Símbolos associados ao corpo III




Autor Marisa Petcov
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 17/01/2012 13:28:31
Continuando com a simbologia do corpo...
A coluna vertebral, a árvore da vida
A coluna vertebral é a árvore da vida, plantada no meio do Jardim do Éden. Reencontrar a coluna vertebral é reencontrar seu eixo e o eixo do mundo. É reencontrar seu lugar no paraíso.
É comum escutarmos que determinadas pessoas não têm coluna vertebral, que elas não têm estrutura interior. Nestes casos, verificamos que a coluna vertebral tem ligação com a falta de um verdadeiro pai na vida dessas pessoas. Quando se fala de pai, fala-se de uma palavra que nos estrutura. Todos nós temos necessidade de ternura, de sermos envolvidos pela mãe e, ao mesmo tempo, temos necessidade de estrutura, da palavra que nos informa.
Preste atenção
Como foi a sua relação com seu pai? Ele foi presente? Ausente? A presença e a ausência de pai estão ligadas à presença e ausência da coluna vertebral.
Pescoço - garganta, o elo entre a cabeça e o coração
O pescoço é o elo entre a cabeça e o coração. Às vezes, este elo está rompido. A palavra angústia vem do latim e significa cerrar, fechar. Estar angustiado é estar com a respiração bloqueada, com a garganta cerrada.
Há palavras que permanecem em nossa garganta e nos impedem que a inteligência desça ao coração. Daí a importância de desnudar essa palavra que ficou presa em nossa garganta.
Preste atenção
Você fala com a voz do coração?
A nuca, inteligência flexível
A nuca fala da flexibilidade, de ver o mundo acima, embaixo, direito, esquerdo. Quando se fala de pessoa de nuca rígida, refere-se a uma pessoa que é limitada, de espírito estreito.
Preste atenção
Como você lida com as mudanças?
As mãos, firmar um conhecimento
Em hebraico, a mão é simbolizada pela letra Y (yod), que encontrada no tetragrama YHVH significa (Yod hé vav he), divino. A palavra mão está ligada ao conhecimento. Tocar, apertar a mão, é firmar um conhecimento.
Quando fazemos algo com as mãos nosso mental se acalma.
Tem relação com levar a algum lugar, como crianças de mãos dadas com os pais.
Preste atenção
Como tem sentido suas mãos? Como é o contato delas com o mundo a sua volta e com você?
A cabeça
No rosto, encontramos a mesma escada do corpo. A boca relaciona-se à fase oral. A mandíbula à fase anal, está ligada às nádegas. Mandíbula contraída, nádegas contraídas. O nariz relaciona-se com a sexualidade. As maçãs, ao ventre. Boa saúde = bochechas rosadas. Os olhos são ligados ao coração. A testa nos relaciona com estado mental, do pensamento (rugas). As orelhas são a capacidade de escutar.
Preste atenção
Como você está falando? Escutando? Cheirando?
Baseado no livro de Jean-Yves Leloup, O corpo e seus símbolos
Marisa Petcov
Terapeuta holista, Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis
email: [email protected]
tel.: 11 9212 8169









Presidente da AME - Agência de Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |