Você já ouviu falar sobre o ato de Bater Cabeça e pedir benção na Umbanda?
Atualizado dia 2/7/2022 7:02:31 PM em Espiritualidadepor Luciane Z.
Ali está fundamentado todas as forças espirituais de um templo de Umbanda.
Ao chegar diante de um altar mais conhecido como "Congá", na maioria das casas, durante a ritualística de abertura dos trabalhos, nós posicionamos nosso ori (cabeça/coroa) para saudar aos Orixás, Guias Chefes da casa e Guias de trabalho, pedir licença aos mesmo, e também proteção para os trabalhos mediúnicos, ou apenas para orar.
É um ato de respeito e hierarquia ao sagrado. Jamais um ato de submissão.
Na religião de Umbanda temos a tradição de deitar no solo (geralmente se usa um pano de bater cabeça, atentem, pois esse pano é diferente do pano de cabeça (usado pelas mulheres) ou filá (usado pelos homens) ou esteira de palha, com a coroa voltada para o congá.
Em algumas casas mais tradicionais, há a prática de "pedir a benção" aos Pais de Santo/ Sacerdotes / Zeladores de santo, onde se beija a mão dos mesmo, podendo também em algumas casas ter que ajoelhar e bater cabeça nos pés dos dirigentes. Mas veja, não somos divindades nem santidades, estamos em processo evolutivo assim como nossos filhos, temos apenas obrigações direfentes diante da condução e administração de um terreiro, por esta razão, não vejo a necessidade de tanta "formalidade" por falta de palavra melhor a ser usada, pois respeito e entendo cada Pai/Mãe que assim o faz.
Em nossa casa, apenas pedimos a benção aos sacerdotes do templo, nos cumprimentado normalmente com um beijo e/ou um abraço. Gostamos dessa simplicidade sem perder a verdadeira raiz da religião.
Abençoar é ato de desejar o bem a quem se quer bem, por esta razão, aceite os desejos de benção com amor e gratidão de seus dirigentes em sua casa de Axé, pois eles os abençoam em nome de Olorum (Deus) e dos Orixás.
Que Pai Olorum abençoe a todos!
Mãe Lu - Tenda Luzes de Aruanda.
Avaliação: 5 | Votos: 2
Conteúdo desenvolvido por: Luciane Z. Vegetariana, Marketeira, estudante de temas de espiritualidade, e estagiária no Somos Todos Um. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |