Sexualidade e Espiritualidade



Autor Maria Isabel de Oliveira
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 07/08/2011 14:27:10
"O nosso inferno pessoal está nas profundezas do nosso corpo, na cavidade pélvica, onde a nossa sexualidade é agrilhoada. Lá estão as raízes da nossa verdadeira espiritualidade, a base da corrente da kundalini. É no útero que a vida começa e onde experimentamos pela primeira vez o contentamento do paraíso." (Alexander Lowen).
A espiritualidade é uma função do corpo todo. Dissociada da espiritualidade, a sexualidade passa a ser um ato puramente físico. Quando há entrega plena do espírito em uma ação, o eu transcende e a ação torna-se espiritual. Essa transcendência pode ocorrer de forma intensa, no ato sexual, quando este propicia a fusão de duas pessoas na dança da vida. No momento da fusão os amantes transcendem as fronteiras do eu e sentem a conexão com o universo.
No orgasmo e na experiência mística há um senso de comunhão com as forças superiores do universo. Na experiência mística, a pessoa abandona o seu eu, e, no orgasmo, o eu é devorado por enorme carga de energia e sentimento. A rendição do eu e a perda do ego ocorrem no auge do orgasmo. A rendição do eu opera no sentido de satisfazer esse mesmo eu, enquanto a rendição do eu, no sexo sem amor, é destrutiva. Na transcendência sentimos que somos possuídos pelo espírito e não que temos um espírito.
A transcendência também é atingida através de atos de natureza não sexual, como por exemplo o ato criativo. Na transcendência do ato criativo são necessárias a inspiração e a paixão. Na inspiração do trabalho artístico, um toque do espírito divino leva o artista a renunciar ao seu ego e a fundir-se à sua obra de arte. Esta contém uma energia capaz de sensibilizar profundamente os espectadores e os executantes e até parece ter vida própria. A produção de um novo ser vivo é o maior ato criativo que conhecemos. Visto dessa forma, podemos dizer que o ato sexual é a essência da criatividade.
A falta de paixão nas relações sexuais é responsável pela incapacidade de experimentar a reação orgástica que leva à transcendência. A graciosidade está presente na pessoa verdadeiramente sexual. Ter graciosidade é ter um corpo flexível, no qual há um fluxo de excitação e uma sensação de vivacidade e prazer durante o movimento. Quando amamos nosso parceiro sexual com todo amor do nosso coração a união é tanto espiritual, quanto sexual.
Todas as religiões admitem que para o homem se unir a Deus precisa renunciar ao seu ego. Um ato de amor sexual é a melhor maneira de efetuar essa renúncia.
A força sexual é uma expressão da consciência que busca a fusão. E fusão também chamada de integração, unificação ou unidade, é o propósito da criação. A meta final de todos os seres divididos é reunificar os aspectos individualizados e separados da consciência maior com o todo. Os aspectos divididos são integralmente ligados a uma grande força que motiva as pessoas a lutar pela unificação. A atração dessa força é irresistível: ela existe em todos os organismos - até nos inanimados, nos quais a inteligência e a percepção humanas ainda não são capazes de observá-la.
O poder da sexualidade, na sua forma mais ideal, é capaz de transmitir mais plenamente do que qualquer outra experiência humana o que são o contentamento espiritual, a unidade e a intemporalidade. Na experiência sexual total, cada parceiro rompe as fronteiras do tempo e da separação onde a mente limitada o aprisionou.
Como a consciência humana, limitada e cega, simplesmente tateia no escuro, muitas vezes a atração que se sente não é pela pessoa real, mas por uma imagem que a mente cria, quanto ao que o parceiro deveria ser, para atender às necessidades imaginárias. A dimensão real, nesse caso, muitas vezes é totalmente ignorada ou teimosamente negada.
Quando dois seres humanos se fundem, conscientes de que existe dentro deles um mundo espiritual onde podem descobrir sua unicidade, ocorre a união espiritual. O tremendo poder criativo da força sexual gerada através da união em todos os níveis tem vida própria, que se realimenta constantemente, nos aspectos positivos e negativos. Participando dessa vida os parceiros que buscam a união colocam em movimento alguma coisa que adquire impulso próprio, como uma corrente que a personalidade humana precisa aprender a seguir.
Os relacionamentos satisfatórios, portanto, sempre refletem o grau de união interior de uma pessoa. Quem não consegue juntar-se aos outros, provavelmente tem alguma desunião interna. A união entre os sexos é satisfatória na medida em que os dois parceiros estão em harmonia interior. Só quando essa condição é observada é que pode instaurar-se a harmonia entre eles. A união harmoniosa evolui até a fusão total. A fusão total é a concretização do auge dos dois movimentos. O ponto de fusão chamado orgasmo, é a consumação da união de dois parceiros amorosos; a meta é alcançada em espírito, na medida em que a fusão é possível para as entidades envolvidas em qualquer ato criativo. Essa experiência criativa só é atingida com a renúncia ao lado negativo e às defesas egoístas, e com a acolhida da espontaneidade e o movimento involuntário para a união, que emanam do mais recôndito de cada ser. A experiência criativa continuará a ampliar-se até ocorrer a união total com o Todo. A entidade, então, permanece no ponto de fusão, num gozo espiritual interminável.
Mas, enquanto o universo não se completar, preenchendo o vazio com luz espiritual, o orgasmo na criação só pode ser temporário. Por conseguinte, os parceiros ficam novamente separados e continuam se esforçando cada vez mais, até que um seja tudo e tudo seja um, até que não exista mais escuridão, mas prevaleçam apenas a luz espiritual, a verdade e a beleza.
A fusão em todos os níveis da personalidade significa a fusão de todas as energias corporais o que é muito raro acontecer. Quando a fusão ocorre em todos os planos, físico, emocional, mental e espiritual, a união não ocorre apenas entre os parceiros, mas também com Deus. Eles vêem Deus no parceiro e em si mesmos.
Alquimicamente um beijo é muito mais do que um contato físico de intimidade, uma vez que o que ocorre no beijo envolve energia, somada a uma transferência de vitalidade por meio da respiração e da saliva.
Um beijo é um ato poderoso de transferência de energia em muitos níveis, visando criar uma ponte de amor. Todos os fluídos do corpo, principalmente o sêmen e a secreção dos fluídos vaginais, carregam a força vital do indivíduo. A compreensão disso é suficiente para fazer o indivíduo parar e considerar, não apenas as suas intenções, mas, também, a santidade da vida manifesta em toda parte, os poderes da força vital e a magnificência do Espírito de Vida maior que a tudo impregna.
Retirado da Monografia "Análise Bioenergética e Espiritualidade: Eis a questão" arquivada na biblioteca da UEMG - FaE- Belo Horizonte. Autoras: Leonila Maria Meinerz, Maria Coely de Matos, Maria Isabel de Oliveira, Maryalle Rabelo Pires Martins, Telma Drumond Carvalho.









Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |