Menu
Somos Todos UM - Home

PROSPERIDADE FAMILIAR

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Adriana Aguiar Brotti

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 08/10/2009 17:42:21


Frequentemente devemos questionar qual a importância que estamos atribuindo à nossa família, o que revelará o quanto estamos contribuindo para um  mundo melhor. A própria Constituição Federal nos traz a familia como a base da sociedade e, portanto, se os núcleos familiares estiverem  saudáveis , a sociedade também estará. É por isso que cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade sobre todos os acontecimentos sociais, ainda que indiretamente.

Para promovermos  a paz social,  devemos começar promovendo-a dentro de nossos próprios lares. Muitos entendem que a "paz"  seja a tradução do "cada com seus problemas" ou do "cada um na sua", no entanto, a paz abarca o exercício de muitas virtudes.

A paz é saber falar e saber ouvir o outro. É compreender que fazemos parte de uma família mas não somos a família. É também lançar a água da serenidade sobre todos os desafios que certamente se instalam em todas as familias, o que justifica que conflitos são inerentes aos seres humanos. O que vai diferenciar a prosperidade moral e emocional de cada familia é justamente o modo com o qual seus membros enfrentarão esses desafios.

Podemos exercitar a PAZ, conforme abordada nesta oportunidade, da seguinte forma:

SABER FALAR:  para nos dirigirmos ao outro, façamos uso de uma fala em tom suave e também de boas maneiras. A gentileza e a educação serão sempre agradáveis em nossas relações pessoais.

SABER OUVIR: deixemos a outra pessoa concluir sua fala (idéias, comentários, desabafos) e, ao final,  devemos repetir o que entendemos para termos a certeza de que não nos deixamos influenciar por julgamentos precipitados. Vale ressaltar que a outra pessoa se sentirá bem acolhida.
 

FAZEMOS PARTE DE UMA FAMILIA MAS NÃO SOMOS A FAMILIA: devemos compreender que somos abençoados por fazermos parte de uma familia e ao mesmo tempo devemos nos conscientizar sobre a importância de respeitarmos a individualidade de cada um de seus membros. Afinal, cada pessoa  tem o direito de fazer suas próprias escolhas rumo ao seu aprimoramento intelectual, moral e espiritual. Da mesma forma, se algum ente querido fez uma escolha equivocada em sua vida, provocando-lhe dor, é fato que o máximo que podemos fazer é nos solidarizarmos com esta pessoa mas não poderemos sofrer no lugar dela.

LANÇAR A ÁGUA DA SERENIDADE: devemos construir um sólido mundo interior, um mundo no qual a fé esteja presente, dando-nos a certeza de que somos todos guiados por algo maior e divino. Assim, não reagiremos e sim responderemos a qualquer situação com equilibrio e aceitação. Portanto, é oportuno nos lembrarmos da Prece da Serenidade: "Concedei-me, Senhor, a Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não posso modificar;Coragem, para modificar aquelas que posso e Sabedoria, para distingüir umas das outras.

Para conquistarmos uma sociedade mais justa e fraterna, antes devemos conquistar a nossa própria familia, oferecendo aos nossos pais, companheiros, irmãos e avós o melhor que existe em cada um de nós, decorando nossos lares com elogios, respeito, alegria, união, gratidão e amor.

Que vibrações de PAZ envolvam toda a sua familia! !!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Adriana Aguiar Brotti   
advogada, mediadora e pós-graduanda em Terapia Familiar
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa