ARCANO DO CRESCIMENTO - XII, O Pendurado
Atualizado dia 30/03/2011 22:15:39 em Oráculospor Yewa Lintz de Freitas
Aqui temos o Arcano XII, O Pendurado. que nos mostra um jovem preso por um dos pés a um tronco de árvore. As mãos estão atrás do corpo, e não sabemos se estão presas ou não. A expressão do Pendurado não denota sofrimento, talvez se encontre num estado meditativo.
A imagem lembra a figura mitológica celta - Odin. Segundo o Edda, livro sagrado dos povos nórdicos, Odin pendurou-se voluntariamente durante nove dias na Árvore do Mundo, Yggdrasil. A Árvore do Mundo fica no colo da Mãe Terra e une as diversas camadas do mundo, desde o subterrâneo, até atingir o céu com sua coroa. De Ygdrasil flui mel, que dá força e sabedoria. Quando se soltou de seus troncos, Odin havia descoberto as Runas, era um sábio e um mago poderoso.
O Arcano trata do tema do sacrifício voluntário, das coisas que fazemos por um bem maior, pelo bem dos demais e não movidos por nosso desejo e satisfação. Fala também das situações que por alguma razão somos compelidos a não agir e só nos resta esperar e "fazer de um limão, uma limonada". É como estar em um aeroporto e não ter teto. Podemos nos aborrecer e ficar irritados ou podemos aproveitar o tempo para ler ou passear pelas lojas ou simplesmente para pensar. A escolha é nossa.
Quem vive o Pendurado deve fazer a experiência de deixar de ser movido pelo ego e se deixar levar por sentimentos nobres, ou pelo desejo de alcançar um nível de consciência superior. O Arcano aponta para mudança de vida, para uma visão do mundo "diferente". Abertura espiritual, paz interior, dedicação completa a uma causa valiosa são favorecidas pelo Pendurado.
O sacrifício voluntário visa o aprimoramento de si mesmo e cumprimento da missão para a qual foi enviado. Em termos concretos podemos falar da capacidade de abrir mão de seus próprios desejos em função de outras pessoas, da capacidade de enfrentar situações difíceis e de cultivar qualidades como a capacidade de renúncia e de compaixão. O Pendurado vê o mundo com outros olhos. Busca o sentido mais profundo da vida e vai ao longo do tempo desenvolvendo a capacidade de aceitação do destino. Não se trata de mera resignação, mas de uma compreensão e conexão com forças superiores, um adentrar no mundo do sagrado, uma inversão na escala de valores, que coloca o espiritual acima do material.
A pessoa tende a valorizar os aspectos espirituais mais do que os materiais e a cultivar a compaixão. Há uma disposição para a renúncia, a se colocar disponível para o outro.
O Arcano aponta para mudança de vida, para uma visão do mundo "diferente", e representa o término de um ciclo, uma parada voluntária para uma nova etapa da vida.
O que vemos retratado no Arcano XII é a experiência de crucifixão. Doze corresponde ao signo de Peixes, primeiro símbolo dos cristãos. Doze corresponde a dezembro, mês em que se comemora o nascimento de Jesus. De diversas formas, O Pendurado relaciona-se com o caminho de Cristo. É um convite a viver essa experiência de forma positiva e atualizada, sem se deixar levar pela resignação ou auto-renúncia. Deve-se cuidar da energia, sem desperdiçá-la com coisas inúteis e direcioná-la para alguma causa nobre.
Para compreender um Pendurado, é necessário fazer a experiência de Odin. É o convite que é feito para quem tem este Arcano como carta de crescimento. Desejamos que seus esforços frutifiquem e contribuam para um mundo melhor!
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 85
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Oráculos clicando aqui. |