Você se sente motivado?
Atualizado dia 9/25/2014 2:49:47 PM em Espiritualidadepor Nadya Prado
Motivação é considerada, no âmbito profissional, um incentivo, uma mola propulsora. Porém, ninguém é verdadeiramente motivado por impulsos externos, por longos períodos, sem que haja em si a vontade, o ímpeto.
Temos a prova disso em tantas pessoas, que apesar de terem um bom emprego, uma boa vida financeira, estão em depressão, desmotivadas, sem vontade de viver. Então, aí está a confusão. Um bom salário e benefícios criam expectativas de uma vida melhor, mas, com o tempo o ser vivencia a frustração, porque a felicidade não vem de fora, ela é interior.
A motivação é sentimento de estar presente e participativo no conjunto da vida. Qual o melhor motivo para a ação? Presença, sim, contemplação. Não faça nada pelo amanhã, faça pelo agora. Amanhã são expectativas e ansiedades, hoje é plenitude.
Contemplação é um estado de presença na vida, sem interferências da mente com o passado ou com o futuro.
Hoje eu sou feliz, não amanhã. Eu quero contemplar a vida e isso é motivação. Eu amo a natureza e me sento diante dela e me uno a ela. Eu amo compartilhar com você e me sento diante do computador e escrevo para você agora!
Isso é motivação! Não penso se me trará benefícios para o amanhã, se garantirá meu futuro... Apenas faço o que quero aqui e agora.
Se está desmotivado com seu trabalho, reflita e seja corajoso! Assuma o seu verdadeiro ser. E se não pode deixar seu emprego agora, então, faça algo que compense essa tristeza interior. Entretanto, aviso que será algo passageiro e logo você voltará ao mesmo estado de tensão.
Sei que as perguntas básicas são: - Como sair dessa? Como largar tudo? De que vou viver?
Outro dia, alguém me disse que precisava de um lar, que precisava de seu espaço. Meu eu superior lhe respondeu:
“Seu lar é seu planeta!” Por que não confia na vida e se entrega a ela? Por que não confia em Deus e na natureza que lhe proverão o sustento?
Tenho filhos para sustentar, tenho impostos, tenho tantos compromissos financeiros!
E felicidade, você tem?
Você está cheio de medo, expectativas e ansiedades sobre o amanhã.
Entregue-se e pare de lutar. Viva! Sinta prazer pela vida!
O prazer pela vida não está no dinheiro, não está no outro, não está no amanhã... Você não tem que competir com o outro, não tem que ganhar um premiação...
Motivação é viver aqui e agora! É tão simples...
Quando você entender a motivação, então, não haverá mais problemas com seu trabalho seja ele qual for.
Se você é um “gari” e faz o seu trabalho, contemplando em estado motivado, você é feliz hoje e não se preocupa com o amanhã.
Se você é um empresário, vai para seu escritório e faz o seu trabalho em contemplação no aqui e agora, não sofrerá de um ataque cardíaco, de crises de ansiedade ou outros transtornos. Você se sentirá pleno e não precisará trabalhar 20 horas por dia para dizer: “Eu fiz a minha parte”. Isso é falso e não será suficiente, porque não houve presença.
E isso serve para todas as coisas da vida. Se você está sozinho, sofreu uma decepção amorosa e coloca sua energia nessa dor, então ficou estagnado no passado e acha que o outro era sua motivação.
Você está errado, está parado na ilusão... Perceba que só depende de você, estar motivado não é algo que se compra, como um livro de autoajuda. Eu tenho um cliente que se perde em meio a tantos livros. Ele busca sua cura, sua transformação interior, busca conhecimento. Mas, ele apenas fica na “mente” e lá ele sofre...
Ideais não servem para nada se não colocados em prática.
O que eu quero lhe dizer é que você precisa se libertar dessa pessoa infeliz e entender o que é motivação, sem confundir com ansiedade, expectativas e até lembranças. Essas coisas são ilusórias.
Motive-se, viva aqui e agora, aceite e seja feliz!
A prática do wei wu wei (agir sem agir) nos ensina a viver em contemplação e motivados no presente. Vivenciando o momento sem expectativas e com plenitude.Viver em harmonia com a natureza e com nossa essência sem imposições que nos afastem de nosso "ser".
"Dirige, observando o princípio de manter tranqüilidade! Cada ação deve ser viável e oportuna. O que não almeja estar à frente dos outros, pode evitar muitos erros. Não há que derramar água em um vaso cheio. E não tem nenhum sentido afiar a lâmina de uma faca demasiadamente. Ou se a sala inteira está coberta com ouro e jaspe, quem poderá guardá-la? O excesso em tudo causa a desgraça.
Quando o trabalho é terminado, o homem deve se afastar. Tais são as leis de harmonia, sugeridas pelo Tao.
Para manter a tranqüilidade, terá que sentir a Unidade com Tudo. Então, não podem aparecer os desejos egocêntricos falsos".
Trechos do Tao Te Ching - Lao Tsé
Seja Amor!
Para saber mais sobre Nadya Prem e seu trabalho participe do blog https://www.psicologiaespiritualista.blogspot.com.br
Facebook https://www.facebook.com/nadyaprem , https://www.facebook.com/groups/espiritoespirito
Para agendar consulta envie e-mail para mailto:[email protected]
Avaliação: 5 | Votos: 3
Psicoterapeuta Transpessoal Técnica Naturopata, com extensão em Psicopatologias Psicanalíticas e Psicossomática Contemporânea., estudiosa dos estados alterados da consciência e transtornos psicológicos, inclusive mediunidade transreligiosa. Atendimentos online no skype Informações e agendamento envie email para [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |