Ação e Reação!
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Cássia Marina Moreira
Assunto PsicologiaAtualizado em 7/19/2009 4:11:36 PM
Nossa! Gostei muito de um e-mail em ‘pps sobre o princípio dos 90% e dos 10%, que pensei em escrever pelo menos um pouco sobre ele.
Conta como uma explosão de raiva por uma simples xícara de café derramada na camisa do pai à mesa do café da manhã, pela filha de poucos anos. Este fato consegue desencadear uma sucessão de raivas entre pessoas que se conheciam e que nunca se viram antes; na rua, no trabalho, no transito, na escola. Durante o dia todo até a volta para casa à noite, esta família ainda estava em estado de tensão desmedida.
Isto é o próprio efeito domino, e nos mostra no final, ou melhor, já no princípio que tudo começa e termina em nós. Parece tão básico, mas nem por isso nos damos conta e então não quebramos o encanto, não paramos o giro da roda, antes de desencadear uma extensa fila de problemas.
O e-mail propõe algo tão antigo quanto à própria roda, parar para pensar antes de reagir a alguma coisa. Pois sempre que houver uma reação sem analise terá uma maior probabilidade de desencadear outras ações impensadas por parte dos demais.
Contar até dez! Se não der , por favor - conte até mil! Quem já não ouviu ou deu este conselho pela vida afora? Pelo menos uma vez, todos já escutamos de alguém que se tivesse pensado um pouco mais, não teria feito ou falado alguma coisa.
Este exercício tem que entrar do rol das coisinhas a praticar constantemente, para que deixemos de lado o automatismo do bateu / levou. Quase que um reflexo! Que está na moda, desde que o mundo é mundo na nossa cultura, onde tudo me ofende, humilha, prejudica ou me faz mal, se não vier de encontro àquilo que penso, sinto e quero que simplesmente seja como eu quero!
Vivemos estressados, em estado de alerta para responder as coisas do dia a dia. Parecemos estar com nervos à flor da pele, daí as reações sem reflexão alguma. Será que todo mundo sempre quer realmente nos prejudicar? Ou aquela pessoa estava apenas distraída quando a fila andou? Será que o motorista do carro de trás estava mesmo nervoso e agressivo ou simplesmente buzinou avisando que o sinal abriu?
Esta auto-referência nos dá a impressão que o mundo gira em torno do nosso dourado umbigo, e que os demais não têm ou não podem ter seus próprios estados de irritação. Só eu posso arrancar meus cabelos de raiva..!
Paciência, dizem as boas falas por aí, ser uma virtude divina, quiçá por isso seja tão difícil para nós humanos praticá-la, não parece natural ser paciente. Talvez por ser a paciência a ciência da paz! E toda ciência exige mais que atos reflexos, precisa que façamos uso da razão, ‘coisa que veio bem depois dos instintos e atos impulsivos em nós humanos. E quando estamos sob tensão e estresse, esquecemos de colocar nossa maquina pensante em movimento. Apenas saímos por aí aos berros, causando todo o tipo de problemas; esta é a primeira pedra do domino que cai. Pronto, está feito! - começa a batalha! E por onde passarmos durante este dia, iremos com certeza provocar reações iguais de raiva e desentendimentos; é até possível que no decorrer do período derramemos mais xícaras de café, em nós ou nos outros, por não conseguirmos quebrar a cadeia gerada por algo que aconteceu de manhãzinha.
Stephen Covey no e-mail mostra que só dez por cento do nos acontece foge do nosso controle, o avião que atrasa; uma xícara de café que cai, o sinal que não abre rapidamente, e por aí afora. Porém os outros noventa por cento, será sempre determinado pela reação que teremos a partir deste fato que ocorreu. Ou seja, como vamos encarar coisas como essas que podem acontecer conosco, não só no café da manhã, mas a qualquer momento.
No Sistema das Essências Dágua podemos encontrar varias possibilidades para ajudar no trabalho que dá ‘ter paciência, Tartarugas de Galápagos, uma amiga intima da paciência e da calma, equilibrará nossa pressa desmedida nas respostas automáticas. Iguanas Marinhos nos colocará ao lado dos outros numa troca mais afinada de entendimento e boa vontade, que viver em grupo requer. Já a Arraia Zen, grande amiga da paz e da quietude, poderá nos mostrar que às vezes a inação pode causar melhor efeito que qualquer ação ou reação em alguns momentos da vida.
Visite o site www.essenciasdagua.com e acrescente mais uma ou duas essências que sinta precisar neste momento em que as suas ações e reações estão fugindo do controle.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |