REFLEXÕES DE UMA FILÓSOFA IMPOPULAR



Autor Amigos da Teosofia
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 16/02/2013 12:17:03
:: O Significado Esotérico de Certas Palavras e Ações na Vida Social ::
Autor: Helena P. Blavatsky
000
Nota Editorial:
Helena P. Blavatsky tem textos agudos e irônicos. O mesmo estilo é ncontrado nas "Cartas dos Mahatmas". Esta irreverência quase Zen serve para cortar lusões e revelar os perigos da hipocrisia a busca espiritual. Ao longo dos tempos, os
ensinamentos espirituais têm sido envolvidos em iversas formas de dogma, transformados em otina, em rituais vazios, ou usados para fins de oder pessoal e abuso da boa vontade alheia.
Os estudantes da filosofia esotérica devem er capazes de examinar-se regularmente - de odo individual e também de modo coletivo - e erguntar-se honesta e sinceramente: "Que ncoerências há em mim, ou em nós? Que ementes de hipocrisia, e como eliminá-las?"
Esta capacidade de auto-observação apacita o aprendiz a vencer os desafios da caminhada.
Traduzimos o texto a seguir do volume VIII de Collected Writings of H. P. Blavatsky", T. P. H., dyar, Índia (pp. 137-139). Título Original: "From he Note Book of an Unpopular Philosopher".
(Carlos Cardoso Aveline)
000
Mostrar Raiva. Nenhum homem ou mulher "culto" jamais mostrará raiva em sociedade. Controlar e reprimir toda mostra de desagrado é demonstração de boas maneiras, certamente, mas também uma considerável façanha em matéria de hipocrisia e dissimulação. Há um lado oculto nesta regra de boa educação, e ele é revelado em um provérbio oriental: "Não confie num rosto que nunca mostra sinais de raiva, nem num cachorro que nunca late". O animais de sangue frio são os mais venenosos.
Não Resistir ao Mal. Jactar-se disso é convidar todos os que são maldosos a abusar de você. Praticá-lo abertamente é levar as pessoas à tentação de vê-lo como um covarde. Não resistir ao mal que você nunca criou nem merece, evitá-lo você próprio e ajudar a outros a afastar-se dele, é a única alternativa correta à disposição de quem ama a sabedoria.
"Amar o Próximo". Quando um religioso faz uma pregação sobre este assunto, sua piedosa congregação a aceita - com uma permissão tácita para caluniar e denegrir seus amigos e conhecidos que estão sentados nos bancos da mesma igreja.
Fraternidade Internacional. Quando um muçulmano e um cristão juram ter amizade recíproca e se comprometem a ser irmãos, as duas fórmulas deles diferem um pouco. O muçulmano diz: "Tua mãe será minha mãe, meu pai teu pai, minha irmã tua criada, e tu serás meu irmão". Ao que o cristão responde: "Tua mãe e irmã serão minhas criadas, tua esposa será minha esposa, e minha esposa será tua querida irmã". Amém.
Valente Como um Leão. Este é - na aparência -- o maior elogio que se pode fazer à coragem de alguém; na realidade, é uma comparação com um animal selvagem que cheira mal. É também um reconhecimento da superioridade da bravura do animal sobre a bravura humana, considerada como virtude.
Carneiro. [1] Um homem fraco, tolo, e simbolicamente um epíteto insultuoso, depreciativo, entre pessoas do mundo; mas um termo bastante elogioso entre religiosos, que o aplicam às "pessoas de Deus" e aos membros das suas congregações, comparando-os com carneiros sob a orientação do cordeiro.
Código de Honra. Na França - seduzir uma esposa e matar seu marido. Lá, a honra ofendida só pode ser recuperada com sangue; aqui [2], é suficiente um ferimento causado no bolso do transgressor.
O Duelo Como uma Questão de Honra. O duelo é uma instituição do cristianismo e da civilização, e nem os antigos espartanos, nem os gregos ou romanos o conheciam, já que eram apenas pagãos não-civilizados (Veja-se Schopenhauer).
Perdoar e Esquecer. "Deveríamos perdoar livremente, mas raramente esquecer", diz Colton. "Não buscarei vingança, e isto eu devo ao meu inimigo; mas lembrarei, e isto eu devo a mim mesmo". Esta é sabedoria real e prática. Ela fica entre o feroz lema "olho por olho", da lei mosaica, e a ordem de oferecer a face esquerda ao seu inimigo, se ele golpear sua face direita. Esta última atitude não é um definido encorajamento ao pecado?
Sabedoria Prática. Na árvore do silêncio é que se colhe o fruto da paz. Se você não quer que seu inimigo conheça seu segredo, não o conte a seu amigo (ditado árabe).
Vida Civilizada. Repleta, barulhenta e cheia de força vital: assim é a sociedade moderna do ponto de vista material. Mas não há deserto mais imóvel e silencioso, vazio e lúgubre do que esta mesma sociedade para o olhar espiritual daquele que sabe ver. Sua mão direita distribui pródiga e livremente prazeres efêmeros, mas de alto custo, enquanto a mão esquerda agarra avidamente os restos e freqüentemente se nega a atender as necessidades da ostentação. Toda nossa vida social é resultado e conseqüência daquele autocrata e déspota chamado Egoísmo. Até a vontade mais forte se torna impotente diante da voz e da autoridade do Eu.
NOTAS:
[1] Em inglês, "sheep" não significa apenas carneiro ou ovelha, mas uma das principais acepções da palavra é "pessoa tola, estúpida". Em português, este último significado aparece mais raramente.
[2] "Aqui" - isto é, na Inglaterra do século 19, onde o texto foi escrito.
00000000000000000
Visite sempre link , link e link .
Acompanhe nosso trabalho no Facebook . Siga-nos pelo Twitter .
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected] e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
000
Artigo originalmente publicado em link
link









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Amigos da Teosofia -- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |