TODA NATUREZA É CONSCIENTE - Autor: Carlos Cardoso Aveline




Autor Amigos da Teosofia
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 5/13/2013 9:23:59 AM
:: Nada Está Destituído de Vida ou Inteligência ::
Autor: Carlos Cardoso Aveline
A psicologia "moderna" mantém uma triste ilusão antropocêntrica: a ilusão segundo a qual o ser humano é o dono exclusivo da consciência.
Assim como outras áreas de conhecimento científico, a psicologia convencional parte da premissa de que o universo é inconsciente. Ela pensa que o mundo vegetal também é inconsciente. Ela vai além e considera que o mundo animal é inconsciente, e que o próprio ser humano é, amplamente, governado por algo que ela insiste em chamar de "inconsciente".
O que vemos nesta situação é uma forma estreita de consciência imaginando que só ela própria é consciência, e que tudo o mais no universo é destituído de inteligência.
A arrogância - neste caso - é diretamente proporcional à ignorância. Em pleno século 19, H.P. Blavatsky escreveu:
"A ordem inteira da natureza evidencia uma marcha progressiva em direção a uma vida mais elevada. Há um planejamento na ação das forças aparentemente mais cegas. Todo o processo de evolução, com suas adaptações intermináveis, é uma prova disso. As leis imutáveis que eliminam as espécies fracas e frágeis, abrindo espaço para as fortes, e que asseguram ‘a sobrevivência do mais adaptado, embora sejam cruéis na sua ação imediata - trabalham todas em função daquela grande meta. O próprio fato de que ocorrem adaptações, e que os mais adaptados realmente sobrevivem na luta pela existência, mostra que o que é chamado de ‘Natureza inconsciente constitui na verdade um agregado de forças manipuladas por seres semi-inteligentes (Elementais) guiados pelos Espíritos Planetários Superiores (Dhyan Chohans), cujo agregado coletivo forma o verbum manifestado do LOGOS imanifestado, e constitui ao mesmo tempo a MENTE do Universo e a sua LEI imutável." [1]
E H.P. Blavatsky acrescenta, na edição original do texto, a seguinte nota de rodapé:
"Tomada em um sentido abstrato, a Natureza não pode ser ‘inconsciente, porque ela é a emanação da consciência ABSOLUTA e portanto é um aspecto desta (no plano manifestado). Onde está o homem suficientemente audaz para pretender negar que a vegetação e mesmo os minerais têm uma consciência própria e peculiar? Tudo o que ele pode dizer é que esta consciência está além da sua compreensão."
"As células de toda vegetação, bem como as da vida animal, são dotadas de um elevado grau de inteligência. (...) Pelo fato de que muitas formas animais (inclusive o homem) vivem de devorar os animais menores e mais fracos, a ‘inteligência celular desses animais que entram no homem e se tornam parte dele traz consigo o medo nascido da experiência de ter sido comida viva." [2]
De fato, a literatura teosófica ensina que comer carne - isto é, devorar cadáveres de animais - é algo que embrutece o ser humano; e este embrutecimento começa pelo nível da inteligência celular.
Napoleon Hill aborda a interação entre as emoções e os órgãos digestivos do ser humano: "Sabe-se que os aborrecimentos, as emoções ou os temores interferem com o processo digestivo e, em casos extremos, detêm inteiramente este processo (.....).
É claro, pois, que o espírito cumpre um papel na química da digestão e da distribuição dos alimentos" [3]
Napoleon Hill discute a relação entre o estado de espírito do indivíduo e a inteligência celular do seu corpo físico:
"A preguiça não é mais do que o resultado da ação de uma mente pouco ativa sobre as células do corpo. (.....) As células agem de acordo com o estado mental, exatamente da mesma maneira como os habitantes de uma cidade agem de acordo com a psicologia da massa que a domina. Se um grupo de cidadãos eminentes procura fazer com que a cidade adquira a reputação de ‘progressista, esta açãoinfluencia a todos os que vivem ali. Uma mente ativa e dinâmica conserva as células do corpo em constante estado de atividade." [4]
E ainda: "Os pensamentos dominantes na nossa mente - ou seja, os pensamentos mais profundos e freqüentes que nos vêm - influenciam a ação do nosso corpo. Cada pensamento posto em ação pelo cérebro atinge e influencia todas as células do corpo." [5]
Não existem, portanto, coisas ou seres inconscientes. Existem apenas seres e objetos cuja consciência nós ainda somos incapazes de perceber. Em algum momento, a psicologia convencional terá que adequar-se à verdade dos fatos e ir além da pretensão darwinista do século 19, segundo a qual a única forma existente de consciência é a consciência verbal do hemisfério cerebral esquerdo do ser humano, aquela consciência que rotula e classifica, e que julga o futuro com base no passado. Na verdade, toda natureza é consciente, embora nem todos os seres tenham a consciência individualizada, ou percepção auto-consciente. Além disso, é importante saber que a percepção auto-consciente - de acordo com o budismo e a filosofia esotérica - é também uma forma de ilusão, demaya. Para que se alcance a sabedoria, ela deve ser transcendida, ao mesmo tempo que é preservada como instrumento. O hemisfério cerebral esquerdo é útil, mas as inteligências das outras áreas cerebrais também devem ser usadas.
NOTAS:
[1] "The Secret Doctrine", Helena P. Blavatsky, "Theosophy Company", Los Angeles, volume I, pp. 277-278. Na edição da Ed. Pensamento, SP. Ver "A Doutrina Secreta", vol. I, pp. 308-309.
[2] "A Lei do Triunfo", de Napoleon Hill, José Olympio Editora, RJ, 18ª Edição, 1997, 736 pp., ver p. 132.
[3] "A Lei do Triunfo", obra citada, p. 58.
[4] "A Lei do Triunfo", obra citada, p. 609.
[5] "A Lei do Triunfo", obra citada, p. 614.
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