Urticária e a Microfisioterapia
Atualizado dia 3/24/2011 2:24:01 PM em Espiritualidadepor Dra Viviane Rocha
A urticária trata-se de uma doença de pele bastante freqüente que se caracteriza por lesões avermelhadas, acompanhadas de prurido e coceira. É considerada crônica quando as lesões ocorrem diária ou quase diariamente, por um período superior a seis semanas. Os sintomas podem afetar todo o corpo, inclusive vias aéreas, comprometendo assim a respiração e em alguns casos, há o risco de fechamento de glote.
Assim como na maioria das doenças de pele, a urticária é uma doença auto-imune, o início pode estar ligado a fatores ambientais e emocionais. Levando em consideração a importância da pele no desenvolvimento psíquico do indivíduo, podemos pensar na possibilidade de uma falha nesse processo como desencadeante da doença. Dessa forma, o aspecto emocional do paciente é considerado decisivo no início ou exacerbação dos sintomas, ou seja, o sofrimento emocional vivenciado pelas pessoas favorece e/ou desencadeia a urticária assim como outras doenças de pele e outras doenças auto-imunes. A maioria dos sofrimentos, dos acontecimentos vividos são estressantes, angústias, perdas, entre outros fatores.
Estes acontecimentos podem ter sido sofridos em qualquer fase da vida. Aqueles que o organismo conseguiu assimilar e eliminar, como é sua função, não tem influência nenhuma na saúde do indivíduo. Porém, alguns são mais fortes e ultrapassam o limiar do organismo de eliminação, sendo assim, eles ficam inscritos nos tecidos, como uma memória e desorganiza um tecido ou órgão provocando o desenvolvimento das doenças (como no caso, a urticária).
Através da Microfisioterapia, reencontraremos os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganização do tecido ou órgão e por conseqüência desenvolvimento das doenças. Isso através de micropalpações na pele, onde além de identificar e datar o acontecimento, através de atos manuais que simule em micro-escala a origem do trauma, iremos desencadear o mecanismo de auto correção e assim é possível restabelecer o equilíbrio do organismo, restaurando a vitalidade dos tecidos que foram afetados e por conseqüência obter uma melhora da saúde e qualidade de vida.
Neste ponto podemos observar como a microfisioterapia pode ajudar no tratamento desta assim como de muitas outras doenças de pele e doenças auto-imunes.
Dra. Viviane Ramos de Toledo Rocha Camargo
[email protected]
https://www.microfisioterapia.com.br/
Texto revisado
Escolheu a formação em Microfisioterapia como sua principal ferramenta de trabalho. É uma das pioneiras na técnica, tendo como professores os franceses criadores Daniel Grosjéan e Patrici Bénini. Além das técnicas integrativas: Balanceamento Muscular, Thetahealing®, PYSCH-K, Leitura Biológica, Reequilíbrio Somato Emocional, Terapia Craniossacral. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |