ARCANO DO CRESCIMENTO - XV, O DIABO



Autor Yewa Lintz de Freitas
Assunto OráculosAtualizado em 4/2/2011 11:03:09 PM
O Arcano do Crescimento ou do Ano é o resultado da soma do dia e mês de nascimento e o ano em que estamos e a partir deste número fazemos a soma transversal até obter um número não maior que 22. Por exemplo, 26+12+2011=2+0+4+9=15. O Arcano do Crescimento age como uma força que o leva em uma determinada direção.
Aqui temos o Arcano XV, O DIABO. No Tarot de Marselha, essa figura usualmente temida, aparece sob um pedestal, com o peito nu, e asas azuis. Segura displicentemente uma espada e usa uma espécie de elmo dourado na cabeça. Abaixo desse ser andrógino e com características sobre-humanas, vemos duas pequenas figuras com rabos e orelhas pontudas atadas ao pedestal.
O Diabo é confuso, ambivalente, ardiloso e hostil. Sua imagem está associada ao obscuro, a tudo que se opõe ao bem, e a todo tipo de dificuldade como indica a expressão: "Comer o pão que o diabo amassou". Ele nos suscita tanto medo, que alguns preferem imaginar que ele não existe. No entanto, se lançarmos um olhar verdadeiro para dentro de nós mesmos, logo percebemos que não somos anjos: qualidades e fraquezas compõem nosso mundo interno. E as guerras e a destruição que vemos no mundo externo confirmam sua presença no meio de nós, como uma força psicológica própria do ser humano: somos seres de luz e sombra.
Como lidar com uma figura tão complexa? Em primeiro lugar, com uma certa dose de humor. Aprender a rir de si mesmo, dando-se conta com naturalidade, de suas próprias imperfeições e das bobagens que faz ao longo da vida, ajuda a enfrentar o Diabo dentro e fora de si mesmo. Ele está aí para nos fazer crescer, para examinarmos com sinceridade nosso lado menos luminoso e aprender a integrá-lo a nossa maneira de ser.
Se por exemplo, a pessoa tende a ser muito racional, será "convidada" das mais diversas formas, a desenvolver sua sensibilidade, a escutar seu coração. Se é muito materialista, será estimulada a dar atenção a sua vida interior, ao mundo espiritual. Esse processo pode ocorrer em relação aos mais variados aspectos. O que importa é que o Diabo incita a integrar qualquer parte do ser que se encontra "nas sombras", separada do todo.
Precisamos "viver o Diabo" (no bom sentido) para nos tornarmos seres inteiros, plenos, conscientes de quem somos e de nossas decisões. Por mais paradoxal que possa parecer, o Diabo nos indica o caminho de cura, através do confronto com o que há de sombrio em nós.
Sob sua influência a pessoa tende a ser dotada de encanto e capacidade de persuasão. A sexualidade e as posses materiais são temas importantes. A inteligência é aguçada, tendo facilidade em decifrar enigmas e a perceber o lado oculto das situações. Há muita energia e facilidade de expressão verbal, favorecendo a área profissional e financeira. O Arcano dá uma disposição para as relações intensas, paixões e aventuras amorosas freqüentes.
O grande desafio da pessoa é lidar com seu lado menos desenvolvido. Essa integração se faz de maneira mais suave, quando aceitamos com tranqüilidade os convites que a vida nos coloca e nos abrimos para aceitar nossas fraquezas e limites como oportunidades para crescer como pessoa.
Infelizmente, nem sempre agimos assim e aí nosso lado sombrio surge nas explosões de humor, nas energias mais dirigidas para a guerra do que para a paz, nos mais variados tipos de dependência: material, de pessoas ou vícios.
Nessa situação podemos nos mostrar confusos, desorganizados, irritadiços, orgulhosos, invejosos, enfim, movidos por forças sombrias que agem como um alerta para que retomemos o caminho que conduz ao crescimento e a felicidade.
Humildade e humor são as melhores armas para lidar com nossos demônios. Dizemos que uma criança é um "diabinho", quando ela é arteira e está sempre "aprontando alguma". Essa imagem da criança irrequieta pode ser inspiradora, se essa energia for dirigida para o autoconhecimento e para o nosso aperfeiçoamento como ser humano.
Avaliação: 5 | Votos: 18




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Oráculos clicando aqui. |