Menu
Somos Todos UM - Home

A Roda da Vida - ÁREA FAMILIAR

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Roberto Vieira de Carvalho

Assunto Psicologia
Atualizado em 10/10/2008 08:50:44


Gostaria de relembrar que, para leitura de cada artigo, o ideal é ler desde o primeiro, se não, para dar sentido e lógica em cada um deles, sempre devemos ter em mente a roda de uma carruagem e que a área entre cada raio, corresponde uma das “SETES ÁREAS DA VIDA”
Área Familiar> Existe um ditado que diz: A família é tão necessária e importante na vida do ser humano, que o próprio Deus quis ter uma. A Sagrada Família. Cada membro de uma família tem sua roda da vida.
Uma Idéia Melhor.
A ilustração figurativa é um caminho utilizado, que gosto de aplicar para que eu possa fazer me entender. Jesus Cristo falou muito com seus apóstolos e seguidores por parábolas, eu gosto de estória, lendas e às vezes história mesmo, com “H”. Em uma pequena cidade, determinada cena causava espanto e admiração e ao mesmo tempo, talvez porque o protagonista da “fábula” fosse um senhor bem idoso. Ele costumava passar o dia inteiro plantando árvores. Certo dia, algumas pessoas que passavam por ali pararam, admiradas, observando aquele ancião a plantar muda ao longo da rua. Lisonjeado com o interesse, o velho parou seu trabalho e explicou:
- Meus filhos andam sempre insistindo comigo para mandar fazer uma sepultura.
- Mas eu tenho uma idéia melhor.
- Obtive licença para plantar árvores nas ruas ainda não arborizadas, e é assim que estou gastando o dinheiro que poderia ser empregado num mausoléu.
- Já estou com 80 anos, e nunca vi ninguém procurar a sombra de uma sepultura para descansar, nem é num cemitério que a criançada vai brincar.
- Daqui a 20 anos, meu nome estará completamente esquecido. Mas meus netos e outras tantas crianças estarão aqui para admirar e usufruir destas árvores.
- Ademais, quem passar por estas calçadas, nos dias de calor, há de achar agradável a sombra delas.
Impressionante a lucidez daquele homem que já vivera quase um século. Sua capacidade de discernimento era maior que a dos filhos que, certamente, não queriam se incomodar com a construção de um túmulo para o velho pai, quando este fechasse os olhos para o mundo dos chamados vivos. Utilizando-se dos próprios recursos, financeiros e de forças físicas, tratou de produzir coisas úteis, ao invés de construir o próprio túmulo e esperar a morte chegar.
Por certo deixara aos mortos, como recomendara Jesus, o cuidado de “enterrar seus próprios mortos”.
Deixara para os filhos a lição dos verdadeiros valores da vida, o cuidado de enterrarem aquele que pensava que estivesse morto e esquecera de deitar; mas que em realidade estava mais do que vivo. O personagem dessa lenda, certamente já foi enterrado há muito tempo, considerando-se que o fato foi descrito há mais de 40 anos. Mas o seu espírito imortal e lúcido, talvez esteja, neste mesmo instante, revestido de um novo corpo infantil, por leis da própria natureza, que ainda desconhecemos, mas  brincando de cabra-cega entre as árvores plantadas por ele mesmo há anos atrás. Considerando-se sob esse aspecto, entenderemos por que é que: quem faz o bem ao pensar no próximo com carinho, acaba beneficiando-se a si mesmo. Devemos ser cautelosos com o que dizemos, pois as palavras são como uma fecha: “depois de lançada não tem como retornar”. Esse é o efeito bumerangue, ou lei de causa e efeito, ou, ainda, o "a cada um segundo suas obras", ensinado por Cristo.
Quem planta flores, planta beleza e perfumes para alguns dias. Quem planta árvores, planta sombra e frutos por anos, talvez séculos. Mas quem planta idéias verdadeiras, planta para a eternidade. Plantar uma árvore e escrever um livro e nesse impregnado uma idéia que em tese deverá tornar-se realidade no consciente coletivo é ter um privilégio e a consciência da contribuição que se pode dar para aqueles que nos seguem encontrar um mundo melhor de se viver.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Roberto Vieira de Carvalho   
Formado em Economia em 1.971. Com pós em Adm. de PME pela UFBa/SEBRAE. MBA-Administração Financeira/1994 pelo IBMEC. Exerci a cátedra pela UCG-Universidade Católica de Goiás, no Dep. de Economia. Hoje sou do Conselho de Administração da Exata Papelaria. Aqui, me rendo a uma filosofia de que sou "um grande empresário de uma pequena organização."
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa