A Vida entre Altos e Baixos
Atualizado dia 11/01/2019 15:37:25 em Psicologiapor Flávia Fuzeti Fagali
Mas por que sempre tinham uma nova recaída?
O Transtorno Bipolar Tipo I tem um quadro já bastante conhecido em que a pessoa tem oscilações de humor, alternando períodos de depressão profunda com outros de euforia. No entanto, há outro tipo de Transtorno Bipolar, menos conhecido, em que a pessoa alterna estado depressivo com um estado conhecido como Hipomania (que se apresentam níveis elevados de energia e impulsividade, não tão intensos como os da mania), trata-se do Transtorno Bipolar Tipo II.
Hoje cerca de 2% da população mundial apresenta algum tipo de transtorno bipolar.
No Brasil, são mais de 2 milhões de casos registrados por ano. As causas ainda não são completamente conhecidas, mas sabe-se que existem fatores genéticos que apontam para alterações nos receptores e neurotransmissores cerebrais.
O transtorno bipolar é uma doença crônica de difícil convívio, tanto para o paciente, como para sua família, mas o quadro pode apresentar melhora, desde que o paciente seja submetido a um tratamento apropriado, o que requer um diagnóstico preciso quanto ao tipo de transtorno manifestado.
Se você sofre de depressão profunda, com frequentes pensamentos relacionados à morte e suicídio, e mesmo fazendo tratamento, já apresentou diversas vezes recaídas. Este pode ser seu caso.
Pacientes com Transtorno Bipolar tipo II, com frequência apresentam tentativas de suicídio. E nos momentos em que apresentam melhora no quadro depressivo, alguns tipos de comportamento podem ajudar a identificar o diagnostico como:
- Falta de concentração;
-
Redução da necessidade de sono.
- Compulsão alimentar
- Gastos excessivos;
- Aumento de energia;
- Pensamentos acelerados que se atropelam;
- Fala em excesso;
- Autoestima muito alta (ilusão sobre si mesmo ou habilidades);
- Grande agitação ou irritação.
No próximo texto, falarei um pouco mais sobre transtorno bipolar! Aguarde!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Psicologa Junguiana/ Psicossomática de adolescentes, adultos e casais. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré, além de teleatendimentos, Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |