RELACIONAMENTOS POSSESSIVOS - COMO SUPERAR
Atualizado dia 7/25/2011 11:28:28 AM em Espiritualidadepor Núcleo Integração do Ser
Não sentir ciúme também seria não reconhecer que você é humano, mas daí perder o controle emocional é uma manipulação comportamental. Vale a pena refletir sobre o estado de FELICIDADE que tanto desejamos. Ele é a trajetória, não a chegada. Se pudéssemos manter ao nosso lado a pessoa que amamos, mas se ao olharmos para ela percebermos que é uma pessoa infeliz, como poderíamos SER FELIZES?
Em geral, possuímos carências muito grandes e atribuímos ao outro a busca e a satisfação de nossos próprios desejos e vontades; ambos passam a ser um objeto na relação, que mais tarde, facilmente serão trocados.
Num relacionamento de possessividade existe alguém que aparentemente controla, colocando todas as suas vontades, e outro que se submete. Normalmente quem se submete começa a se sentir sufocado, só que por trás dessa submissão existe a sensação de que o outro dará conta de todas as suas questões.
Por outro lado, a outra pessoa (quem submete) também sente essa submissão como algo que lhe dá certo poder, mas ao mesmo tempo inconscientemente existe um desprezo em relação à pessoa submetida.
Esse relacionamento gera uma relação de dependência e co-dependência, pois ao mesmo tempo, quem aparentemente domina e também quem se submete, não consegue entrar em contato com as suas questões pessoais e mantém essa relação exatamente para encobri-las. As pessoas em geral buscam encobrir o seu vazio existencial dentro de relações que geram a dependência e a co-dependência.
Existe a dificuldade de entrar em contato com aquilo que se quer, ocupando esse lugar com a vontade do outro. Um faz a vontade do outro, mesmo sem querer, um manda e o outro obedece. A dependência e a co-dependência não deixam espaço para um relacionamento; o tempo todo há uma limitação e permanece uma vontade, uma necessidade de se sentir importante.
O único jeito de evitar problemas numa relação é dando liberdade, deixando o outro fazer as escolhas de acordo com suas necessidades.
Quem ama deixa livre, é simples e direto.
Libertar é um passo decisivo no combate ao ciúme e ser FELIZ.
Experimente se colocar num AUTOCONHECIMENTO e descobrirá o caminho desejado para sua SUPERAÇÃO PESSOAL.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 69
NÚCLEO INTEGRAÇÃO DO SER Integrando o Ser à Vida Desenvolvendo a vida do Ser. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |