matéria Educar para Crescer publicada pela revista do Bem Estar (Bons Fluidos) do mês de setembro 2010 nº 138, uma entrevista da pedagoga Dora Encontro, ela foi a organizadora do “l Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade” que aconteceu de 4 a 6 de setembro de 2010, em São Paulo, segundo a revista que no evento muitos autores especializados vindos de vários países que discutiram como implementar um método pedagógico de ensino religioso mais aberto e dinâmico nas escolas.

Comentando sobre a entrevista da pedagoga Dora Encontro, a primeira pergunta da entrevistadora foi: “Qual o panorama atual do ensino religioso no Brasil?” A pedagoga Dora responde: “A lei de diretrizes e base da educação nacional prevê a inserção do ensino religioso na escola publica no Brasil como matéria optativa, mas cada estado adota uma legislação diferente a esse respeito. A melhor legislação a meu ver é a de São Paulo, pois não admite o ensino confessional dentro da escola publica isto é o padre o pastor o rabino ou o catequista não podem ensinar a sua religião como a única ou a melhor. Em geral quem cuida do ensino religioso é o professor de historia, de filosofia de sociologia assim há conflitos”.

Bem, em minha opinião de professor espiritualista, acho que isto não deveria começar nas escolas e sim fora delas nos lares dos alunos, aonde a família iria tomar o real conhecimento sobre a espiritualidade, como citei acima, que o espiritualismo entra em todas as religiões que pratica o bem estar a todos os seres humanos sendo cristã ou de outra doutrina.

Sendo assim as pessoas deveriam saber que o espiritualismo é a alavanca para levantar as pessoas a caminharem e não desanimarem, que só ajuda as pessoas a terem “Fé” e que não devem lutar e sim se esforçar para dar mais valor a vida; em não ter medo enfrentar e resolver; saber viver bem amar a vida, mas sabendo o que é amor; estender a mão ao próximo; fazer sempre boas amizades; se amar e respeitar a si mesmo, e muito mais, se fosse citar sobre a ajuda do espiritualismo daria mais de cem paginas ou muito mais, as religiões estariam em uma vitrine mostrando como se aplica a espiritualidade as pessoas escolheriam aquela que se adaptasse e assim teríamos muito mais fieis, divididos em todas elas.

Na segunda pergunta: “Qual é a saída então?” A resposta da pedagoga Dora: A nossa proposta combina mais com a perspectiva, histórica, pois não pretende impor doutrina de nenhuma religião particular, mas também não trata o tema de forma distante e racional nos meus livros e projetos a varias religiões são apresentadas de maneira empática e cativante sempre com respeito a fé da cada um”.

Bem, em minha opinião concordo, mas eu iria um pouco mais longe, “as escolas deveriam por a mão no bolso e contratar profissionais que assim estaríamos aplicando a espiritualidade aos jovens sem abalar a sua educação religiosa, os jovens a maior parte levariam aos seus pais que acabariam também entendendo que a religião que praticam, também tem uma base do espiritualismo, iria até um pouco mais, estaria na mídia levando a população que o espiritualismo que é a força maior para educar e evoluir, ter paz, amar a vida e, assim iríamos conseguir uma educação perfeita para os jovens”.

Na terceira pergunta da entrevistadora: “E como é aplicado o ensino religioso nas escolas brasileiras nos dias de hoje?” A resposta da pedagoga Dora: “A escola publica em geral não adota livros de ensino, pois o governo não indica nem fornece tipo de material com exceção de São Paulo onde é um professor geralmente de historia que cuida dessa disciplina no resto do Brasil candidatam-se a tarefa catequista, pastores e padres que lecionam como voluntários já que alem do optativo as aulas não são pagas Isto é ruim, pois torna o ensino religioso confessional doutrinário e favorável a única crença sem incluir outras linhas espirituais minoritárias. As escolas particulares mais fechadas, especialmente as religiosas privilegiam uma religião ou excluem apresentação de outras praticas espirituais. Mas também existem as mais abertas sejam católicas ou nãoque optam por um ensino plural inter-religioso em que se incluem os vários caminhos espirituais. A mudança esta começando por essas escolas, particulares e abertas, nos grandes centros urbanos”.

Mas, isso é considerado muito pouco, eu concordo plenamente, se aplicar o espiritualismo vamos ter uma educação de grandes valores humanos como a ética, justiça lealdade, fraternidade e o respeito, que esta própria revista coloca em evidencia, não só isto porque o espiritualismo irá colocar os jovens mais unidos a sua família porque iria ensinar a estes jovens também o patriotismo, os jovens também teriam direito de igualdade, seria ouvido e todos por um lado maravilhoso de união fraterno com as demais religiões que se dedicam para o bem da família dos vizinhos do seu bairro, da cidade, do país e do mundo inteiro porque não seria falado ou discutido religiões e seria respeitado individualmente a religião de cada um. Mas, sabemos que o maior problema para as escolas públicas ou particulares e comuns, para ter esta matéria espiritualidade teriam que ter professores espiritualistas, que iriam dar a estes jovens a grande oportunidade de uma educação verdadeira.

As escolas particulares que estão dando aberturas estão dando incumbência aos professores de historia e na verdade algumas dão alguma respaldo, a maioria deixa o professor sozinho não dando a ele nenhum apoio pelo contrario cobram do professor o que ele não pode dar.

Agora, vamos para quarta pergunta da entrevistadora: “Por que é tão importante acrescentar a dimensão espiritual no currículo escolar?”.

Resposta da pedagoga: “Bem o ser humano tem um lado espiritual que precisa ser respeitado uma educação que não complete essa dimensão é uma educação aleijada. Hoje existem pesquisas cientificas realizadas por médicos, psicólogos ou psiquiatras que afirmam que a espiritualidade tem um impacto extremamente positivo na saúde e na qualidade de vida. Outra razão para se introduzir essa matéria nas escolas é que 99% da humanidade adota algum tipo de pratica espiritual. Uma escola que não considere esse fato mais integra as características da sociedade, alicerce de uma boa educação. O ensino inter-religioso também mostra a tolerância e o respeito com relação a todos os caminhos espirituais. Mas como existem traumas históricos relacionados a imposição religiosa com seus dogmatismos e repressões é preciso tomar cuidado para que esse resgate não favoreça um novo tipo de fanatismo”.

Bem, em minha opinião devemos encarar as pessoas que tem alguns conhecimentos espiritualistas, no meu primeiro parecer eu deixei bem claro como é importante para a educação não só dos jovens, mas para todas as pessoas que querem melhorar a sua vida nós espiritualistas sempre estamos a postos a ensinar a viver bem. Sim, muitos médicos psicólogos e psiquiatras e muitos cientistas de hoje, tem grande conhecimento, a espiritualidade na educação de todos nós, porque se for aplicado a espiritualidade, o mundo no prazo de 50 anos será outro, com um índice muito menor de violência e a espiritualidade irá fazer com que as pessoas passam a entender muito mais sobre suas religiões e respeitá-las e ter o mesmo respeito pelas demais religiões porque irá existir muito amor, compreensão e dedicação pela a sua crença, parando de vez com esta lavagem mental que andam fazendo por ai, será o fim do que já existe e muito do fanatismo.

A quinta pergunta da entrevistadora:

"Neste sentido qual seria então o grande argumento contra o ensino inter-religioso?" A resposta da pedagoga Dora: "Seria o argumento de que esse ensino deve ser feito no âmbito da igreja a religião achatada pelos familiares, sem referencia a outras formas de expressão da espiritualidade, ora uma pessoa pode muito bem não ser católica e se identificar com as palavras de São Francisco de Assis ou se inspirar no exemplo da Madre Teresa de Calcutá pode ser Hindu e apreciar a política de não violência de Ghandi. Eu e o professor Alessandro Cesar Bigheto, também pedagogo, somos condutores dos livros em que usamos de modelos éticas dos grandes lideres espirituais. Enquanto isso nas escolas tradicionais conquistadores e estrategistas como referencias de grandes seres humanos. O objetivo da nossa proposta é inserir na educação valores humanos como ética, justiça lealdade, fraternidade, respeito, no entanto esses valores tem origem religiosa e isso não se pode ocultar”.

Concordo com a pedagoga Dora, tem que se dar o primeiro passo sabemos nós que é difícil, ponha difícil nisto! Hoje em dia enfrentamos a grande dificuldade e a própria família que já tem uma formação religiosa, mas, minha opinião, nós deveríamos começar pelo dois lados, pela escola e pela família ou família e escola, nos jovens, certamente vamos encontrar a maior facilidade, mas, vamos encontrar grande obstáculos na família. Sabemos nós espiritualistas que a maioria dos religiosos nos responde da seguinte maneira: “Ah! Sigo a religião dos meus antepassados, os meus familiares que me ensinavam e o que escutamos”, deveríamos mostrar a todos primeiramente aos familiares que o espiritualismo é a base de todas as religiões que cuidam do bem estar das pessoas, nunca devemos esmorecer e ensinar que a ética justiça, lealdade fraternidade e respeito que é ensinada por todas as religiões que praticam o bem, mas a grande verdade é abrir o dialogo família e teríamos mil dificuldades, porém a semente será plantada mostrando a família a formação religiosa e os jovens teriam sem a necessidade de mudar de religião.

Eu ainda acredito no confronto família e espiritualidade seria o caminho mais lógico, já que estamos tendo uma invasão de tantas e novas crenças, que as famílias estão mudando o seu credo, eu acho que este caminho seria o mais fácil. Só que ainda não tomei esta decisão porque ainda não tenho condições financeiras, mas ainda farei, aliás, já comecei e tenho plena certeza que conseguirei alguma coisa.

Vamos para a ultima pergunta feito pela entrevistadora: “O que é necessário para a escola mudar e adotar uma educação espiritualista aberta?”.

A pedagoga Dora respondeu: “A mudança depende muito do apoio de um numero maior de diretores de escolas, professores estudantes de pedagogia, mães, pais, legisladores e profissionais da mídia. Daí a importância do l Congresso de Educação e Espiritualidade, que discutirá temas ligados ao futuro do ensino religioso, tanto no Brasil como no mundo nele, estarão reunidos professores universitários ligados ao assunto e grandes especialistas internacionais, que discutirão como e onde essa transição esta acontecendo”.

Eu penso que devemos começar por algum lado e nesta parte estou mais tranquilo porque já comecei com os adultos que acho bem difícil, mas não impossível, estamos já obtendo alguns resultados bem positivos, são poucas pessoas, mas já estamos tendo depoimentos que irão ajudar em muito na nossa caminhada, mas concordo com a pedagoga Dora quando ela diz que para a educação a única solução que temos em mãos são estes encontros de profissionais, estudantes, pais e diretores de escolas publicas e particulares.

Não desanime amiga pedagoga, para mim como li essa reportagem fiquei muito feliz por eu não estar só nesta maravilhosa caminhada, quero agradecer a todos e primeiramente a jornalista Liane Alves por estes textos maravilhosos e por esta revista, a todos os nossos aplausos. Parabéns!

Florêncio Lopes

Médium Clarividente e de Cura Professor Espiritualista link [email protected]


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Florencio Antonio Lopes   
Florêncio Antonio Lopes, nos seus 88 anos de vida, faleceu em 06/09/2024, foi fundador da religião espiritualista Amor Entre os Povos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa