Abra seus olhos!
Atualizado dia 9/22/2022 2:05:04 AM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Olá. Estamos vivos. E exatamente por isso temos nossas vidas recheadas de todas as possibilidades que existem neste mundo.
Há alegrias, amores, momentos de felicidades, descontrações e bem-estar.
Mas, e sempre existe um “mas”, temos também tristezas, dores, decepções, frustrações, amarguras, magoas, ressentimentos e a lista pode se tornar interminável.
E é neste terceiro parágrafo que a maioria das pessoas se fixam. No que vem depois do “mas”.
A vida torna-se um fardo. Tudo fica denso, pesado. E viver passou a ser exaustivo, para muitos, considerado um castigo divino. (divino minúsculo, pois não tem vínculo com o Ser Supremo).
Perguntado como está sendo sua vida, grande parte das respostas se encontram no “pós mas”.
Perguntado o que é viver também traz respostas que não expressam a amplitude de nossas existências.
E percebo pessoas em busca da fuga do que incomoda e, quanto mais se foge, mais são perseguidas pelo objeto ou motivo de tormento.
A fuga corriqueira está no não querer olhar para esses tormentos, aparentes causas dos infortúnios. Eles persistem e crescem com o passar dos tempos.
A fuga corriqueira está no não querer olhar para esses tormentos, aparentes causas dos infortúnios. Eles persistem e crescem com o passar dos tempos.
Não feche seus olhos, pois tudo fica escuro! E no escuro pouco ou nada se enxerga. No “pouco” há distorções e o simples fica complexo, as formas se tornam monstrengas, assustadoras. No “nada” fica o terror!
Quando decidimos olhar para o que está para nós, vemos o que não gostamos, mas também as possibilidades, vemos caminhos, soluções!
Muitos acham que estão olhando, porém, apenas estão buscando formas de driblar suas realidades. Não de buscar soluções. E neste caso, passam de uma dificuldade para outras, somando assim os transtornos causados pelo não resolvido, pelo mal resolvido!
Olhem suas vidas. Mapeiam a situação do momento. Compare-as com o passado e olhem para o futuro. Do passado corrigimos erros e firmamos acertos, estabelecemos as necessidades nesse momento para a nova direção estabelecida para o futuro.
Sim, pois estou supondo que todos estamos estabelecendo viver efetivamente melhor. Enfrentar obstáculos e conquistar avanços, pois viver é lidar dia a dia com o que aparece, seja agradável ou não, mas olhando de frente.
Quando se age assim, já se conscientizou de que viver é apenas estar de corpo e alma no presente, sem fugas, sem devaneios.
Como dizia Nelson Rodrigues, é aceitar “a vida como ela é”! Só assim cada um poderá fazer o que acha de deve fazer pela sua própria.
Abraços!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 40
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |