Menu
Somos Todos UM - Home

Você espera o arrependimento dos outros?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Katia Santos Julio

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 7/1/2011 7:21:28 PM


Você costuma esperar que o outro se arrependa da dor que lhe causou ou esquece procurando viver sua vida sem más recordações?

Para quem consegue esquecer uma ofensa com facilidade eu tiro o chapéu porque já esperei muito pelo arrependimento alheio. Hoje vejo que não vale a pena.

Por ter sido machucada com palavras e atitudes eu sempre ficava imaginando o dia em que a pessoa que me machucou se arrependeria e me pediria desculpas. E me culpava por não ter agido de forma diferente com o outro, como falar o que eu pensava ao invés de ficar quieta e muitas vezes engolir sapo.

O inconformismo era por faltar coragem para me defender. Cheguei ao ponto de me questionar se tenho direito de ter atitudes defensivas ou se sou obrigada a agüentar tudo.

Vejo que assim como eu lamento por não ter agido da forma como eu queria, as pessoas que tiveram atitudes agressivas não entendem o porquê da falta de controle e como puderam ir tão longe.

Aprendi que certos comportamentos, não estão dissociados da pessoa, são frutos do seu inconsciente.

Lembro de um convite que recebi de um ex chefe para trabalhar com ele novamente em outra empresa há uns cinco anos atrás. Aceitei a proposta e passei a ganhar mais, mas não gostei do emprego. Fiquei com raiva.

Reclamava, discutia com ele e ainda saia mais cedo do trabalho para fazer entrevistas. Não agüentando de curiosidade, ele me chamou para conversar sobre o porquê de sair cedo quase todos os dias. E eu ainda admiti na cara dura que estava procurando outro emprego.

Quando me desliguei da empresa minha consciência despertou para o fato de que por mais que eu não tenha gostado daquela ajuda alguém me deu uma oportunidade. A partir daquele momento a reclamação deu lugar à gratidão porque aprendi a ver o lado positivo das situações, mas antes disso eu estava inconsciente. Não me culpo por não ter tido outra atitude. Naquele momento não era possível.

O mesmo vale para atitudes como saber dizer não ou ter coragem para enfrentar diversas situações .

Antes de tudo há uma construção interna porque a menos que você tenha consciência do que pode fazer, será paralisado pelo medo.

Semanas atrás, ao assistir um trecho da comemoração do aniversário de 80 anos de Fernando Henrique Cardoso no Fantástico, prestei atenção ao comentário que ele fez: “... que eu possa continuar dizendo o que eu penso com sinceridade, com tranqüilidade, sem querer magoar ninguém...”

A partir desse comentário, tomei consciência de que não é porque eu falo o que eu penso que tenho a intenção de machucar.

Então agora fico mais a vontade para falar o que eu penso.

Portanto se você está esperando o arrependimento de alguém, esqueça, porque isso é guardar rancor e mágoa, além de ser um incentivo para que o outro carregue uma culpa que pode resultar em problemas. E sei que é difícil perdoar. Mas eu consegui perdoar as pessoas quando aprendi a perdoar a mim mesma e o que contribuiu para o autoperdão foi entender que não foi possível ter outras atitudes no passado.

Você só pode agir conforme a sua consciência.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Katia Santos Julio   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa