Menu
Somos Todos UM - Home

O Imperador -- A Força da Civilização

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alvaro Domingues

Assunto Oráculos
Atualizado em 21/08/2013 09:29:17


O ImperadorDa mesma forma que a Imperatriz é o arquétipo feminino por excelência, O Imperador é o arquétipo masculino por excelência. O homem, por ser incapaz de gerar, constrói. O Imperador é o Construtor da Civilização, que, em tese, se opõe à natureza. O homem também concebe. Então torna-se pai. Não é por acaso que o Tarot da revolução francesa o chama de Grand Père, Grande Pai (que também significa avô). O termos “pátria” também tem sua raiz em “pai”. A Nação (o povo, a terra e a cultura) é a Imperatriz. O Imperador é a Pátria: a organização política, os limites territoriais e as instituições.

O termo “conceber” tem outro significado: produzir uma ideia. A ideia é gerada na mente. Assim como o inconsciente é feminino, a mente consciente, arquetipicamente falando é masculina. O homem, do mesmo jeito que concebe um filho, concebe uma ideia com sua mente consciente.

Vejam bem: estas imagens são arquetípicas e não justificam nenhum preconceito de gênero.

O arquétipo pode ser entendido com uma força psíquica, que atua nos seres humanos independentemente de seu gênero ou orientação sexual. Assim teremos homens e mulheres capazes de conceber ideias e de participarem da estrutura de poder bem como homens e mulheres com sensibilidade e amor pela natureza. Há cientistas, governantes, poetas e artistas plásticos em ambos gêneros.

O Imperador e a Imperatriz podem estar em harmonia e assim teremos o que hoje se chama um “desenvolvimento sustentável”. Um povo feliz numa pátria estável, respeitando a natureza.

Se estiverem em desarmonia, com prevalecimento do Imperador teremos o desrespeito à natureza, o desvio do papel das intuições, a concentração do poder e, no limite, um governo totalitário. O lado negro do Imperador é bem visível: imperadores romanos, ditadores de qualquer coloração política, o imperialismo dos dias atuais, a corrupção e o favorecimento das elites em detrimento do povo.

Se por outro lado, se a Imperatriz prevalecer, pode ocorrer o abandono das instituições e a sua deterioração, podendo levar ao caos. O lado negro da Imperatriz é a Lei das Selvas, que paradoxalmente favorece o mais forte.

Se pensarmos no movimento pendular da história, um Imperador em desequilíbrio leva ao totalitarismo. Que vai gerar uma Imperatriz cheia de ódio e uma revolução. O poder é derrubado e surge um caos e torna-se necessário um novo Imperador, que vai no inicio tomar as rédias da situação e depois acumular poder gerando um novo desequilíbrio. O Exemplo mais claro é a Revolução Francesa: Absolutismo, Revolução, Reinado do Terror, Napoleão Bonaparte.

 


A Revolução Francesa é simbolicamente representada 
por uma mulher, uma das faces da Imperatriz.
 
O ideal seria um equilíbrio das duas forças arquetípicas. O Imperador e a Imperatriz lado a lado, em vez de um subordinado ao outro.

Isso vale para nosso interior também. Um excesso do Imperador nos leva a negligenciar o corpo e as relações sociais e um forte apego às regras. Um excesso de Imperatriz leva à vaidade, o consumo exagerado, valorização em demasia dos relacionamentos sociais superficiais em detrimento de outros mais significativos e um desprezo às regras, mesmo àquelas que lhe seriam benéficas.

O Louco encontrou o valor e o significado das regras e também suas limitações ele agora perdeu um pouco da espontaneidade, porém ganha mais estabilidade o que o permite seguir em frente. Se pensarmos eu Freud, o Louco aprendeu o “princípio da realidade”. Se ele aprendeu as lições anteriores, seguindo as regras, paradoxalmente, se tornou mais livre: agora pode pensar em seu futuro e dar forma a seus sonhos.
 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alvaro Domingues   
Alvaro Alípio Lopes Domingues é analista corporal certificado pelo O Corpo Explica, oraculista, astrólogo e criador do Tarot Simbólico de Alvaro Domingues © 2022.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa