UM OBSERVATÓRIO DE ALMAS - Autor: Carlos Cardoso Aveline



Autor Amigos da Teosofia
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 11/04/2013 06:52:29
:: Há Textos Que Devem AmadurecerLentamente, Até Chegar a Hora da Publicação ::

Uma cena reconstituindo a biblioteca de Alexandria, no Egito
O texto "O Observatório de Luxor" [1] foi escrito em torno do ano 2000 e revisado e atualizado um grande número de vezes, até ser publicado em abril de 2013. Meses antes da sua publicação, foi discutido entre os membros da coordenação do e-grupo SerAtento.
Trata-se de um dos textos mais técnicos que há em https://www.filosofiaesoterica.com/ e seus websites associados sobre o trabalho dos Mestres pela nossa humanidade. Alguns leitores podem considerá-lo cansativo e complexo: certamente é longo. Nossos sites não podem ter apenas textos acessíveis e de fácil compreensão. Há que ter também textos mais difíceis, quando são abordados temas que requerem longo estudo. Quero citar duas ou três razões para o fato de que, depois de sentir durante mais de uma década que "O Observatório de Luxor" abordava temas demasiado esotéricos para vir a público, liberei o artigo para publicação em 2013.
O primeiro motivo está no fato de que uma compreensão histórica do impulso interno e espiritual que deu origem e ainda hoje inspira o movimento teosófico nos ajuda a renovar nossas energias na luta e no esforço do século 21, em direção a 2075 e mais além. Não devemos trabalhar com perspectiva imediatista. O passado permite compreender o futuro.
Um segundo motivo é que, em meio a tantas coisas superficiais e irresponsáveis ditas hoje sobre mestres de sabedoria, passa a ser adequado publicar estudos documentados, feitos com cuidado, e tendo como fonte documentos autênticos. Deste modo, ao lado da desinformação e da pseudo-informação do esoterismo água-com-açúcar, circulam também textos sérios e com base na teosofia original. Quando abordamos o tema do discipulado, deixamos que o leitor compare o autêntico e o água-com-açúcar e faça sua própria opção. A partir do momento em que o leitor tem acesso à literatura autêntica, que aponta para o "caminho íngreme", o carma da escolha passa a ser dele.
Um terceiro motivo para a publicação decorre da força adquirida pelo trabalho dos nossos websites associados. O impulso do esforço solidário requer a publicação de estudos sobre a natureza da inspiração superior que sustenta o trabalho teosófico.
Um quarto motivo está na necessidade de reforçar, dentro das nossas possibilidades, aquilo que alguns estudantes chamam de "Antahkarana Coletivo", nos termos do texto "O Muro Que Protege a Humanidade".[2] Para avançar, para ter uma visão adequada de futuro, é preciso estudar, refletir e investigar o fato de que a humanidade não está só. Existem seres que vivem acima do reino humano, em suas consciências. Eles mantêm uma individualidade humana apenas por um sentimento de compaixão e de compromisso com o nosso crescimento e com a evolução do planeta como um todo. Estes seres não aparecem em seções espíritas. Não fazem elogios pessoais a supostos discípulos. Não participam de "canalizações". Não desejam ser adorados. Os retratos que circulam como sendo deles são todos falsos, e no caso de um ou dois retratos total ou parcialmente autênticos - uma exceção - eles estão amplamente desatualizados, porque são do século 19.
Mas estes seres agem naquele silêncio que paira acima das palavras e é feito de pura compreensão.
Elevando-nos, purificando nossos corações e nossas intenções, ampliaremos nossos horizontes e o contato com nossas almas imortais. É assim que fortaleceremos nossa presença no plano do puro ideal humanitário em que os verdadeiros discípulos - e os seus mestres - operam.
O discípulo é alguém que tem suficiente autoconhecimento para poder esquecer de si mesmo e dedicar-se à causa da humanidade.
A decisão de publicar "O Observatório de Luxor" ocorreu de modo espontâneo. Durante meses, uma versão impressa dele já não saiu de cima da minha mesa de trabalho, até que o texto emergiu como artigo que devia ser colocado na reta final para publicação imediata. Agradeço a importante revisão de Joana Pinho e Sílvia Caetano de Almeida. A sua publicação resultou do excelente trabalho feito pelos membros do e-grupo SerAtento e websites associados, e ele é dedicado aos Atentos.
(C. C. Aveline)
NOTAS DO TEXTO:
[1] Publicado em PDF e disponível através da Lista de Textos em Ordem Alfabética de https://www.filosofiaesoterica.com/ .
[2] Disponível através da Lista de Textos em Ordem Alfabética de https://www.filosofiaesoterica.com/ .
000
Convidamos nossos leitores a visitarem nossas páginas no Facebook FilosofiaEsoterica.com e TheosophyOnline.com , e os sites www.TeosofiaOriginal.com , www.VislumbresdaOutraMargem.com eAmigosDaTeosofia.com .
Acompanhe nosso trabalho no Facebook . Siga-nos pelo Twitter .
Os interessados em um estudo diário da filosofia esotérica original devem escrever a [email protected] , perguntando
como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
000
Fraternalmente,
Os editores









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Amigos da Teosofia -- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |