Menu

A Psicologia Transpessoal Além Materialidade

Atualizado dia 20/02/2015 23:28:18 em Psicologia
por Maria Helena Neves de Albuquerque


Facebook   E-mail   Whatsapp

A alma humana com todas as suas miríades foi extremamente cultuada por alguns povos antigos. E neste contexto pelas coisas do sagrado, eu me reporto àquele período no qual o ser humano procurava entrosar a realidade sensorial às vivências anteriores. Haja vista, que nas civilizações mais antigas essas ocorrências inspiraram conotações de elementos teleológicos e ainda configurava em sua completude um sinalizador do por vir; inferências empíricas de uma onipresente realidade, mas que trazem um desejo que se faz sentir no início das culturas pré-históricas até os nossos dias.
Considerando estas perspectivas iluminadas, imagino até que a partir daí foi observado na história das sociedades antigas alguns relatos sobre as percepções extrassensoriais e que, por assim dizer, transcendem os modelos estabelecidos pelas teorias do conhecimento. Logo, de acordo com os estudiosos, aqueles humanos possuíam uma maneira peculiar de se relacionar com o mundo ao redor, enquanto concebendo a existência de serem anímicos que interagem com os seres humanos enquanto nesse planeta azul.
Por outro lado, foi observado também pelos pesquisadores dos temas sutis que esse animismo decorre de uma crença numa força espiritual permeando todas as expressões físicas da natureza. Considerando em sua essência que, a comunicação com essa transcendência era atribuída às pessoas sensitivas, as quais recebiam e interpretavam informações sobre o cotidiano de cada povo. Logo, essas pessoas eram denominadas de ’xamãs ou sacerdotes’. Isto porque somente os ‘xamãs’ têm a capacidade de comunicar-se com este mundo sutil através dos sonhos, das visões e dos transes, um sistema no qual existe a possibilita de explorar novos planos de existência.

Baseada nesse contexto pelas coisas do sobrenatural e, igualmente, entre as diversas maneiras para superar o estado normal da consciência e adentrar no reino misterioso do inconsciente, ficou entendido que os ditos Xamãs utilizam-se de longas sessões de tambores, danças, meditações e ioga para acessar os seus projetos curativos através da expansão da consciência junto aos seus seguidores. E, nesse estado alterado de consciência, somente os Xamãs têm essa capacidade de adentrar no reino do desconhecido. E nesse patamar evolutivo assim se expressa Hélio Silva Campos, um mestre e doutor em ciências físicas da UFBA - Universidade Federal da Bahia com formação Junguiana e que é de fato um exímio pesquisador dos fenômenos da física quântica: “Para esse povo, nada era acidental, tudo tinha um sentido, um significado. Isto porque, eles viam uma unidade na natureza e uma harmonia no Universo conectando todos os objetos e eventos oriundos do sobrenatural”.

Deste modo, ficou compreendido também que para ser um Xamã, precisa passar por várias experiências, cujo aprendizado está apoiado nos pilares de rituais sagrados e que, por assim dizer, são dirigidos por um ‘iluminado’ e que sem esse apoio expandido, um xamã jamais poderá exercitar as suas ‘sessões de cura’ dentro desse sistema universal, enquanto um ser pensante e parte integral do espaço-tempo e realidade mundo.

E a partir das reflexões sobre as atividades curativas dos Xamãs e dos seus aprendizados, em relação aos postulados básicos dessas ações curativas, eu me reporto também aos estudos iniciáticos da transcendência e que deram origem aos fundamentos da Psicologia Transpessoal -“A QUARTA FORÇA” e que se configurou de modo científico em meados da década de sessenta.
De fato, foi nesse patamar científico e dentro desse processo iluminado que se desencadeou o desenvolvimento e a aceitação dos “Pressupostos Básicos da Psicologia Humanista com Maslow, Rogers, alguns psicólogos e psiquiatras que na época passaram a discutir de modo científico os limites e características a que seria possível chegar o potencial da consciência humana, considerando, sobremaneira uma PSIQUE dada pela Psicanálise e pelo Behaviorismo, até então bastante simplificadas e reducionistas.
Logo, nesse serpentear científico carece refletir no aqui agora as atividades curativas do Xamanismo do passado e da contemporaneidade, pois para tanto foi observado que os seus adeptos são ‘treinados e exercitados como tal’ para receber as credenciais da cura, enquanto ‘iluminado’ e igualmente apto para promovê-la de modo expandido, sob a ótica dos rituais que regem o xamanismo no mundo e no Universo.
Do mesmo modo, nós diríamos ainda que, para exercitar a ‘Transpessoalidade’ enquanto curadores da alma humana entende-se que os acadêmicos que pleiteiam trabalhar com a Psicologia Transpessoal além Materialidade carece de uma formação de 2 anos, sob a chancela do MEC e de uma Faculdade de Medicina, pois fica entendido que para lidar com o “Espectro da Consciência” esses acadêmicos precisam estudar várias correntes do conhecimento humano e ainda ao longo desse tempo exercitar o seu aprendizado científico em núcleos dos estágios e ou em espaços credenciados para realizar os seus atendimentos de modo individual ou em grupos de autoajuda, considerando nessas travessias o fortalecimento de um ego fragilizado em completude e inteireza.
E assim se expressam Stanislav Grof, Abraham Maslow e tantos outros expoentes da PSICOLOGIA TRANSPESSOAL: “A Quarta Força”, em relação à negação dos aspectos da Transpessoalidade no mundo e no Universo: “os seres humanos ficariam doentes, se tornariam violentos e niilistas, enfim apáticos e vazios de esperanças “.
Em verdade, eu ainda desejo lembrar aos meus colegas e tantos outros que o terapeuta Transpessoal Roger Woolger criou há várias décadas “O SISTEMA TERAPIA REGRESSIVA INTEGRAL”; uma das ferramentas científicas ora aplicadas pelos terapeutas, tanto no Brasil como no Exterior, e em especial em alguns consultórios de São Salvador, principalmente por aqueles Pós-Graduados em Psicologia Transpessoal Além Materialidade pelo INCISA DE MINAS GERAIS e ou de tantos outros segmentos dessa especialidade e que ao meu modo de ver, são ferramentas de suma importância a serem aplicadas em alguns pacientes portadores de uma psique fragilizada em completude e inteireza.

E então, como uma eterna discípula de Woolger a partir de 2009/2010 –INCISA MINAS GERAIS eu relato que ainda tive a honra e a grata alegria de fazer parte dessa formação em Terapias Regressivas com ele e ainda ouvir através da sua voz científica essa afirmação: “o importante para o terapeuta não é a verdade literal de uma história e, sim, sua verdade psicológica”. Namastê.

NOTA: direitos reservados e protegidos: nenhuma parte desse texto poderá ser reproduzida por qualquer meio, sem a autorização prévia do autor ou editora por escrito. A infração está sujeita a punição, segundo a Lei 9.610/98.

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Helena Neves de Albuquerque   
Assistente Social Clínico UFC MS DF,CressBahia 2018. Pós-Graduada e Especializada em Terapias Holísticas e Transpessoais, "A Quarta Força em Psicologia" Ômega Incisa Imam 2009/2011 Pós-Graduada em Teoria da Psicologia Junguiana IJBA Escola Bahiana de Medicina 2015/2017.Formação ThetaHealingBrasil 2018 Casa de Yoga.Escritora Bienal Bahia,2011
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa