A aceitação e o processo de crescimento interior



Autor Camilo de Lelis Mendonça Mota
Assunto PsicologiaAtualizado em 12/28/2011 10:48:50 AM
Aceitar a si mesmo é um dos pontos principais no processo de individuação do sujeito e me parece uma questão de base em qualquer processo terapêutico em desenvolvimento. Aceitar o outro, reconhecer a diversidade do mundo exterior e encará-la como realidade vivenciável, estar pronto para enfrentar a vida independentemente daquilo que ela, a vida, venha a nos oferecer, são questões que se desenvolvem a partir desta autoaceitação. O que, então, é aceitar? Segundo o dicionário, é "responder afirmativamente a alguma coisa". Esse dizer "sim" é um dos desafios que precisamos enfrentar no caminho do autoconhecimento. Quando iniciamos a busca por saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos, são muitos os obstáculos que aparecem no caminho. E somos nós mesmos que criamos estas pedras, barreiras e abismos, através de atitudes negativas que, na verdade, fazem parte dos mecanismos de defesa do ego.
O processo da aceitação envolve questões muito próximas de nós e que podem ser experenciadas no dia a dia de diversas formas. Cada pessoa pode (e deve) descobrir como age e reage diante das situações em que se vê envolvida. E é neste momento que ela diz para si mesma se aceita ou não o desafio de viver e ser positiva. Imaginemos uma situação. Você está diante de uma criança na hora do almoço. Ela se mostra cansada e não está com vontade de comer. Mas ela precisa se alimentar. O que você faz? Critica a criança? Reclama com ela? Vai falar com mais alguém na casa para ver o que fazer para a criança se alimentar? Vai deixar pra lá? Ou toma uma atitude positiva, aproximando-se do universo dela, pegando na colher e, através de um processo lúdico, brinca de "aviãozinho" e leva a comida até ela? O que aconteceu aí? Você olhou para si, aceitou a sua condição de ser um auxiliar para o movimento do outro, sentou junto do outro e fez parte da vida dele exercendo uma simples atitude de aceitação.
Carlos Castañeda, em "Viagem a Ixtlan", chama a atenção sobre assumirmos a responsabilidade sobre nossas decisões. Diz o personagem Don Juan: "Você está reclamando (...) Passou a vida toda reclamando porque não assume a responsabilidade de suas decisões. (...) Assumir a responsabilidade de nossas decisões significa que estamos prontos a morrer por elas".
A aceitação, portanto, é também um trabalho de assumir responsabilidade. Olhar para si mesmo, ver os seus limites, saber até onde pode se desenvolver naquele momento de sua vida. Saber esperar quando for a hora de esperar, e agir sem medo quando for o momento de agir. Aceitar-se é, ainda, saber que ninguém é perfeito e que o próprio Ego está em desenvolvimento e que precisa de cuidado para se realizar plenamente em harmonia com os impulsos interiores, com as verdades espirituais que vêm do próprio coração e com o mundo exterior que apresenta novos desafios a cada amanhecer.
Aceitar-se é o primeiro passo para reconhecer a necessidade de desenvolver em si a humildade. Olhar para a própria sombra e não temê-la, porque ela também faz parte de você. Ser positivo é ter coragem de acender a tocha e partir para dentro da própria caverna obscura onde nossas lutas interiores precisam de luz para iluminar o caminho do exército da consciência. E isso tudo se torna possível, ao longo do tempo, porque você decidiu ser positivo, decidiu afirmar para si mesmo que deseja se conhecer, se desenvolver material e espiritualmente, que está pronto para assumir a responsabilidade por sua própria existência.









Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |