A Questão da Identidade Pessoal! Silvio Farranha Filho - psicanalista

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS

Assunto Psicologia
Atualizado em 3/31/2012 12:17:53 PM


Quem é você? o que deseja realmente?


Quem é você? O que você deseja exatamente?

Ao nascermos temos uma importante missão: saber quem realmente somos exatamente e o que desejamos na vida, de fato. Esta tarefa irá consumir toda a nossa existência.

A nossa cédula de identidade - o RG é o documento que nos reconhece como cidadão brasileiro, é a nossa identidade pessoal, a nossa afirmação e a nossa individualidade como brasileiro. Isto quer dizer que somos únicos no mundo enquanto brasileiros e somos únicos entre os brasileiros. Assim a nossa identidade pessoal está atrelada à nossa auto-afirmação e tudo aquilo em que nos auto-afirmamos está a nossa identificação. O cartão bancário nos afirma como correntista. Os clubes de futebol contratam jogadores que amam jogar futebol.

Vivemos cinco áreas da nossa vida ao mesmo tempo: a espiritual, a profissional, a financeira, a corporal e a afetiva. Em todas elas temos a necessidade de nos identificar, ou seja, reconhecer a nossa identidade espiritual, nossa identidade profissional, etc. Noutras palavras: dentro da área financeira, por exemplo, devemos saber quem somos e o que queremos em matéria de dinheiro. O mesmo se dá com todas as áreas.

Todas estas identidades são temporárias, só valem enquanto o contexto faz sentido para a nossa vida. Ex. a identidade profissional pode durar até a aposentadoria, a identidade de solteiro termina com o casamento. Elas são administradas por uma personalidade central, que é a nossa verdadeira identidade, mais conhecidas por Eu Interior. O Eu Interior controla todas as expressões dos demais Eus temporários.

O nosso Eu Interior dentro de um papel social, se expressa num eu temporário pertencente àquele papel. Exemplo. No papel social de filho, o Eu Interior se expressa como Eu-filho. Quando nos tornamos órfãos, perdemos este papel, pois o eu-filho volta a se integrar ao Eu Interior.

Os Eus temporários se expressam nos papéis sociais de filho, pai, mãe, professor, religioso, amigo, marido, mulher, irmão, funcionário, larápio, etc. e são conflitantes entre si. No exercício dos papéis sociais podemos perceber nossa expressão, nossa identificação, se "somos" ou se "estamos" aquele papel. Um exemplo disso é uma pessoa admitida na empresa no cargo e assistente. Ela "é" assistente ou ela "está" assistente? Claro que vai depender de como ela se afirma. Tempos depois ela é promovida a gerente. Qual era a identidade dela quando foi admitida? E quando foi promovida?

A tarefa é perceber onde está a identificação. Identificar-se com o papel é achar que se "é" o papel, quando na verdade sempre se "está" no papel, enquanto ele durar. Se não estivermos atentos a este detalhe correremos riscos de entrarmos em sérios conflitos emocionais.

Os conflitos emocionais começam no instante que reconhecemos que as coisas não saem do jeito que queremos. O conflito avisa que perdemos nossa identidade pessoal, ou nossas referências internas, naquela situação. No exemplo citado, a pessoa enquanto estava no cargo de gerente recebia muitos presentes. Quando deixou a gerência e se tornou assistente parou de recebe-los e passou a sofrer muito porisso. Isto acontece porque ela tem dificuldade em reconhecer que ela não "era" gerente, mas "estava" gerente, e os presentes eram dados ao cargo dela e não à pessoa dela.

A perda do papel social, ou da identidade atrelada a ele, leva a pessoa a sofrimentos terríveis. O emocional fica abalado, ela enlouquece, perde-se o chão, atrai a doença do pânico. Ainda no caso, a pessoa perdeu a gerência, apenas o cargo e não a identidade pessoal, mas como a identidade estava atrelada ao cargo, ela perdeu-se a si mesma!

Desidentificar-se do papel é reconhecer que não se é o papel, mas se "está" nele temporariamente para aprendizado de saber quem somos. Podemos perceber nossa identidade pessoal de várias formas: a-quando ouvimos as pessoas que nos conhecem afirmando que "somos" bons nisso/naquilo, b-através do nosso hobby, c-pelas nossas escolhas, d-nas reflexões, qual é então a minha verdadeira identidade? Uma vez desligados dos eus provisórios, quem de fato sou eu?

Quando perdemos a nossa identidade pessoal, nos conflitos, ficamos vazios, sem conexões, à deriva, medo terrível de tudo, de todos. Procuramos, então, por algo que nos dê razão, sentido de vida. Assim que encontramos esse "algo", que é na verdade o contato com o nosso Eu mais profundo, vislumbramos a nossa verdade interna, como resultado resgatamos a nossa verdadeira identidade e podemos expressa-la naquele papel social adoecido fazendo escolhas melhores, mais saudáveis, enquanto no exercício do papel. É assim que resgatamos a nossa identidade pessoal.

É muito importante diante dos conflitos ou em meio ao caos, uma parada para refletir: Quem eu sou verdadeiramente? O que me dá a plenitude de eu ser eu mesmo? O que as pessoas que me conhecem dizem quem eu sou? Em que momento eu digo com orgulho, este sou eu? O que eu quero exatamente nesta questão?

Não precisamos ficar preocupados por não encontrarmos estas respostas dentro de nós, de prontidão. Como no mito do Santo Graal não é a resposta pronta que cura o rei, mas a busca pela resposta. Assim, nossa busca incessante de saber quem somos e o que queremos honestamente, dentro dos conflitos, aos poucos, vai resgatando a nossa identidade pessoal, vamos de pouco a pouco nos curando emocionalmente. 




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home